Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Lima da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240280
Resumo: Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática.
id UFRGS-2_658ef9664f2e57a16d9d67c6bc78ebc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240280
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Patrícia Lima daDuarte, Cláudia Glavam2022-06-15T04:42:22Z20222359-2842http://hdl.handle.net/10183/240280001140717Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática.This article is part of a doctoral study that seeks to think about some practices in mathematics education related to the mathematical olympiad. First, we present the idea of egyptologist thought by Gilles Deleuze (2010) in the work Proust e os signos and we stop to understand what this craft used by the philosopher to refer to the apprentice consists of. From this movement, we built some twists between the egyptologist profession and some characteristics that Jorge Larrosa (2003) has associated with the student, giving rise to the notion of the egyptologist-student. We operate this notion together with statements taken from our empirical study material, constructing the characteristics of an egyptologist-student of mathematics.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 15, n. 37 (2022), p. 1-21.Deleuze, Gilles, 1925-1995EgiptologiaAulasDeleuzeStudentEgyptologistSignAulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da MatemáticaLessons with professor Deleuze: possibilities for an egyptologist-student of Mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140717.pdf.txt001140717.pdf.txtExtracted Texttext/plain55061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/2/001140717.pdf.txt6146209137838c0c5ea91c42ea3d0e39MD52ORIGINAL001140717.pdfTexto completoapplication/pdf306654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/1/001140717.pdf6795716d8468a91f96311d20733784d8MD5110183/2402802022-08-17 04:47:03.57765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240280Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:47:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Lessons with professor Deleuze: possibilities for an egyptologist-student of Mathematics
title Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
spellingShingle Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
Silva, Patrícia Lima da
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Egiptologia
Aulas
Deleuze
Student
Egyptologist
Sign
title_short Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
title_full Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
title_fullStr Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
title_full_unstemmed Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
title_sort Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
author Silva, Patrícia Lima da
author_facet Silva, Patrícia Lima da
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Lima da
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Deleuze, Gilles, 1925-1995
Egiptologia
Aulas
topic Deleuze, Gilles, 1925-1995
Egiptologia
Aulas
Deleuze
Student
Egyptologist
Sign
dc.subject.eng.fl_str_mv Deleuze
Student
Egyptologist
Sign
description Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T04:42:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240280
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-2842
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140717
identifier_str_mv 2359-2842
001140717
url http://hdl.handle.net/10183/240280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 15, n. 37 (2022), p. 1-21.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/2/001140717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/1/001140717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6146209137838c0c5ea91c42ea3d0e39
6795716d8468a91f96311d20733784d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058709929984