Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davis, Roberta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Maria Augusta Mansur de, Rigatti, Roberta, Heldt, Elizeth Paz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111987
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a resposta em longo prazo à terapia cognitivo- comportamental (TCC) para transtornos de ansiedade (TAs) em crianças e adolescentes. Métodos: Foram consultadas as bases PubMed e ISI Web of Science. A pesquisa nas bases de dados foi realizada em novembro de 2012 e incluíram-se estudos de coorte após TCC para TAs na infância e adolescência com período de seguimento superior a 12 meses. Resultados: Um total de 10 artigos preencheu os critérios de inclusão. O período de seguimento variou entre 12 meses e 13 anos e, em geral, os resultados indicaram a manutenção dos ganhos com a TCC em curto prazo. No entanto, os estudos apresentaram limitações, principalmente em relação ao método, como ausência de grupo controle e perdas de seguimento. Conclusão: Foram identificados os benefícios da TCC em longo prazo, porém seria interessante a realização de outros estudos que mantivessem períodos de avaliação mais frequentes a fim de minimizar perdas de seguimento, além de avaliar a criança e o adolescente nas diferentes etapas de seu desenvolvimento.
id UFRGS-2_64f68e7ef5ae721c8aa1afe961de9a1a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Davis, RobertaSouza, Maria Augusta Mansur deRigatti, RobertaHeldt, Elizeth Paz da Silva2015-03-13T01:58:32Z20140047-2085http://hdl.handle.net/10183/111987000952522Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a resposta em longo prazo à terapia cognitivo- comportamental (TCC) para transtornos de ansiedade (TAs) em crianças e adolescentes. Métodos: Foram consultadas as bases PubMed e ISI Web of Science. A pesquisa nas bases de dados foi realizada em novembro de 2012 e incluíram-se estudos de coorte após TCC para TAs na infância e adolescência com período de seguimento superior a 12 meses. Resultados: Um total de 10 artigos preencheu os critérios de inclusão. O período de seguimento variou entre 12 meses e 13 anos e, em geral, os resultados indicaram a manutenção dos ganhos com a TCC em curto prazo. No entanto, os estudos apresentaram limitações, principalmente em relação ao método, como ausência de grupo controle e perdas de seguimento. Conclusão: Foram identificados os benefícios da TCC em longo prazo, porém seria interessante a realização de outros estudos que mantivessem períodos de avaliação mais frequentes a fim de minimizar perdas de seguimento, além de avaliar a criança e o adolescente nas diferentes etapas de seu desenvolvimento.Objective: To conduct a systematic review about the long-term response to cognitive- -behavioral therapy (CBT) for anxiety disorders (ADs) in children and adolescents. Methods: The PubMed and ISI Web of Science databases were consulted. Search in the databases was performed in November 2012 and included cohort studies after CBT for ADs in children and adolescents with a follow-up period over 12 months. Results: A total of 10 papers met the inclusion criteria. The follow-up period ranged from 12 months to 13 years and the results generally showed maintenance of the short-term benefits with CBT. However, the studies presented limitations, especially regarding methods, such as lack of a control group and losses to follow-up. Conclusion: The long-term benefits of CBT were identified, however it would be interesting to conduct other studies with more frequent assessment periods, in order to minimize losses to follow-up, in addition to evaluating children and adolescents in the various stages of their development.application/pdfengJornal brasileiro de psiquiatria. Rio de Janeiro. Vol. 63, no. 4 (2014), p. 373-378PsiquiatriaTerapia cognitivaAnsiedadeAdolescenteCriançaCognitive-behavioral therapyAnxiety disorders in children and adolescentsFollow-up studiesCognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studiesTerapia cognitivo-comportamental para transtornos de ansiedade na infância e adolescência : revisão sistemática de estudos de seguimentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952522.pdf000952522.pdfTexto completo (inglês)application/pdf157180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111987/1/000952522.pdf781dd66cc80c20f1e9b3f158dab5aa4bMD51TEXT000952522.pdf.txt000952522.pdf.txtExtracted Texttext/plain27605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111987/2/000952522.pdf.txt0880ba491ca27f3bd74e7420a1c39a88MD52THUMBNAIL000952522.pdf.jpg000952522.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111987/3/000952522.pdf.jpg30372bf7b09fb15536b0bfe2e500c1ffMD5310183/1119872018-10-08 08:16:11.736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:16:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Terapia cognitivo-comportamental para transtornos de ansiedade na infância e adolescência : revisão sistemática de estudos de seguimento
title Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
spellingShingle Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
Davis, Roberta
Psiquiatria
Terapia cognitiva
Ansiedade
Adolescente
Criança
Cognitive-behavioral therapy
Anxiety disorders in children and adolescents
Follow-up studies
title_short Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
title_full Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
title_fullStr Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
title_full_unstemmed Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
title_sort Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents : a systematic review of follow-up studies a systematic review of follow-up studies
author Davis, Roberta
author_facet Davis, Roberta
Souza, Maria Augusta Mansur de
Rigatti, Roberta
Heldt, Elizeth Paz da Silva
author_role author
author2 Souza, Maria Augusta Mansur de
Rigatti, Roberta
Heldt, Elizeth Paz da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davis, Roberta
Souza, Maria Augusta Mansur de
Rigatti, Roberta
Heldt, Elizeth Paz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psiquiatria
Terapia cognitiva
Ansiedade
Adolescente
Criança
topic Psiquiatria
Terapia cognitiva
Ansiedade
Adolescente
Criança
Cognitive-behavioral therapy
Anxiety disorders in children and adolescents
Follow-up studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Cognitive-behavioral therapy
Anxiety disorders in children and adolescents
Follow-up studies
description Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a resposta em longo prazo à terapia cognitivo- comportamental (TCC) para transtornos de ansiedade (TAs) em crianças e adolescentes. Métodos: Foram consultadas as bases PubMed e ISI Web of Science. A pesquisa nas bases de dados foi realizada em novembro de 2012 e incluíram-se estudos de coorte após TCC para TAs na infância e adolescência com período de seguimento superior a 12 meses. Resultados: Um total de 10 artigos preencheu os critérios de inclusão. O período de seguimento variou entre 12 meses e 13 anos e, em geral, os resultados indicaram a manutenção dos ganhos com a TCC em curto prazo. No entanto, os estudos apresentaram limitações, principalmente em relação ao método, como ausência de grupo controle e perdas de seguimento. Conclusão: Foram identificados os benefícios da TCC em longo prazo, porém seria interessante a realização de outros estudos que mantivessem períodos de avaliação mais frequentes a fim de minimizar perdas de seguimento, além de avaliar a criança e o adolescente nas diferentes etapas de seu desenvolvimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-13T01:58:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111987
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0047-2085
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952522
identifier_str_mv 0047-2085
000952522
url http://hdl.handle.net/10183/111987
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Jornal brasileiro de psiquiatria. Rio de Janeiro. Vol. 63, no. 4 (2014), p. 373-378
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111987/1/000952522.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111987/2/000952522.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111987/3/000952522.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 781dd66cc80c20f1e9b3f158dab5aa4b
0880ba491ca27f3bd74e7420a1c39a88
30372bf7b09fb15536b0bfe2e500c1ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224867340615680