Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32046 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”. |
id |
UFRGS-2_63f3de5fa7b4c98e5f693c36dcc0c638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32046 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Enzweiler, Deise AndréiaPereira, Nilton Mullet2011-09-27T01:17:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/32046000786680Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”.application/pdfporHistóriaEnsino fundamentalSéries iniciaisNovo Hamburgo (RS)Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786680.pdf.txt000786680.pdf.txtExtracted Texttext/plain106803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/2/000786680.pdf.txtdd3cad23dc33d01c0d1f2d787d97c1feMD52ORIGINAL000786680.pdf000786680.pdfTexto completoapplication/pdf4637775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/1/000786680.pdfb073aa3169e74b2986f6cdeadd17f730MD51THUMBNAIL000786680.pdf.jpg000786680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/3/000786680.pdf.jpg2ef445ea9d841b682edc3c790723bc98MD5310183/320462022-06-12 04:39:57.081671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:39:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
title |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
spellingShingle |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades Enzweiler, Deise Andréia História Ensino fundamental Séries iniciais Novo Hamburgo (RS) |
title_short |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
title_full |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
title_fullStr |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
title_full_unstemmed |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
title_sort |
Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades |
author |
Enzweiler, Deise Andréia |
author_facet |
Enzweiler, Deise Andréia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Enzweiler, Deise Andréia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino fundamental Séries iniciais Novo Hamburgo (RS) |
topic |
História Ensino fundamental Séries iniciais Novo Hamburgo (RS) |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32046 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786680 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32046 |
identifier_str_mv |
000786680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/2/000786680.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/1/000786680.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/3/000786680.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd3cad23dc33d01c0d1f2d787d97c1fe b073aa3169e74b2986f6cdeadd17f730 2ef445ea9d841b682edc3c790723bc98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413738172416 |