Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Michelle Roxo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184610
Resumo: A fragmentação dos níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) deu origem à um dos principais problemas do SUS, o longo tempo de espera para o usuário ter acesso a consultas especializadas. A Estomatologia, especialidade da Odontologia que estuda e trata as doenças que se manifestam na boca, tem no câncer bucal uma de suas principais preocupações. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de mortalidade para esta doença, o que pode ser explicado, em parte, pelo grande número de casos diagnósticados tardiamente. O telediagnóstico tem se mostrado como alternativa promissora para as situações em que o atendimento especializado não esteja disponível. Em razão disso, foi criado o EstomatoNet, um projeto de pesquisa do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS) que disponibiliza telediagnóstico para lesões bucais e atua por meio de uma plataforma disponível na internet. Um dos principais atributos de uma plataforma online é a usabilidade, termo que caracteriza a qualidade da interação dos usuários com uma determinada interface. O objetivo desse estudo foi avaliar a usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à atenção primária no diagnóstico e manejo em Estomatologia, identificar as expectativas dos usuários do serviço, descrever dificuldades enfrentadas na interação com o sistema e identificar problemas no sistema durante o seu uso O estudo contou com 16 participantes, sendo 8 Dentistas da APS que já utilizavam a Plataforma e 8 Residentes que nunca haviam tido contado. Os participantes foram observados realizando uma solicitação de telediagnóstico simulada e foram orientados a “pensar alto”. Além disso, foram submetidos ao System Usability Scale (SyUS), questionário que avalia usabilidade. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que os Residentes levaram mais tempo para fazer a solicitação do que os Dentistas, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa (teste t de Student, p=0,06). Foram identificados e relacionados problemas referentes a cada etapa de preenchimento da Plataforma EstomatoNet. Em relação ao SyUS, o escore médio para os Dentistas foi de 84,68 (absolutamente satisfatória) e para os Residentes 82,19 (satisfatória). Conclui-se que a Plataforma EstomatoNet apresenta usabilidade satisfatória, atendendo às necessidades dos usuários. Além disso, a identificação de problemas pontuais no preenchimento de algumas informações justifica a realização de mudanças com vistas ao aprimoramento da ferramenta.
id UFRGS-2_63b57c590d88acf421b6464ff232db85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Michelle RoxoCarrard, Vinícius Coelho2018-11-14T02:41:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/184610001016238A fragmentação dos níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) deu origem à um dos principais problemas do SUS, o longo tempo de espera para o usuário ter acesso a consultas especializadas. A Estomatologia, especialidade da Odontologia que estuda e trata as doenças que se manifestam na boca, tem no câncer bucal uma de suas principais preocupações. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de mortalidade para esta doença, o que pode ser explicado, em parte, pelo grande número de casos diagnósticados tardiamente. O telediagnóstico tem se mostrado como alternativa promissora para as situações em que o atendimento especializado não esteja disponível. Em razão disso, foi criado o EstomatoNet, um projeto de pesquisa do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS) que disponibiliza telediagnóstico para lesões bucais e atua por meio de uma plataforma disponível na internet. Um dos principais atributos de uma plataforma online é a usabilidade, termo que caracteriza a qualidade da interação dos usuários com uma determinada interface. O objetivo desse estudo foi avaliar a usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à atenção primária no diagnóstico e manejo em Estomatologia, identificar as expectativas dos usuários do serviço, descrever dificuldades enfrentadas na interação com o sistema e identificar problemas no sistema durante o seu uso O estudo contou com 16 participantes, sendo 8 Dentistas da APS que já utilizavam a Plataforma e 8 Residentes que nunca haviam tido contado. Os participantes foram observados realizando uma solicitação de telediagnóstico simulada e foram orientados a “pensar alto”. Além disso, foram submetidos ao System Usability Scale (SyUS), questionário que avalia usabilidade. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que os Residentes levaram mais tempo para fazer a solicitação do que os Dentistas, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa (teste t de Student, p=0,06). Foram identificados e relacionados problemas referentes a cada etapa de preenchimento da Plataforma EstomatoNet. Em relação ao SyUS, o escore médio para os Dentistas foi de 84,68 (absolutamente satisfatória) e para os Residentes 82,19 (satisfatória). Conclui-se que a Plataforma EstomatoNet apresenta usabilidade satisfatória, atendendo às necessidades dos usuários. Além disso, a identificação de problemas pontuais no preenchimento de algumas informações justifica a realização de mudanças com vistas ao aprimoramento da ferramenta.The fragmentation of the complexity levels of The National Health Service in Brazil (SUS) ) is one of its main problems, leading to long waiting queue to get access to specialized treatment. The Oral Medicine, a speciality of dentistry that focus on oral diseases, has in oral cancer one of its primary concerns. Brazil has one of the highest mortality rates related for this disease, which can be explained, at least in part, by telediagnosis delay. The telediagnosis has been promising alternative for the situations in which the specialized attendance is not available. For this reason, it was created the EstomatoNet, a research project of Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (Telessaúde/UFRGS), that provides telediagnosis for oral diseases and acts through a platform available on the internet. A main attributes of an online platform is the usability, that characterizes the quality of interaction of users with a certain interface. The objective of this study was to evaluate the usability of the National Telehealth Platform to support Primary Care (APS) in the diagnosis and management of Oral Medicine, identify the expectations of the users of the service, their difficulties faced by the users and problems detected in the system during its use The sample of the study was comprised by 16 participants (8 APS Dentists that already used the Platform and 8 Resents who never used). Participants were observed performing a simulated telediagnostic request and were instructed to express their impressions orally ("think aloud"). Moreover, they were submitted to the System Usability Scale (SyUS), a questionnaire to evaluate usability. Based on the results found, it was possible to verify that the Resents took more time to make the request than the Dentists, but this difference was not statistically significant (Student t test, p = 0.06). Focal problems were identified and related to each stage of filling the form in EstomatoNet Platform. In relation to SyUS, the mean score for Dentists was 84.68 (absolutely satisfactory) and for Resents 82.19 (satisfactory). In conclusion, the EstomatoNet platform presents satisfatory usability, meeting the users’ needs. Furthermore, the detection of punctual problems in some data’s filling justifies changes to achieve platform improvement.application/pdfporAtenção primária à saúdePatologia bucalTelemedicinaTelehealthPrimary health careTeledentistryUsabilityOral medicineAvaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologiaEvaluation of the usability of the National Telehealth Platform to support Primary Care in the diagnosis and management in Oral Medicine info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2016Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001016238.pdf.txt001016238.pdf.txtExtracted Texttext/plain53702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184610/2/001016238.pdf.txt334df6b6bb8da704f640b08ae02ee696MD52ORIGINAL001016238.pdfTexto completoapplication/pdf723309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184610/1/001016238.pdf1020c1294e3c70af6c23acf283e6d144MD5110183/1846102018-11-15 02:46:01.772598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:46:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of the usability of the National Telehealth Platform to support Primary Care in the diagnosis and management in Oral Medicine
title Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
spellingShingle Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
Gonçalves, Michelle Roxo
Atenção primária à saúde
Patologia bucal
Telemedicina
Telehealth
Primary health care
Teledentistry
Usability
Oral medicine
title_short Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
title_full Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
title_fullStr Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
title_full_unstemmed Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
title_sort Avaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia
author Gonçalves, Michelle Roxo
author_facet Gonçalves, Michelle Roxo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Michelle Roxo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrard, Vinícius Coelho
contributor_str_mv Carrard, Vinícius Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Patologia bucal
Telemedicina
topic Atenção primária à saúde
Patologia bucal
Telemedicina
Telehealth
Primary health care
Teledentistry
Usability
Oral medicine
dc.subject.eng.fl_str_mv Telehealth
Primary health care
Teledentistry
Usability
Oral medicine
description A fragmentação dos níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) deu origem à um dos principais problemas do SUS, o longo tempo de espera para o usuário ter acesso a consultas especializadas. A Estomatologia, especialidade da Odontologia que estuda e trata as doenças que se manifestam na boca, tem no câncer bucal uma de suas principais preocupações. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de mortalidade para esta doença, o que pode ser explicado, em parte, pelo grande número de casos diagnósticados tardiamente. O telediagnóstico tem se mostrado como alternativa promissora para as situações em que o atendimento especializado não esteja disponível. Em razão disso, foi criado o EstomatoNet, um projeto de pesquisa do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS) que disponibiliza telediagnóstico para lesões bucais e atua por meio de uma plataforma disponível na internet. Um dos principais atributos de uma plataforma online é a usabilidade, termo que caracteriza a qualidade da interação dos usuários com uma determinada interface. O objetivo desse estudo foi avaliar a usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à atenção primária no diagnóstico e manejo em Estomatologia, identificar as expectativas dos usuários do serviço, descrever dificuldades enfrentadas na interação com o sistema e identificar problemas no sistema durante o seu uso O estudo contou com 16 participantes, sendo 8 Dentistas da APS que já utilizavam a Plataforma e 8 Residentes que nunca haviam tido contado. Os participantes foram observados realizando uma solicitação de telediagnóstico simulada e foram orientados a “pensar alto”. Além disso, foram submetidos ao System Usability Scale (SyUS), questionário que avalia usabilidade. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que os Residentes levaram mais tempo para fazer a solicitação do que os Dentistas, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa (teste t de Student, p=0,06). Foram identificados e relacionados problemas referentes a cada etapa de preenchimento da Plataforma EstomatoNet. Em relação ao SyUS, o escore médio para os Dentistas foi de 84,68 (absolutamente satisfatória) e para os Residentes 82,19 (satisfatória). Conclui-se que a Plataforma EstomatoNet apresenta usabilidade satisfatória, atendendo às necessidades dos usuários. Além disso, a identificação de problemas pontuais no preenchimento de algumas informações justifica a realização de mudanças com vistas ao aprimoramento da ferramenta.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016238
url http://hdl.handle.net/10183/184610
identifier_str_mv 001016238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184610/2/001016238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184610/1/001016238.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 334df6b6bb8da704f640b08ae02ee696
1020c1294e3c70af6c23acf283e6d144
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224563087900672