O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Gabriela Tarouco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87682
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical.
id UFRGS-2_65dc3d3ee6682876dd11ae95c25682bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87682
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Gabriela TaroucoNunes, Silvia Balestreri2014-02-25T01:53:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/87682000911398O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical.application/pdfporTeatro oficinaTropicáliaEspaço cênicoRisoO corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnavalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911398.pdf000911398.pdfTexto completoapplication/pdf765057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/1/000911398.pdfb07cce248857114642ce190c723fa6a8MD51TEXT000911398.pdf.txt000911398.pdf.txtExtracted Texttext/plain157309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/2/000911398.pdf.txtd2d192c5231d62cd09cb6577d8fa6d41MD52THUMBNAIL000911398.pdf.jpg000911398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/3/000911398.pdf.jpgce87601faf7192d7394424f511baa899MD5310183/876822018-10-08 08:13:26.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87682Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
title O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
spellingShingle O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
Tavares, Gabriela Tarouco
Teatro oficina
Tropicália
Espaço cênico
Riso
title_short O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
title_full O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
title_fullStr O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
title_full_unstemmed O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
title_sort O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
author Tavares, Gabriela Tarouco
author_facet Tavares, Gabriela Tarouco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Gabriela Tarouco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Silvia Balestreri
contributor_str_mv Nunes, Silvia Balestreri
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro oficina
Tropicália
Espaço cênico
Riso
topic Teatro oficina
Tropicália
Espaço cênico
Riso
description O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87682
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911398
url http://hdl.handle.net/10183/87682
identifier_str_mv 000911398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/1/000911398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/2/000911398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/3/000911398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b07cce248857114642ce190c723fa6a8
d2d192c5231d62cd09cb6577d8fa6d41
ce87601faf7192d7394424f511baa899
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460075794432