Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71876 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento. |
id |
UFRGS-2_6575c71b813be7dec189332241bf3b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71876 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Nara Souza deSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/71876000880288Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento.application/pdfporNovas tecnologiasEscolaInovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880288.pdf000880288.pdfTexto completoapplication/pdf439558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/1/000880288.pdf421f94895af3171468de97cb73e62ae0MD51TEXT000880288.pdf.txt000880288.pdf.txtExtracted Texttext/plain57727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/2/000880288.pdf.txt2c09b792372688427ef82a970b476ffcMD52THUMBNAIL000880288.pdf.jpg000880288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/3/000880288.pdf.jpgc23e5222c730da0f25238b5b5625286bMD5310183/718762018-10-17 07:57:09.272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
title |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
spellingShingle |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre Oliveira, Nara Souza de Novas tecnologias Escola |
title_short |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
title_full |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
title_fullStr |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
title_sort |
Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre |
author |
Oliveira, Nara Souza de |
author_facet |
Oliveira, Nara Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nara Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias Escola |
topic |
Novas tecnologias Escola |
description |
Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71876 |
identifier_str_mv |
000880288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/1/000880288.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/2/000880288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/3/000880288.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
421f94895af3171468de97cb73e62ae0 2c09b792372688427ef82a970b476ffc c23e5222c730da0f25238b5b5625286b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447499173888 |