Análise do impacto socioeducativo das representações de tubarão nos livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237419 |
Resumo: | O Livro Didático é, atualmente, o maior recurso nas escolas públicas brasileiras e, muitas vezes, o único disponível. O presente estudo buscou analisar o que é apresentado sobre os tubarões em Livros Didáticos do 2º ano do Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018. Esses animais são indispensáveis à manutenção dos ecossistemas em que habitam, mas possuem um número significativo de espécies ameaçadas de extinção. Sendo um grupo de animais com uma imagem negativa historicamente construída e difundida, é desejoso que sejam abordadas em sala de aula informações sobre sua importância ecológica e os impactos e ameaças das ações humanas. Foi realizada uma análise qualitativa em quatro Livros Didáticos amostrados, dos conteúdos sobre os tubarões, presentes no livro e verificando a presença de informações relevantes sobre seu papel ecológico e interações com humanos, no caso deste trabalho, a pesca e ataques de tubarão, bem como se estas, se presentes, estão corretas. O conteúdo nos livros amostrados traz características biológicas desses animais, deixando ausentes informações sobre seu papel ecológico, com exceção de um livro. Sobre as interações humanos-tubarões, apenas um livro contém informações corretas sobre a pesca .Quanto a ataques de tubarão, apenas um dos livros amostrados aborda o assunto, no Manual do Professor. Conclui-se que quando se trabalha esses animais em aula, o Livro Didático não pode ser a única fonte de informações, sendo necessária a utilização de outros recursos e uma abordagem do professor que complemente as lacunas de conteúdo e corrija qualquer informação equivocada. |
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