A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217913 |
Resumo: | A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura. |
id |
UFRGS-2_63ba991fabdfb56e94365a0287bf1ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217913 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Norte, Julia Silva de SouzaScherer, Ana Paula RigattiWolff, Clarice Lehnen2021-02-11T04:11:09Z2017http://hdl.handle.net/10183/217913001093161A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura.The learning of the written word is studied by researchers from different areas related to Education, such as Speech Therapy, an area that works in the research, prevention, evaluation and therapy in the field of oral and written communication (BRASIL, 1981). It is worrisome that students who finish the Early Years of education persist with difficulties to write texts during their schooling. To verify the quality of the written word in literacy and its relation with the writing of complete sentences it becomes relevant to develop actions that would facilitate in this learning process. This retrospective, quantitative and qualitative study relates the written word of children in the Full Alphabetic and Consolidated Alphabetic stages of writing (EHRI, 1997) with their initial writing of sentences. It was evidenced that the evolution of writing beyond the alphabetical level of the word is reflected in the concern with the use of rules of Grammar in the construction of sentences, with more adequate delimitation of words and greater concern with its form and structure.application/pdfporAlfabetizaçãoFonoaudiologiaEscritaCriançaEnsino e aprendizagemWriting developmentLiteracyWordsPhrasesA escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de fraseThe written word and its relation to the initial sentence writing info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093161.pdf.txt001093161.pdf.txtExtracted Texttext/plain67338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/2/001093161.pdf.txt9c1f2213bc06d45f19e7bad09dce3a69MD52ORIGINAL001093161.pdfTexto completoapplication/pdf1283733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/1/001093161.pdff1ca66e2f12ae9c8d01e4f8d616b4e4eMD5110183/2179132021-03-09 04:43:46.123509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:43:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The written word and its relation to the initial sentence writing |
title |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
spellingShingle |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase Norte, Julia Silva de Souza Alfabetização Fonoaudiologia Escrita Criança Ensino e aprendizagem Writing development Literacy Words Phrases |
title_short |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
title_full |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
title_fullStr |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
title_full_unstemmed |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
title_sort |
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase |
author |
Norte, Julia Silva de Souza |
author_facet |
Norte, Julia Silva de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Norte, Julia Silva de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scherer, Ana Paula Rigatti |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Wolff, Clarice Lehnen |
contributor_str_mv |
Scherer, Ana Paula Rigatti Wolff, Clarice Lehnen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Fonoaudiologia Escrita Criança Ensino e aprendizagem |
topic |
Alfabetização Fonoaudiologia Escrita Criança Ensino e aprendizagem Writing development Literacy Words Phrases |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Writing development Literacy Words Phrases |
description |
A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-11T04:11:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217913 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093161 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217913 |
identifier_str_mv |
001093161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/2/001093161.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217913/1/001093161.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c1f2213bc06d45f19e7bad09dce3a69 f1ca66e2f12ae9c8d01e4f8d616b4e4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224602223902720 |