A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norte, Julia Silva de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217913
Resumo: A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura.
id UFRGS-2_63ba991fabdfb56e94365a0287bf1ba9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217913
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Norte, Julia Silva de SouzaScherer, Ana Paula RigattiWolff, Clarice Lehnen2021-02-11T04:11:09Z2017http://hdl.handle.net/10183/217913001093161A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura.The learning of the written word is studied by researchers from different areas related to Education, such as Speech Therapy, an area that works in the research, prevention, evaluation and therapy in the field of oral and written communication (BRASIL, 1981). It is worrisome that students who finish the Early Years of education persist with difficulties to write texts during their schooling. To verify the quality of the written word in literacy and its relation with the writing of complete sentences it becomes relevant to develop actions that would facilitate in this learning process. This retrospective, quantitative and qualitative study relates the written word of children in the Full Alphabetic and Consolidated Alphabetic stages of writing (EHRI, 1997) with their initial writing of sentences. It was evidenced that the evolution of writing beyond the alphabetical level of the word is reflected in the concern with the use of rules of Grammar in the construction of sentences, with more adequate delimitation of words and greater concern with its form and structure.application/pdfporAlfabetizaçãoFonoaudiologiaEscritaCriançaEnsino e aprendizagemWriting developmentLiteracyWordsPhrasesA escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de fraseThe written word and its relation to the initial sentence writing info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093161.pdf.txt001093161.pdf.txtExtracted Texttext/plain67338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/2/001093161.pdf.txt9c1f2213bc06d45f19e7bad09dce3a69MD52ORIGINAL001093161.pdfTexto completoapplication/pdf1283733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/1/001093161.pdff1ca66e2f12ae9c8d01e4f8d616b4e4eMD5110183/2179132021-03-09 04:43:46.123509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:43:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The written word and its relation to the initial sentence writing
title A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
spellingShingle A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
Norte, Julia Silva de Souza
Alfabetização
Fonoaudiologia
Escrita
Criança
Ensino e aprendizagem
Writing development
Literacy
Words
Phrases
title_short A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
title_full A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
title_fullStr A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
title_full_unstemmed A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
title_sort A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
author Norte, Julia Silva de Souza
author_facet Norte, Julia Silva de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Norte, Julia Silva de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Ana Paula Rigatti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wolff, Clarice Lehnen
contributor_str_mv Scherer, Ana Paula Rigatti
Wolff, Clarice Lehnen
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Fonoaudiologia
Escrita
Criança
Ensino e aprendizagem
topic Alfabetização
Fonoaudiologia
Escrita
Criança
Ensino e aprendizagem
Writing development
Literacy
Words
Phrases
dc.subject.eng.fl_str_mv Writing development
Literacy
Words
Phrases
description A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-11T04:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217913
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093161
url http://hdl.handle.net/10183/217913
identifier_str_mv 001093161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/2/001093161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/1/001093161.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c1f2213bc06d45f19e7bad09dce3a69
f1ca66e2f12ae9c8d01e4f8d616b4e4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224602223902720