Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grisa, Gregório Durlo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Clarissa Eckert Baeta, Raizer, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204343
Resumo: O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico.
id UFRGS-2_63b7fd9b1cb3a315e1afbed544ed0f82
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204343
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grisa, Gregório DurloNeves, Clarissa Eckert BaetaRaizer, Leandro2020-01-16T04:08:43Z20202446-9424http://hdl.handle.net/10183/204343001107330O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico.This paper investigates the trajectories of students of affirmative action policies in a Federal University, and seeks to analyze the reasons for different academic routes. The methodology is based on the case study analysis, using student survey applied to tree groups: evaded, retained and graduated. The results are debated considering the concepts of Hawls, equity, Guimarães, race, and Fraser, participatory parity. Material and social variables contribute to explain the different trajectories. The lack of time to study is pointed out as decisive by students with difficulties in their courses. Family support and work are critical to academic success. Gender and race are influential variables in academic success and failureEl trabajo investiga trayectorias de estudiantes cotistas en una Universidad Federal y busca analizar las razones para diferentes recorridos académicos. La metodología del estudio es el análisis de caso, con el uso de survey con tres grupos de estudiantes: evadidos, retenidos y graduados. Los resultados son debatidos a la luz de los conceptos de equidad de Hawls, de raza de Guimarães y de paridad participativa de Fraser. Variables materiales y sociales concurren para explicar los diferentes recorridos. La falta de tiempo para estudiar es apuntada como decisiva por estudiantes con dificultades en sus recorridos. El apoyo familiar y el trabajo son determinantes para el éxito académico. Género y raza son variables influyentes en lo que se refiere al éxito y al fracaso académico.application/pdfporRevista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 6 (2020), e020026, p. 1-23Educação superiorAções afirmativasSistema de cotasEstudanteHigher educationAffirmative actionStudentsEnseñanza superiorPolítica de ingresosEstudiantePercursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativaAcademic routs of affirmative action students : a case study in light of equity, race and participatory parityTrayectorias académicas de estudiantes cotistas : un estudio de caso a la luz de la equidad, la raza y la paridad participativeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107330.pdf.txt001107330.pdf.txtExtracted Texttext/plain56674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/2/001107330.pdf.txt2b324e9de1ab8ac45e8d9717d525f02bMD52ORIGINAL001107330.pdfTexto completoapplication/pdf601649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/1/001107330.pdfdf98bc1b45038143d711a9b4422dcdb5MD5110183/2043432020-06-28 03:33:57.707906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-28T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic routs of affirmative action students : a case study in light of equity, race and participatory parity
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Trayectorias académicas de estudiantes cotistas : un estudio de caso a la luz de la equidad, la raza y la paridad participative
title Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
spellingShingle Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
Grisa, Gregório Durlo
Educação superior
Ações afirmativas
Sistema de cotas
Estudante
Higher education
Affirmative action
Students
Enseñanza superior
Política de ingresos
Estudiante
title_short Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
title_full Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
title_fullStr Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
title_full_unstemmed Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
title_sort Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
author Grisa, Gregório Durlo
author_facet Grisa, Gregório Durlo
Neves, Clarissa Eckert Baeta
Raizer, Leandro
author_role author
author2 Neves, Clarissa Eckert Baeta
Raizer, Leandro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grisa, Gregório Durlo
Neves, Clarissa Eckert Baeta
Raizer, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Ações afirmativas
Sistema de cotas
Estudante
topic Educação superior
Ações afirmativas
Sistema de cotas
Estudante
Higher education
Affirmative action
Students
Enseñanza superior
Política de ingresos
Estudiante
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Affirmative action
Students
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza superior
Política de ingresos
Estudiante
description O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T04:08:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204343
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2446-9424
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107330
identifier_str_mv 2446-9424
001107330
url http://hdl.handle.net/10183/204343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 6 (2020), e020026, p. 1-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/2/001107330.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/1/001107330.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b324e9de1ab8ac45e8d9717d525f02b
df98bc1b45038143d711a9b4422dcdb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447703390257152