Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240280 |
Resumo: | Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática. |
id |
UFRGS-2_658ef9664f2e57a16d9d67c6bc78ebc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240280 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Patrícia Lima daDuarte, Cláudia Glavam2022-06-15T04:42:22Z20222359-2842http://hdl.handle.net/10183/240280001140717Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática.This article is part of a doctoral study that seeks to think about some practices in mathematics education related to the mathematical olympiad. First, we present the idea of egyptologist thought by Gilles Deleuze (2010) in the work Proust e os signos and we stop to understand what this craft used by the philosopher to refer to the apprentice consists of. From this movement, we built some twists between the egyptologist profession and some characteristics that Jorge Larrosa (2003) has associated with the student, giving rise to the notion of the egyptologist-student. We operate this notion together with statements taken from our empirical study material, constructing the characteristics of an egyptologist-student of mathematics.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 15, n. 37 (2022), p. 1-21.Deleuze, Gilles, 1925-1995EgiptologiaAulasDeleuzeStudentEgyptologistSignAulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da MatemáticaLessons with professor Deleuze: possibilities for an egyptologist-student of Mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140717.pdf.txt001140717.pdf.txtExtracted Texttext/plain55061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/2/001140717.pdf.txt6146209137838c0c5ea91c42ea3d0e39MD52ORIGINAL001140717.pdfTexto completoapplication/pdf306654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/1/001140717.pdf6795716d8468a91f96311d20733784d8MD5110183/2402802022-08-17 04:47:03.57765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240280Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:47:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Lessons with professor Deleuze: possibilities for an egyptologist-student of Mathematics |
title |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
spellingShingle |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática Silva, Patrícia Lima da Deleuze, Gilles, 1925-1995 Egiptologia Aulas Deleuze Student Egyptologist Sign |
title_short |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
title_full |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
title_fullStr |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
title_full_unstemmed |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
title_sort |
Aulas com o professor Deleuze : possibilidades para um estudante-egiptólogo da Matemática |
author |
Silva, Patrícia Lima da |
author_facet |
Silva, Patrícia Lima da Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Lima da Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deleuze, Gilles, 1925-1995 Egiptologia Aulas |
topic |
Deleuze, Gilles, 1925-1995 Egiptologia Aulas Deleuze Student Egyptologist Sign |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deleuze Student Egyptologist Sign |
description |
Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:42:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240280 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-2842 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140717 |
identifier_str_mv |
2359-2842 001140717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 15, n. 37 (2022), p. 1-21. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/2/001140717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240280/1/001140717.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6146209137838c0c5ea91c42ea3d0e39 6795716d8468a91f96311d20733784d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225058709929984 |