As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389 |
Resumo: | As mudanças introduzidas pela CAPES, no Brasil, e a implementação do Processo de Bolonha (PB), na União Europeia (UE), alteraram, entre outros aspectos, a relações orientador-orientando. A partir de modificações diversas, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a desempenhar um papel determinante no processo de orientação, bem como para que as universidades melhorassem suas posições nos rankings. Por meio de entrevistas com pesquisadores brasileiros e investigadores de universidades da UE, vinculados à Pós-Graduação (PG), objetivamos analisar como as TIC foram incorporadas, que mediação desempenharam na relação orientador-orientando e as decorrências ao processo da comunicação entre estes. Os questionamentos sobre a qualidade do conhecimento produzido e as consequências da intensificação do trabalho aparecem na literatura e nas investigações empíricas que serviram de base para este trabalho. |
id |
UNOCHAPO-1_0d30eb14fcd98235d68d65c51bce0caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3389 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduaçãoEducação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos.As mudanças introduzidas pela CAPES, no Brasil, e a implementação do Processo de Bolonha (PB), na União Europeia (UE), alteraram, entre outros aspectos, a relações orientador-orientando. A partir de modificações diversas, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a desempenhar um papel determinante no processo de orientação, bem como para que as universidades melhorassem suas posições nos rankings. Por meio de entrevistas com pesquisadores brasileiros e investigadores de universidades da UE, vinculados à Pós-Graduação (PG), objetivamos analisar como as TIC foram incorporadas, que mediação desempenharam na relação orientador-orientando e as decorrências ao processo da comunicação entre estes. Os questionamentos sobre a qualidade do conhecimento produzido e as consequências da intensificação do trabalho aparecem na literatura e nas investigações empíricas que serviram de base para este trabalho.Unochapecó2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/338910.22196/rp.v18i38.3389Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 38: Mai./Ago. 2016; 97-113Revista Pedagógica; v. 18 n. 38: Mai./Ago. 2016; 97-1131984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389/1967Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTurnes, LuízaBianchetti, Lucídio2016-11-25T16:44:32Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3389Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:44:32Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
title |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
spellingShingle |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação Turnes, Luíza Educação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos. |
title_short |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
title_full |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
title_fullStr |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
title_sort |
As tecnologias da informação e comunicação e o processo de orientação na pós-graduação |
author |
Turnes, Luíza |
author_facet |
Turnes, Luíza Bianchetti, Lucídio |
author_role |
author |
author2 |
Bianchetti, Lucídio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turnes, Luíza Bianchetti, Lucídio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos. |
topic |
Educação. Infância. Escola. Ensino fundamental de nove anos. |
description |
As mudanças introduzidas pela CAPES, no Brasil, e a implementação do Processo de Bolonha (PB), na União Europeia (UE), alteraram, entre outros aspectos, a relações orientador-orientando. A partir de modificações diversas, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a desempenhar um papel determinante no processo de orientação, bem como para que as universidades melhorassem suas posições nos rankings. Por meio de entrevistas com pesquisadores brasileiros e investigadores de universidades da UE, vinculados à Pós-Graduação (PG), objetivamos analisar como as TIC foram incorporadas, que mediação desempenharam na relação orientador-orientando e as decorrências ao processo da comunicação entre estes. Os questionamentos sobre a qualidade do conhecimento produzido e as consequências da intensificação do trabalho aparecem na literatura e nas investigações empíricas que serviram de base para este trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389 10.22196/rp.v18i38.3389 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v18i38.3389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3389/1967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 38: Mai./Ago. 2016; 97-113 Revista Pedagógica; v. 18 n. 38: Mai./Ago. 2016; 97-113 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993739997184 |