A implantação dos currículos de educação física da UFRGS em 2012 : uma visão dos estudantes em transição curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limana, Priscila Furtado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133521
Resumo: Em 2012, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram por uma reestruturação curricular. Foi um período de dúvidas e reflexões em torno das mudanças que estavam ocorrendo, principalmente para os estudantes que ingressaram no currículo “antigo”. Assim, este estudo visou verificar os relatos destes estudantes que vivenciaram o processo de transição curricular, que doravante serão chamados simplesmente de “alunos em transição”, dos cursos de Educação Física da UFRGS, utilizando o documento de avaliação da implantação do novo currículo produzido pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2012. Através da análise dos dados do relatório do NAU, buscou-se identificar como os estudantes do currículo “antigo” perceberam a mudança de currículo em 2012 e quais eram os aspectos negativos e os aspectos positivos do novo currículo nos cursos de Educação Física da UFRGS. O trabalho caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa que se valeu da análise de documentos, neste caso, dos relatórios realizados pelo NAU: Avaliação da Implantação do Novo Currículo dos Cursos de Educação Física (dezembro 2012) e Avaliação dos Cursos de Dança, Fisioterapia e Educação Física (abril 2012). Os relatos dos estudantes em transição curricular mostraram que implantação do “novo” currículo foi percebida de modo mais negativo que positivo, principalmente pelos fatos que acarretaram em adiamento da conclusão de curso deste grupo de estudantes do currículo “antigo”.
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