Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Adriana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tronco, Cristina Benites, Gonçalves, Jaqueline da Silva, Demarchi, Karina Adriani, Levandowski, Daniela Centenaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98934
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar quais os projetos que pais e mães manifestam ter para seus filhos, assim como as estratégias que utilizam no processo educativo a fim de concretizá-los. Foram entrevistados, em suas residências, oito casais que coabitavam, de nível socioeconômico-cultural médio, com pelo menos um filho em idade escolar, residentes em Porto Alegre. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível constatar projetos tais como: formação profissional, formação pessoal e constituir família. Também se encontrou uma categoria de respostas a qual denominamos de liberdade para que os filhos construam seus próprios projetos. Quanto às estratégias para concretizar tais projetos, identificou-se: investimento na formação profissional, em conforto, diálogo, cuidado, tratamento igualitário entre os filhos, respeito pelos interesses dos filhos e instrumentalização pedagógica. Os entrevistados evidenciaram a valorização da formação profissional de seus filhos. Todos os pais e mães entrevistados prospectam seus filhos numa vida adulta.
id UFRGS-2_65793ff37ea6a5520ebbcec9a03113e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98934
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wagner, AdrianaTronco, Cristina BenitesGonçalves, Jaqueline da SilvaDemarchi, Karina AdrianiLevandowski, Daniela Centenaro2014-07-30T02:04:22Z20120102-7182http://hdl.handle.net/10183/98934000856316O presente estudo teve por objetivo identificar quais os projetos que pais e mães manifestam ter para seus filhos, assim como as estratégias que utilizam no processo educativo a fim de concretizá-los. Foram entrevistados, em suas residências, oito casais que coabitavam, de nível socioeconômico-cultural médio, com pelo menos um filho em idade escolar, residentes em Porto Alegre. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível constatar projetos tais como: formação profissional, formação pessoal e constituir família. Também se encontrou uma categoria de respostas a qual denominamos de liberdade para que os filhos construam seus próprios projetos. Quanto às estratégias para concretizar tais projetos, identificou-se: investimento na formação profissional, em conforto, diálogo, cuidado, tratamento igualitário entre os filhos, respeito pelos interesses dos filhos e instrumentalização pedagógica. Os entrevistados evidenciaram a valorização da formação profissional de seus filhos. Todos os pais e mães entrevistados prospectam seus filhos numa vida adulta.This study aimed to identify fathers and mothers’ desired projects related to their children, and strategies used to achieve them in the educative process. Eight couples, with an average social-economic-cultural level, were home interviewed. They had at least one school age child and lived at Porto Alegre. Interview content analysis made possible to identify projects such as: professional training, personal development, family constitution. It was also possible to identify a category of answers that was called freedom for the children to build their own projects. Professional training investment, comfort investment, dialogue, care, egalitarian treatment between children, respect by children’s interests and pedagogical instrumentalization were perceived as strategies used by these parents to achieve their projects. Professional training was seen by the participants as highly worth it. All parents interviewed prospect their children in an adult life.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 122-129.Relações familiaresEntrevista com os paisFilhosProjeto de vidaFamily educative processLife projectsSocialization strategiesParenthoodProjetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mãesFamily projects for their children and socialization strategies : a parent's perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856316.pdf000856316.pdfTexto completoapplication/pdf320499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98934/1/000856316.pdfbd9045d2dffd8fbf94cb1d5f2d73e198MD51TEXT000856316.pdf.txt000856316.pdf.txtExtracted Texttext/plain40947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98934/2/000856316.pdf.txtdfcaa5ac613f98afe5c736d81445131dMD52THUMBNAIL000856316.pdf.jpg000856316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98934/3/000856316.pdf.jpga3922d0d52635d274838f4e5608e98d2MD5310183/989342018-10-22 08:00:46.092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:00:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Family projects for their children and socialization strategies : a parent's perspective
title Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
spellingShingle Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
Wagner, Adriana
Relações familiares
Entrevista com os pais
Filhos
Projeto de vida
Family educative process
Life projects
Socialization strategies
Parenthood
title_short Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
title_full Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
title_fullStr Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
title_full_unstemmed Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
title_sort Projetos para os filhos e estratégias de socialização : a perspectiva de pais e mães
author Wagner, Adriana
author_facet Wagner, Adriana
Tronco, Cristina Benites
Gonçalves, Jaqueline da Silva
Demarchi, Karina Adriani
Levandowski, Daniela Centenaro
author_role author
author2 Tronco, Cristina Benites
Gonçalves, Jaqueline da Silva
Demarchi, Karina Adriani
Levandowski, Daniela Centenaro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Adriana
Tronco, Cristina Benites
Gonçalves, Jaqueline da Silva
Demarchi, Karina Adriani
Levandowski, Daniela Centenaro
dc.subject.por.fl_str_mv Relações familiares
Entrevista com os pais
Filhos
Projeto de vida
topic Relações familiares
Entrevista com os pais
Filhos
Projeto de vida
Family educative process
Life projects
Socialization strategies
Parenthood
dc.subject.eng.fl_str_mv Family educative process
Life projects
Socialization strategies
Parenthood
description O presente estudo teve por objetivo identificar quais os projetos que pais e mães manifestam ter para seus filhos, assim como as estratégias que utilizam no processo educativo a fim de concretizá-los. Foram entrevistados, em suas residências, oito casais que coabitavam, de nível socioeconômico-cultural médio, com pelo menos um filho em idade escolar, residentes em Porto Alegre. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível constatar projetos tais como: formação profissional, formação pessoal e constituir família. Também se encontrou uma categoria de respostas a qual denominamos de liberdade para que os filhos construam seus próprios projetos. Quanto às estratégias para concretizar tais projetos, identificou-se: investimento na formação profissional, em conforto, diálogo, cuidado, tratamento igualitário entre os filhos, respeito pelos interesses dos filhos e instrumentalização pedagógica. Os entrevistados evidenciaram a valorização da formação profissional de seus filhos. Todos os pais e mães entrevistados prospectam seus filhos numa vida adulta.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98934
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000856316
identifier_str_mv 0102-7182
000856316
url http://hdl.handle.net/10183/98934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 122-129.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98934/1/000856316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98934/2/000856316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98934/3/000856316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd9045d2dffd8fbf94cb1d5f2d73e198
dfcaa5ac613f98afe5c736d81445131d
a3922d0d52635d274838f4e5608e98d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842750459904