Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148279 |
Resumo: | Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar. |
id |
UFRGS-2_65246d3c47cd858309d72d67a8fb3c6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148279 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
König, Alice TrischDalcin, Andréia2016-09-20T02:14:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/148279001002497Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar.Este estudio tiene como objetivo conocer la contextualización de los conocimientos en Matemática en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Esta comprensión vincula consideraciones teóricas acerca de la Educación del Campo, de la Educación Matemática, del significado de contextualización, de la Pedagogía de la Alternancia y de las instituciones que adoptan esa metodología. Esta investigación se basa en la experiencia de la Pedagogía de la Alternancia en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – en el Rio Grande do Sul, y la observación participante es la fuente de los relatos aquí presentados. Además de un breve histórico de la Pedagogía de la Alternancia en el Brasil y de la presentación de la EFASC, este texto presenta un estudio sobre algunas de las diferentes interpretaciones del concepto de contextualización en educación, vinculando tal concepto a la Educación Matemática del Campo y diferenciándolo de lo que se entiende por interdisciplinariedad. Con el análisis de las prácticas vinculadas a la Matemática en la EFASC, se concluyó que éstas ocurren de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando los aspectos conceptuales de estos términos y el alcance de dichas prácticas en el entorno social, económico y cultural de la comunidad escolar.application/pdfporEducação MatemáticaPedagogia da alternânciaContextualizaciónEducación matemáticaEducación del campoPedagogía de la alternanciaEscuela familia agrícolaMatemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002497.pdf001002497.pdfTexto completoapplication/pdf4794207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/1/001002497.pdf5dc5a5f67dc4d29a9d14a80130c18077MD51TEXT001002497.pdf.txt001002497.pdf.txtExtracted Texttext/plain249175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/2/001002497.pdf.txt79e16587c1cee627dbfcf134e040cc4aMD52THUMBNAIL001002497.pdf.jpg001002497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/3/001002497.pdf.jpg165d01b1d15fa8961e8b4171af287c26MD5310183/1482792018-10-29 08:54:16.085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
title |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
spellingShingle |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul König, Alice Trisch Educação Matemática Pedagogia da alternância Contextualización Educación matemática Educación del campo Pedagogía de la alternancia Escuela familia agrícola |
title_short |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
title_full |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
title_fullStr |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
title_full_unstemmed |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
title_sort |
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul |
author |
König, Alice Trisch |
author_facet |
König, Alice Trisch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
König, Alice Trisch |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Pedagogia da alternância |
topic |
Educação Matemática Pedagogia da alternância Contextualización Educación matemática Educación del campo Pedagogía de la alternancia Escuela familia agrícola |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Contextualización Educación matemática Educación del campo Pedagogía de la alternancia Escuela familia agrícola |
description |
Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T02:14:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148279 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002497 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148279 |
identifier_str_mv |
001002497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/1/001002497.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/2/001002497.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/3/001002497.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5dc5a5f67dc4d29a9d14a80130c18077 79e16587c1cee627dbfcf134e040cc4a 165d01b1d15fa8961e8b4171af287c26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447182206042112 |