A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limana, Priscila Furtado
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Machado, Eduardo Pinto, Fraga, Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7356
Resumo: Em 2012, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram por uma reestruturação curricular. Foi um período de dúvidas e reflexões em torno das mudanças que estavam ocorrendo, principalmente para os estudantes que ingressaram no currículo “antigo”. Para tanto, visamos verificar os relatos dos estudantes que vivenciaram o processo de transição curricular dos cursos de Educação Física da UFRGS, utilizando o documento produzido pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2012, sobre a avaliação da implantação dos novos currículos da Educação Física da UFRGS. Objetivo: por meio da análise destes dados dos relatórios do NAU, buscou-se identificar como os estudantes do currículo “antigo” perceberam a mudança de currículo em 2012 e quais eram os aspectos negativos e positivos dos novos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFRGS. Método: trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que se valeu da análise de documentos, neste caso, dos relatórios produzidos pelo NAU: Avaliação da Implantação do Novo Currículo dos Cursos de Educação Física (dezembro 2012) e Avaliação dos Cursos de Dança, Fisioterapia e Educação Física (abril 2012). Considerações finais: os relatos dos estudantes em transição curricular mostraram que a implantação do “novo” currículo foi percebida de modo mais negativo do que positivo, principalmente pelo fato de que as alterações curriculares levaram a grande maioria dos estudantes em transição curricular ao adiamento da conclusão do curso. Por isso, recomendamos que em processos similares, futuramente, sejam adotadas medidas de transição curricular que minimizem os efeitos negativos observados ao longo da reestruturação na ESEFID.
id UNISC-1_81295e051979ca0ce1c5810508f481f0
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/7356
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricularCurrículoAvaliação EducacionalEducação FísicaEducação Superior.Em 2012, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram por uma reestruturação curricular. Foi um período de dúvidas e reflexões em torno das mudanças que estavam ocorrendo, principalmente para os estudantes que ingressaram no currículo “antigo”. Para tanto, visamos verificar os relatos dos estudantes que vivenciaram o processo de transição curricular dos cursos de Educação Física da UFRGS, utilizando o documento produzido pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2012, sobre a avaliação da implantação dos novos currículos da Educação Física da UFRGS. Objetivo: por meio da análise destes dados dos relatórios do NAU, buscou-se identificar como os estudantes do currículo “antigo” perceberam a mudança de currículo em 2012 e quais eram os aspectos negativos e positivos dos novos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFRGS. Método: trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que se valeu da análise de documentos, neste caso, dos relatórios produzidos pelo NAU: Avaliação da Implantação do Novo Currículo dos Cursos de Educação Física (dezembro 2012) e Avaliação dos Cursos de Dança, Fisioterapia e Educação Física (abril 2012). Considerações finais: os relatos dos estudantes em transição curricular mostraram que a implantação do “novo” currículo foi percebida de modo mais negativo do que positivo, principalmente pelo fato de que as alterações curriculares levaram a grande maioria dos estudantes em transição curricular ao adiamento da conclusão do curso. Por isso, recomendamos que em processos similares, futuramente, sejam adotadas medidas de transição curricular que minimizem os efeitos negativos observados ao longo da reestruturação na ESEFID.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/735610.17058/cinergis.v17i1.7356Cinergis; v. 17 n. 1 (2016)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7356/4956Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLimana, Priscila FurtadoMachado, Eduardo PintoFraga, Alex Branco2016-07-04T19:32:32Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7356Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2016-07-04T19:32:32Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
title A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
spellingShingle A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
Limana, Priscila Furtado
Currículo
Avaliação Educacional
Educação Física
Educação Superior.
title_short A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
title_full A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
title_fullStr A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
title_full_unstemmed A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
title_sort A implantação dos currículos de Educação Física da UFRGS em 2012: uma visão dos estudantes em transição curricular
author Limana, Priscila Furtado
author_facet Limana, Priscila Furtado
Machado, Eduardo Pinto
Fraga, Alex Branco
author_role author
author2 Machado, Eduardo Pinto
Fraga, Alex Branco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Limana, Priscila Furtado
Machado, Eduardo Pinto
Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Avaliação Educacional
Educação Física
Educação Superior.
topic Currículo
Avaliação Educacional
Educação Física
Educação Superior.
description Em 2012, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram por uma reestruturação curricular. Foi um período de dúvidas e reflexões em torno das mudanças que estavam ocorrendo, principalmente para os estudantes que ingressaram no currículo “antigo”. Para tanto, visamos verificar os relatos dos estudantes que vivenciaram o processo de transição curricular dos cursos de Educação Física da UFRGS, utilizando o documento produzido pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2012, sobre a avaliação da implantação dos novos currículos da Educação Física da UFRGS. Objetivo: por meio da análise destes dados dos relatórios do NAU, buscou-se identificar como os estudantes do currículo “antigo” perceberam a mudança de currículo em 2012 e quais eram os aspectos negativos e positivos dos novos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFRGS. Método: trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que se valeu da análise de documentos, neste caso, dos relatórios produzidos pelo NAU: Avaliação da Implantação do Novo Currículo dos Cursos de Educação Física (dezembro 2012) e Avaliação dos Cursos de Dança, Fisioterapia e Educação Física (abril 2012). Considerações finais: os relatos dos estudantes em transição curricular mostraram que a implantação do “novo” currículo foi percebida de modo mais negativo do que positivo, principalmente pelo fato de que as alterações curriculares levaram a grande maioria dos estudantes em transição curricular ao adiamento da conclusão do curso. Por isso, recomendamos que em processos similares, futuramente, sejam adotadas medidas de transição curricular que minimizem os efeitos negativos observados ao longo da reestruturação na ESEFID.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7356
10.17058/cinergis.v17i1.7356
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7356
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v17i1.7356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7356/4956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 17 n. 1 (2016)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1800219533669040128