Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nara Souza de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71876
Resumo: Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento.
id UFRGS-2_6575c71b813be7dec189332241bf3b25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71876
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Nara Souza deSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/71876000880288Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento.application/pdfporNovas tecnologiasEscolaInovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880288.pdf000880288.pdfTexto completoapplication/pdf439558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/1/000880288.pdf421f94895af3171468de97cb73e62ae0MD51TEXT000880288.pdf.txt000880288.pdf.txtExtracted Texttext/plain57727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/2/000880288.pdf.txt2c09b792372688427ef82a970b476ffcMD52THUMBNAIL000880288.pdf.jpg000880288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/3/000880288.pdf.jpgc23e5222c730da0f25238b5b5625286bMD5310183/718762018-10-17 07:57:09.272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
title Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
spellingShingle Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
Oliveira, Nara Souza de
Novas tecnologias
Escola
title_short Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
title_full Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
title_fullStr Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
title_full_unstemmed Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
title_sort Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
author Oliveira, Nara Souza de
author_facet Oliveira, Nara Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nara Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Escola
topic Novas tecnologias
Escola
description Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880288
url http://hdl.handle.net/10183/71876
identifier_str_mv 000880288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/1/000880288.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/2/000880288.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71876/3/000880288.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 421f94895af3171468de97cb73e62ae0
2c09b792372688427ef82a970b476ffc
c23e5222c730da0f25238b5b5625286b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447499173888