Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froehlich, Paula Tatiane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110000
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar as possíveis relações entre a geometria e tabuleiros de jogos, observando o quanto um pode auxiliar na aprendizagem do outro. Também visa analisar as relações que os alunos estabelecem construindo os tabuleiros dos jogos propostos e suas respectivas regras. Além disso, a partir da metodologia de Resolução de Problemas, objetiva trabalhar a geometria com os tabuleiros dos jogos, e com as regras, o exercício do raciocínio lógico. Os seguintes jogos compõem a sequência didática criada: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, Pong Hau K’i, Madelinette e Mu Torere, todos pertencentes ao Projeto de Extensão da UFRGS Jogos Lógicos de Tabuleiro. Esta é uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso com alunos do 7º ano da Escola 25 de Julho no Munícipio de Ivoti, cuja sequência didática foi desenvolvida em uma oficina dividida em quatro encontros. Com esse trabalho evidencia-se a importância de trabalhar a geometria e também jogos de tabuleiro em sala de aula, reconhecendo nos tabuleiros dos jogos grande potencial para o ensino da geometria, e nas suas regras e objetivos muitas possibilidades de exercitar o raciocínio lógico, considerando ainda, o caráter de socialização, das relações de poder e da criação de estratégias que também estão fortemente relacionados com o uso de jogos.
id UFRGS-2_65aab7a04e12e178c349e704c07b267b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110000
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Froehlich, Paula TatianeSant'Ana, Marilaine de Fraga2015-02-11T02:18:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/110000000951885Este trabalho tem por objetivo identificar as possíveis relações entre a geometria e tabuleiros de jogos, observando o quanto um pode auxiliar na aprendizagem do outro. Também visa analisar as relações que os alunos estabelecem construindo os tabuleiros dos jogos propostos e suas respectivas regras. Além disso, a partir da metodologia de Resolução de Problemas, objetiva trabalhar a geometria com os tabuleiros dos jogos, e com as regras, o exercício do raciocínio lógico. Os seguintes jogos compõem a sequência didática criada: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, Pong Hau K’i, Madelinette e Mu Torere, todos pertencentes ao Projeto de Extensão da UFRGS Jogos Lógicos de Tabuleiro. Esta é uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso com alunos do 7º ano da Escola 25 de Julho no Munícipio de Ivoti, cuja sequência didática foi desenvolvida em uma oficina dividida em quatro encontros. Com esse trabalho evidencia-se a importância de trabalhar a geometria e também jogos de tabuleiro em sala de aula, reconhecendo nos tabuleiros dos jogos grande potencial para o ensino da geometria, e nas suas regras e objetivos muitas possibilidades de exercitar o raciocínio lógico, considerando ainda, o caráter de socialização, das relações de poder e da criação de estratégias que também estão fortemente relacionados com o uso de jogos.This report has as objective identifying the possible relations between geometry and board games, observing how much one can help the other. It also aims analyzing the relation students establish making the proposed board games and its respective rules. Furthermore, from the Resolution of Problems methodology, practice geometry with board games and its rules in the exercise of logical reasoning. The following games constitute the created didactic sequence: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, PongHauK’i, Madelinette and Mu Torere, all present in UFRGS’s Extension Project Jogos Lógicos de Tabuleiro. This is a qualitative research, more precisely a case study with 7th grade students from 25 de Julho school in the city of Ivoti, which didactic sequence was developed in a four meeting workshop. With this work we made clear the importance of working with geometry and board games inside the class room. So, we acknowledged on board games great potential on the teaching of geometry, and on its rules and objectives many possibilities of exercising logical reasoning. We also considered the socialization character of power relations and the creation of strategies that are strongly related with the usage of games.application/pdfporResolução de problemasJogos de tabuleiroGeometriaGeometryBoard gamesResolution of problemsEstudando geometria através da construção de tabuleiros de jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951885.pdf000951885.pdfTexto completoapplication/pdf1105147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110000/1/000951885.pdf28a634a7f142174188da6c351ff998aeMD51TEXT000951885.pdf.txt000951885.pdf.txtExtracted Texttext/plain94130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110000/2/000951885.pdf.txt734076ec9959517f47b55ba19f56c183MD52THUMBNAIL000951885.pdf.jpg000951885.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110000/3/000951885.pdf.jpg169a58f6e5c8b4655dfbffa207f2aa55MD5310183/1100002018-10-23 09:16:16.609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110000Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-23T12:16:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
title Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
spellingShingle Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
Froehlich, Paula Tatiane
Resolução de problemas
Jogos de tabuleiro
Geometria
Geometry
Board games
Resolution of problems
title_short Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
title_full Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
title_fullStr Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
title_full_unstemmed Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
title_sort Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
author Froehlich, Paula Tatiane
author_facet Froehlich, Paula Tatiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Froehlich, Paula Tatiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Jogos de tabuleiro
Geometria
topic Resolução de problemas
Jogos de tabuleiro
Geometria
Geometry
Board games
Resolution of problems
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Board games
Resolution of problems
description Este trabalho tem por objetivo identificar as possíveis relações entre a geometria e tabuleiros de jogos, observando o quanto um pode auxiliar na aprendizagem do outro. Também visa analisar as relações que os alunos estabelecem construindo os tabuleiros dos jogos propostos e suas respectivas regras. Além disso, a partir da metodologia de Resolução de Problemas, objetiva trabalhar a geometria com os tabuleiros dos jogos, e com as regras, o exercício do raciocínio lógico. Os seguintes jogos compõem a sequência didática criada: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, Pong Hau K’i, Madelinette e Mu Torere, todos pertencentes ao Projeto de Extensão da UFRGS Jogos Lógicos de Tabuleiro. Esta é uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso com alunos do 7º ano da Escola 25 de Julho no Munícipio de Ivoti, cuja sequência didática foi desenvolvida em uma oficina dividida em quatro encontros. Com esse trabalho evidencia-se a importância de trabalhar a geometria e também jogos de tabuleiro em sala de aula, reconhecendo nos tabuleiros dos jogos grande potencial para o ensino da geometria, e nas suas regras e objetivos muitas possibilidades de exercitar o raciocínio lógico, considerando ainda, o caráter de socialização, das relações de poder e da criação de estratégias que também estão fortemente relacionados com o uso de jogos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110000
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951885
url http://hdl.handle.net/10183/110000
identifier_str_mv 000951885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110000/1/000951885.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110000/2/000951885.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110000/3/000951885.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28a634a7f142174188da6c351ff998ae
734076ec9959517f47b55ba19f56c183
169a58f6e5c8b4655dfbffa207f2aa55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724575036735488