Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enzweiler, Deise Andréia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32046
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”.
id UFRGS-2_63f3de5fa7b4c98e5f693c36dcc0c638
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32046
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Enzweiler, Deise AndréiaPereira, Nilton Mullet2011-09-27T01:17:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/32046000786680Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”.application/pdfporHistóriaEnsino fundamentalSéries iniciaisNovo Hamburgo (RS)Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786680.pdf.txt000786680.pdf.txtExtracted Texttext/plain106803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/2/000786680.pdf.txtdd3cad23dc33d01c0d1f2d787d97c1feMD52ORIGINAL000786680.pdf000786680.pdfTexto completoapplication/pdf4637775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/1/000786680.pdfb073aa3169e74b2986f6cdeadd17f730MD51THUMBNAIL000786680.pdf.jpg000786680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/3/000786680.pdf.jpg2ef445ea9d841b682edc3c790723bc98MD5310183/320462022-06-12 04:39:57.081671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:39:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
title Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
spellingShingle Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
Enzweiler, Deise Andréia
História
Ensino fundamental
Séries iniciais
Novo Hamburgo (RS)
title_short Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
title_full Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
title_fullStr Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
title_full_unstemmed Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
title_sort Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
author Enzweiler, Deise Andréia
author_facet Enzweiler, Deise Andréia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Enzweiler, Deise Andréia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino fundamental
Séries iniciais
Novo Hamburgo (RS)
topic História
Ensino fundamental
Séries iniciais
Novo Hamburgo (RS)
description Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786680
url http://hdl.handle.net/10183/32046
identifier_str_mv 000786680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/2/000786680.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/1/000786680.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32046/3/000786680.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd3cad23dc33d01c0d1f2d787d97c1fe
b073aa3169e74b2986f6cdeadd17f730
2ef445ea9d841b682edc3c790723bc98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413738172416