Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: König, Alice Trisch
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148279
Resumo: Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar.
id UFRGS-2_65246d3c47cd858309d72d67a8fb3c6c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148279
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling König, Alice TrischDalcin, Andréia2016-09-20T02:14:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/148279001002497Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar.Este estudio tiene como objetivo conocer la contextualización de los conocimientos en Matemática en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Esta comprensión vincula consideraciones teóricas acerca de la Educación del Campo, de la Educación Matemática, del significado de contextualización, de la Pedagogía de la Alternancia y de las instituciones que adoptan esa metodología. Esta investigación se basa en la experiencia de la Pedagogía de la Alternancia en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – en el Rio Grande do Sul, y la observación participante es la fuente de los relatos aquí presentados. Además de un breve histórico de la Pedagogía de la Alternancia en el Brasil y de la presentación de la EFASC, este texto presenta un estudio sobre algunas de las diferentes interpretaciones del concepto de contextualización en educación, vinculando tal concepto a la Educación Matemática del Campo y diferenciándolo de lo que se entiende por interdisciplinariedad. Con el análisis de las prácticas vinculadas a la Matemática en la EFASC, se concluyó que éstas ocurren de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando los aspectos conceptuales de estos términos y el alcance de dichas prácticas en el entorno social, económico y cultural de la comunidad escolar.application/pdfporEducação MatemáticaPedagogia da alternânciaContextualizaciónEducación matemáticaEducación del campoPedagogía de la alternanciaEscuela familia agrícolaMatemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002497.pdf001002497.pdfTexto completoapplication/pdf4794207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/1/001002497.pdf5dc5a5f67dc4d29a9d14a80130c18077MD51TEXT001002497.pdf.txt001002497.pdf.txtExtracted Texttext/plain249175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/2/001002497.pdf.txt79e16587c1cee627dbfcf134e040cc4aMD52THUMBNAIL001002497.pdf.jpg001002497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/3/001002497.pdf.jpg165d01b1d15fa8961e8b4171af287c26MD5310183/1482792018-10-29 08:54:16.085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
title Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
spellingShingle Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
König, Alice Trisch
Educação Matemática
Pedagogia da alternância
Contextualización
Educación matemática
Educación del campo
Pedagogía de la alternancia
Escuela familia agrícola
title_short Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
title_full Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
title_fullStr Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
title_full_unstemmed Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
title_sort Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
author König, Alice Trisch
author_facet König, Alice Trisch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv König, Alice Trisch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Pedagogia da alternância
topic Educação Matemática
Pedagogia da alternância
Contextualización
Educación matemática
Educación del campo
Pedagogía de la alternancia
Escuela familia agrícola
dc.subject.spa.fl_str_mv Contextualización
Educación matemática
Educación del campo
Pedagogía de la alternancia
Escuela familia agrícola
description Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148279
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002497
url http://hdl.handle.net/10183/148279
identifier_str_mv 001002497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/1/001002497.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/2/001002497.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148279/3/001002497.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dc5a5f67dc4d29a9d14a80130c18077
79e16587c1cee627dbfcf134e040cc4a
165d01b1d15fa8961e8b4171af287c26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224517077434368