Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Nathalia de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230831
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo identificar quais são as contribuições do Grupo do Facebook Elas Programam para o crescimento da carreira das mulheres na Tecnologia da Informação. Para tanto, o referencial teórico se vale de discussões sobre gênero, carreira e comunidades virtuais. Com base na divisão sexual do trabalho (Hirata e Kergoat, 2007), a invisibilidade do trabalho feminino é discutida. O conceito de carreira (Sullivan e Baruch, 2015) é apresentado e inicia o debate sobre carreira feminina, trazendo teorias como o Labirinto de Cristal (Eagly e Carli, 2007) para explicar a trajetória da mulher nos campos STEM e, mais especificamente, na área da tecnologia. Por fim, articula-se uma definição de comunidades virtuais a partir do conceito inicial proposto por Rheingold (1994). A investigação empírica seguiu princípios netnográficos, com a observação e coleta de três meses de postagens no grupo e posterior construção de nove categorias de análise indutiva. São elas: Auxílio Técnico, Carreira, Cursos, Depoimentos, Dinâmicas Conversacionais, Divulgação, Gênero, Mentoria e Vagas e Oportunidades. De forma geral, conclui-se que o suporte social e o acesso à informação são os principais benefícios que levam as mulheres a entrar no grupo, resultando em acesso a oportunidades de trabalho, orientação para transição de carreira e aprendizado técnico. A insegurança e a autoestima são apontadas como os principais desafios no mercado de trabalho, demonstrando como o gênero atravessa a definição da capacidade intelectual no ramo da tecnologia. Nesse sentido, os laços estabelecidos dentro da comunidade contribuem para que as mulheres consigam enfrentar seus desafios, especialmente no que tange à confiança na própria capacidade profissional, navegando o labirinto de escolhas que constitui a carreira feminina. Dentro dos três meses de postagens mapeadas, identificou-se pouca diversidade nas discussões, que focam na realidade da mulher branca e cisgênero.
id URGS_481bf2e0d326bd987d24f951bc6c2ceb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230831
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nunes, Nathalia de OliveiraPrimo, Alessandra Teixeira2021-10-16T04:38:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/230831001132534Essa dissertação tem como objetivo identificar quais são as contribuições do Grupo do Facebook Elas Programam para o crescimento da carreira das mulheres na Tecnologia da Informação. Para tanto, o referencial teórico se vale de discussões sobre gênero, carreira e comunidades virtuais. Com base na divisão sexual do trabalho (Hirata e Kergoat, 2007), a invisibilidade do trabalho feminino é discutida. O conceito de carreira (Sullivan e Baruch, 2015) é apresentado e inicia o debate sobre carreira feminina, trazendo teorias como o Labirinto de Cristal (Eagly e Carli, 2007) para explicar a trajetória da mulher nos campos STEM e, mais especificamente, na área da tecnologia. Por fim, articula-se uma definição de comunidades virtuais a partir do conceito inicial proposto por Rheingold (1994). A investigação empírica seguiu princípios netnográficos, com a observação e coleta de três meses de postagens no grupo e posterior construção de nove categorias de análise indutiva. São elas: Auxílio Técnico, Carreira, Cursos, Depoimentos, Dinâmicas Conversacionais, Divulgação, Gênero, Mentoria e Vagas e Oportunidades. De forma geral, conclui-se que o suporte social e o acesso à informação são os principais benefícios que levam as mulheres a entrar no grupo, resultando em acesso a oportunidades de trabalho, orientação para transição de carreira e aprendizado técnico. A insegurança e a autoestima são apontadas como os principais desafios no mercado de trabalho, demonstrando como o gênero atravessa a definição da capacidade intelectual no ramo da tecnologia. Nesse sentido, os laços estabelecidos dentro da comunidade contribuem para que as mulheres consigam enfrentar seus desafios, especialmente no que tange à confiança na própria capacidade profissional, navegando o labirinto de escolhas que constitui a carreira feminina. Dentro dos três meses de postagens mapeadas, identificou-se pouca diversidade nas discussões, que focam na realidade da mulher branca e cisgênero.This study intends to identify what are the contributions of the Facebook Group named “Elas Programam” to female career development in Information Technology. To do so, the theoretical background brings discussions about gender, career, and virtual communities. Based on the sexual division of labor (Hirata and Kergoat, 2007) the invisibility of women’s work is discussed. The concept of career (Sullivan and Baruch, 2015) is presented to initiate the debate about women’s careers, bringing theories such as the Crystal Labyrinth (Eagly and Carli, 2007) to explain women’s path through the STEM fields and, more specifically, in technology. Finally, a definition of virtual communities is articulated through the initial concept presented by Rheingold (1994). The empirical investigation followed netnographic principles, observing and collecting three months of posts in the group, building nine categories of inductive analysis. These are the categories: Technical Support, Career, Courses, Testimonials, Conversational Dynamics, Announcements, Gender, Mentorship and Jobs and Opportunities. Overall, the conclusion is that social support and access to information are the main benefits that bring women to the group, resulting in access to job opportunities, orientation for career changes, and technical learning. Insecurity and low self-esteem are deemed as the main challenges in the industry, demonstrating how gender crosses the intellectual capacity definition in the technology field. In that regard, the ties established within the community contribute to help women face their challenges, especially as it relates to trusting their own professional capacity, navigating through the labyrinth of choices that constitutes women’s careers. Within the three months of posts analyzed, there was a lack of diversity in the conversations, that usually focus on the reality of the white cisgender women.application/pdfporEstudos de gêneroFacebook (Site)Comunidade virtualGenderCareerVirtual communitiesFacebook groupsSTEMEntrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132534.pdf.txt001132534.pdf.txtExtracted Texttext/plain462105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230831/2/001132534.pdf.txt467071209f66f389f14026c408f9d56aMD52ORIGINAL001132534.pdfTexto completoapplication/pdf1364632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230831/1/001132534.pdf832b73c07943d6025613855d621dbe91MD5110183/2308312024-04-14 06:45:39.423086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-14T09:45:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
title Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
spellingShingle Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
Nunes, Nathalia de Oliveira
Estudos de gênero
Facebook (Site)
Comunidade virtual
Gender
Career
Virtual communities
Facebook groups
STEM
title_short Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
title_full Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
title_fullStr Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
title_full_unstemmed Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
title_sort Entrelaçamentos entre gênero, carreira e comunidades virtuais no grupo “Elas programam” do Facebook
author Nunes, Nathalia de Oliveira
author_facet Nunes, Nathalia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Nathalia de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de gênero
Facebook (Site)
Comunidade virtual
topic Estudos de gênero
Facebook (Site)
Comunidade virtual
Gender
Career
Virtual communities
Facebook groups
STEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Career
Virtual communities
Facebook groups
STEM
description Essa dissertação tem como objetivo identificar quais são as contribuições do Grupo do Facebook Elas Programam para o crescimento da carreira das mulheres na Tecnologia da Informação. Para tanto, o referencial teórico se vale de discussões sobre gênero, carreira e comunidades virtuais. Com base na divisão sexual do trabalho (Hirata e Kergoat, 2007), a invisibilidade do trabalho feminino é discutida. O conceito de carreira (Sullivan e Baruch, 2015) é apresentado e inicia o debate sobre carreira feminina, trazendo teorias como o Labirinto de Cristal (Eagly e Carli, 2007) para explicar a trajetória da mulher nos campos STEM e, mais especificamente, na área da tecnologia. Por fim, articula-se uma definição de comunidades virtuais a partir do conceito inicial proposto por Rheingold (1994). A investigação empírica seguiu princípios netnográficos, com a observação e coleta de três meses de postagens no grupo e posterior construção de nove categorias de análise indutiva. São elas: Auxílio Técnico, Carreira, Cursos, Depoimentos, Dinâmicas Conversacionais, Divulgação, Gênero, Mentoria e Vagas e Oportunidades. De forma geral, conclui-se que o suporte social e o acesso à informação são os principais benefícios que levam as mulheres a entrar no grupo, resultando em acesso a oportunidades de trabalho, orientação para transição de carreira e aprendizado técnico. A insegurança e a autoestima são apontadas como os principais desafios no mercado de trabalho, demonstrando como o gênero atravessa a definição da capacidade intelectual no ramo da tecnologia. Nesse sentido, os laços estabelecidos dentro da comunidade contribuem para que as mulheres consigam enfrentar seus desafios, especialmente no que tange à confiança na própria capacidade profissional, navegando o labirinto de escolhas que constitui a carreira feminina. Dentro dos três meses de postagens mapeadas, identificou-se pouca diversidade nas discussões, que focam na realidade da mulher branca e cisgênero.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-16T04:38:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230831
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132534
url http://hdl.handle.net/10183/230831
identifier_str_mv 001132534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230831/2/001132534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230831/1/001132534.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 467071209f66f389f14026c408f9d56a
832b73c07943d6025613855d621dbe91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085566800199680