As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turnes, Luíza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bianchetti, Lucídio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389
Resumo: As mudanças introduzidas pela CAPES, no Brasil, e a implementação do Processo de Bolonha (PB), na União Europeia (UE), alteraram, entre outros aspectos, a relações orientador-orientando. A partir de modificações diversas, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a desempenhar um papel determinante no processo de orientação, bem como para que as universidades melhorassem suas posições nos rankings. Por meio de entrevistas com pesquisadores brasileiros e investigadores de universidades da UE, vinculados à Pós-Graduação (PG), objetivamos analisar como as TIC foram incorporadas, que mediação desempenharam na relação orientador-orientando e as decorrências ao processo da comunicação entre estes. Os questionamentos sobre a qualidade do conhecimento produzido e as consequências da intensificação do trabalho aparecem na literatura e nas investigações empíricas que serviram de base para este trabalho.
id UNOCHAPO-1_0d30eb14fcd98235d68d65c51bce0caa
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3389
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduaçãoEducação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos.As mudanças introduzidas pela CAPES, no Brasil, e a implementação do Processo de Bolonha (PB), na União Europeia (UE), alteraram, entre outros aspectos, a relações orientador-orientando. A partir de modificações diversas, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a desempenhar um papel determinante no processo de orientação, bem como para que as universidades melhorassem suas posições nos rankings. Por meio de entrevistas com pesquisadores brasileiros e investigadores de universidades da UE, vinculados à Pós-Graduação (PG), objetivamos analisar como as TIC foram incorporadas, que mediação desempenharam na relação orientador-orientando e as decorrências ao processo da comunicação entre estes. Os questionamentos sobre a qualidade do conhecimento produzido e as consequências da intensificação do trabalho aparecem na literatura e nas investigações empíricas que serviram de base para este trabalho.Unochapecó2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/338910.22196/rp.v18i38.3389Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 38: Mai./Ago. 2016; 97-113Revista Pedagógica; v. 18 n. 38: Mai./Ago. 2016; 97-1131984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389/1967Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTurnes, LuízaBianchetti, Lucídio2016-11-25T16:44:32Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3389Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:44:32Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
title As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
Turnes, Luíza
Educação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos.
title_short As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
title_full As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
title_sort As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
author Turnes, Luíza
author_facet Turnes, Luíza
Bianchetti, Lucídio
author_role author
author2 Bianchetti, Lucídio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turnes, Luíza
Bianchetti, Lucídio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos.
topic Educação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos.
description As mudanças introduzidas pela CAPES, no Brasil, e a implementação do Processo de Bolonha (PB), na União Europeia (UE), alteraram, entre outros aspectos, a relações orientador-orientando. A partir de modificações diversas, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a desempenhar um papel determinante no processo de orientação, bem como para que as universidades melhorassem suas posições nos rankings. Por meio de entrevistas com pesquisadores brasileiros e investigadores de universidades da UE, vinculados à Pós-Graduação (PG), objetivamos analisar como as TIC foram incorporadas, que mediação desempenharam na relação orientador-orientando e as decorrências ao processo da comunicação entre estes. Os questionamentos sobre a qualidade do conhecimento produzido e as consequências da intensificação do trabalho aparecem na literatura e nas investigações empíricas que serviram de base para este trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389
10.22196/rp.v18i38.3389
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389
identifier_str_mv 10.22196/rp.v18i38.3389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389/1967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 38: Mai./Ago. 2016; 97-113
Revista Pedagógica; v. 18 n. 38: Mai./Ago. 2016; 97-113
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993739997184