O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adaiane Oliveira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88782
Resumo: Objetiva estudar a comunicação das bibliotecas universitárias da UFRGS com suas comunidades usuárias por intermédio do Facebook, assim como as interações ocorridas nesta rede social virtual, a partir dos conteúdos publicados por estas unidades de informação. Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Universitárias, Web 2.0, Biblioteca 2.0, Redes Sociais, Facebook e Facebook nas Bibliotecas Universitárias. Apresenta uma pesquisa descritiva e exploratória, com um universo de oito bibliotecas da UFRGS que aderiram ao uso do Facebook. Usa como procedimento técnico a pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados quantitativos são levantados por meio de formulário, através de observações sistemáticas; os qualitativos por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas junto aos responsáveis pela manutenção do Facebook. Utiliza a estatística para análise dos dados quantitativos e o método análise de conteúdo para os dados coletados nas entrevistas. Mostra que menos da metade das bibliotecas universitárias da UFRGS possui Facebook, sendo que o perfil é a forma de presença mais incidente. Exibe os tipos de informação divulgados pelas bibliotecas e as interações ocorridas nestes. Averigua como foram criadas as contas do Facebook pelas bibliotecas, assim como a forma que estas as mantêm quanto aos conteúdos publicados. Conclui que a maioria das bibliotecas da UFRGS que possui Facebook, apesar de não ter realizado um planejamento para a implantação da conta, comunica informações que possam ser interessantes e úteis à sua comunidade usuária e recebe um retorno por meio das interações, embora, às vezes, pequeno. Recomenda para as bibliotecas alguns cuidados no momento da criação de uma conta no Facebook, assim como na manutenção desta quanto aos conteúdos publicados, de forma que tenham uma boa comunicação com suas comunidades usuárias, além de receberem um retorno positivo destas, com mais interações.
id UFRGS-2_639b830334741b1e91c22a98cd3cb6bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88782
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Adaiane Oliveira daRozados, Helen Beatriz FrotaMachado, Geraldo Ribas2014-03-21T01:49:17Z2013http://hdl.handle.net/10183/88782000913513Objetiva estudar a comunicação das bibliotecas universitárias da UFRGS com suas comunidades usuárias por intermédio do Facebook, assim como as interações ocorridas nesta rede social virtual, a partir dos conteúdos publicados por estas unidades de informação. Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Universitárias, Web 2.0, Biblioteca 2.0, Redes Sociais, Facebook e Facebook nas Bibliotecas Universitárias. Apresenta uma pesquisa descritiva e exploratória, com um universo de oito bibliotecas da UFRGS que aderiram ao uso do Facebook. Usa como procedimento técnico a pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados quantitativos são levantados por meio de formulário, através de observações sistemáticas; os qualitativos por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas junto aos responsáveis pela manutenção do Facebook. Utiliza a estatística para análise dos dados quantitativos e o método análise de conteúdo para os dados coletados nas entrevistas. Mostra que menos da metade das bibliotecas universitárias da UFRGS possui Facebook, sendo que o perfil é a forma de presença mais incidente. Exibe os tipos de informação divulgados pelas bibliotecas e as interações ocorridas nestes. Averigua como foram criadas as contas do Facebook pelas bibliotecas, assim como a forma que estas as mantêm quanto aos conteúdos publicados. Conclui que a maioria das bibliotecas da UFRGS que possui Facebook, apesar de não ter realizado um planejamento para a implantação da conta, comunica informações que possam ser interessantes e úteis à sua comunidade usuária e recebe um retorno por meio das interações, embora, às vezes, pequeno. Recomenda para as bibliotecas alguns cuidados no momento da criação de uma conta no Facebook, assim como na manutenção desta quanto aos conteúdos publicados, de forma que tenham uma boa comunicação com suas comunidades usuárias, além de receberem um retorno positivo destas, com mais interações.It aims to study the communication of university libraries from UFRGS with their user communities through Facebook as well as the interactions occurring in this virtual social network, starting from published contents by these information units. It contextualizes, theoretically, University Libraries, Web 2.0, Library 2.0, Social Networking, Facebook and Facebook in Academic Libraries. It presents a descriptive and exploratory search which indicates eight libraries from UFRGS that have adhered the Facebook's use. It uses the field research as technical procedure with a quantitative and qualitative approach. The quantitative data are raised through forms from systematic observations and the qualitative data are collected by structured interviews that are applied together to those responsible for Facebook's maintenance. It utilizes statistics to analyze the quantitative data and the method of content analysis to collected data on the interviews. It displays that less than half university libraries from UFRGS have Facebook, even profiles have been the most frequent form of presence. It shows the types of information disclosed by libraries and the occurring interactions in these. It ascertains how were the Facebook accounts created by libraries as verifies the way that those maintain the published contents. It concludes that most of UFRGS libraries that has Facebook, despite not having made a planning for the implementation of the account, communicate informations that may be interesting and useful to its user community and receive feedback through interactions, though, sometimes small. It recommends to the libraries some cares to create an account on Facebook, as well in the maintenance of the published contents, so that the libraries have good communication with their user communities, besides a good return with more interations.application/pdfporFacebook (Site)Biblioteca universitáriaAcademic librariesVirtual social networkFacebookVirtual communicationO Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913513.pdf000913513.pdfTexto completoapplication/pdf2241273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88782/1/000913513.pdf9bd803ce3780ede9b6dcdaadc5b6fc26MD51TEXT000913513.pdf.txt000913513.pdf.txtExtracted Texttext/plain169102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88782/2/000913513.pdf.txtf1efbd9c7db2c565aa28f0772a1ae3d3MD52THUMBNAIL000913513.pdf.jpg000913513.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88782/3/000913513.pdf.jpg5df159f29b1a525abd420ddfeaf22891MD5310183/887822018-10-18 08:30:32.961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:30:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
title O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
spellingShingle O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
Silva, Adaiane Oliveira da
Facebook (Site)
Biblioteca universitária
Academic libraries
Virtual social network
Facebook
Virtual communication
title_short O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
title_full O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
title_fullStr O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
title_full_unstemmed O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
title_sort O Facebook como canal de comunicação e interação nas bibliotecas universitárias : o caso da UFRGS
author Silva, Adaiane Oliveira da
author_facet Silva, Adaiane Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adaiane Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Machado, Geraldo Ribas
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
Machado, Geraldo Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook (Site)
Biblioteca universitária
topic Facebook (Site)
Biblioteca universitária
Academic libraries
Virtual social network
Facebook
Virtual communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic libraries
Virtual social network
Facebook
Virtual communication
description Objetiva estudar a comunicação das bibliotecas universitárias da UFRGS com suas comunidades usuárias por intermédio do Facebook, assim como as interações ocorridas nesta rede social virtual, a partir dos conteúdos publicados por estas unidades de informação. Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Universitárias, Web 2.0, Biblioteca 2.0, Redes Sociais, Facebook e Facebook nas Bibliotecas Universitárias. Apresenta uma pesquisa descritiva e exploratória, com um universo de oito bibliotecas da UFRGS que aderiram ao uso do Facebook. Usa como procedimento técnico a pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados quantitativos são levantados por meio de formulário, através de observações sistemáticas; os qualitativos por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas junto aos responsáveis pela manutenção do Facebook. Utiliza a estatística para análise dos dados quantitativos e o método análise de conteúdo para os dados coletados nas entrevistas. Mostra que menos da metade das bibliotecas universitárias da UFRGS possui Facebook, sendo que o perfil é a forma de presença mais incidente. Exibe os tipos de informação divulgados pelas bibliotecas e as interações ocorridas nestes. Averigua como foram criadas as contas do Facebook pelas bibliotecas, assim como a forma que estas as mantêm quanto aos conteúdos publicados. Conclui que a maioria das bibliotecas da UFRGS que possui Facebook, apesar de não ter realizado um planejamento para a implantação da conta, comunica informações que possam ser interessantes e úteis à sua comunidade usuária e recebe um retorno por meio das interações, embora, às vezes, pequeno. Recomenda para as bibliotecas alguns cuidados no momento da criação de uma conta no Facebook, assim como na manutenção desta quanto aos conteúdos publicados, de forma que tenham uma boa comunicação com suas comunidades usuárias, além de receberem um retorno positivo destas, com mais interações.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-21T01:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88782
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913513
url http://hdl.handle.net/10183/88782
identifier_str_mv 000913513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88782/1/000913513.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88782/2/000913513.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88782/3/000913513.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bd803ce3780ede9b6dcdaadc5b6fc26
f1efbd9c7db2c565aa28f0772a1ae3d3
5df159f29b1a525abd420ddfeaf22891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461967425536