Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204343 |
Resumo: | O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico. |
id |
UFRGS-2_63b7fd9b1cb3a315e1afbed544ed0f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204343 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grisa, Gregório DurloNeves, Clarissa Eckert BaetaRaizer, Leandro2020-01-16T04:08:43Z20202446-9424http://hdl.handle.net/10183/204343001107330O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico.This paper investigates the trajectories of students of affirmative action policies in a Federal University, and seeks to analyze the reasons for different academic routes. The methodology is based on the case study analysis, using student survey applied to tree groups: evaded, retained and graduated. The results are debated considering the concepts of Hawls, equity, Guimarães, race, and Fraser, participatory parity. Material and social variables contribute to explain the different trajectories. The lack of time to study is pointed out as decisive by students with difficulties in their courses. Family support and work are critical to academic success. Gender and race are influential variables in academic success and failureEl trabajo investiga trayectorias de estudiantes cotistas en una Universidad Federal y busca analizar las razones para diferentes recorridos académicos. La metodología del estudio es el análisis de caso, con el uso de survey con tres grupos de estudiantes: evadidos, retenidos y graduados. Los resultados son debatidos a la luz de los conceptos de equidad de Hawls, de raza de Guimarães y de paridad participativa de Fraser. Variables materiales y sociales concurren para explicar los diferentes recorridos. La falta de tiempo para estudiar es apuntada como decisiva por estudiantes con dificultades en sus recorridos. El apoyo familiar y el trabajo son determinantes para el éxito académico. Género y raza son variables influyentes en lo que se refiere al éxito y al fracaso académico.application/pdfporRevista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 6 (2020), e020026, p. 1-23Educação superiorAções afirmativasSistema de cotasEstudanteHigher educationAffirmative actionStudentsEnseñanza superiorPolítica de ingresosEstudiantePercursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativaAcademic routs of affirmative action students : a case study in light of equity, race and participatory parityTrayectorias académicas de estudiantes cotistas : un estudio de caso a la luz de la equidad, la raza y la paridad participativeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107330.pdf.txt001107330.pdf.txtExtracted Texttext/plain56674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/2/001107330.pdf.txt2b324e9de1ab8ac45e8d9717d525f02bMD52ORIGINAL001107330.pdfTexto completoapplication/pdf601649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/1/001107330.pdfdf98bc1b45038143d711a9b4422dcdb5MD5110183/2043432020-06-28 03:33:57.707906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-28T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Academic routs of affirmative action students : a case study in light of equity, race and participatory parity |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Trayectorias académicas de estudiantes cotistas : un estudio de caso a la luz de la equidad, la raza y la paridad participative |
title |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
spellingShingle |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa Grisa, Gregório Durlo Educação superior Ações afirmativas Sistema de cotas Estudante Higher education Affirmative action Students Enseñanza superior Política de ingresos Estudiante |
title_short |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
title_full |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
title_fullStr |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
title_full_unstemmed |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
title_sort |
Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa |
author |
Grisa, Gregório Durlo |
author_facet |
Grisa, Gregório Durlo Neves, Clarissa Eckert Baeta Raizer, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Clarissa Eckert Baeta Raizer, Leandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grisa, Gregório Durlo Neves, Clarissa Eckert Baeta Raizer, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Ações afirmativas Sistema de cotas Estudante |
topic |
Educação superior Ações afirmativas Sistema de cotas Estudante Higher education Affirmative action Students Enseñanza superior Política de ingresos Estudiante |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Affirmative action Students |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza superior Política de ingresos Estudiante |
description |
O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-16T04:08:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204343 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2446-9424 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001107330 |
identifier_str_mv |
2446-9424 001107330 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 6 (2020), e020026, p. 1-23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/2/001107330.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204343/1/001107330.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b324e9de1ab8ac45e8d9717d525f02b df98bc1b45038143d711a9b4422dcdb5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447703390257152 |