O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87682 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical. |
id |
UFRGS-2_65dc3d3ee6682876dd11ae95c25682bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87682 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Gabriela TaroucoNunes, Silvia Balestreri2014-02-25T01:53:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/87682000911398O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical.application/pdfporTeatro oficinaTropicáliaEspaço cênicoRisoO corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnavalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911398.pdf000911398.pdfTexto completoapplication/pdf765057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/1/000911398.pdfb07cce248857114642ce190c723fa6a8MD51TEXT000911398.pdf.txt000911398.pdf.txtExtracted Texttext/plain157309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/2/000911398.pdf.txtd2d192c5231d62cd09cb6577d8fa6d41MD52THUMBNAIL000911398.pdf.jpg000911398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/3/000911398.pdf.jpgce87601faf7192d7394424f511baa899MD5310183/876822018-10-08 08:13:26.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87682Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T11:13:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
title |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
spellingShingle |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval Tavares, Gabriela Tarouco Teatro oficina Tropicália Espaço cênico Riso |
title_short |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
title_full |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
title_fullStr |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
title_full_unstemmed |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
title_sort |
O corpo político da cena : os tupi-afro-brasileiros tomam o teatro e fazem o carnaval |
author |
Tavares, Gabriela Tarouco |
author_facet |
Tavares, Gabriela Tarouco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Gabriela Tarouco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Silvia Balestreri |
contributor_str_mv |
Nunes, Silvia Balestreri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro oficina Tropicália Espaço cênico Riso |
topic |
Teatro oficina Tropicália Espaço cênico Riso |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um ensaio sobre as questões que envolvem a teatralidade como um ato político. Destaca o riso, o uso do espaço e o contexto nacional/tropical como mecanismos de acesso aos recursos que envolvem uma cena que se faz política no contato com o popular, o profano e o estético. A obra de arte pode ser bela e forte como obra artística, mas só é um “ato artístico” quando é um ato político, e só é política quando permite que o público vá embora, voe para longe da estrutura que cerca sua poltrona, vá se conectar com os conflitos sociais, com seus conflitos internos, com suas necessidades fisiológicas ou psíquicas. A argumentação dessa pesquisa está na construção de um diálogo cênico com o grupo Teatro Oficina, de São Paulo, e um diálogo teórico com perspectivas de se pensar o conceito de política da cena. Cabendo aqui, trazer questões do próprio ato pedagógico como ato político, configurando-se dos mesmos mecanismos que envolvem o corpo da cena política: o riso, o espaço e o elemento nacional/tropical. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-25T01:53:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87682 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911398 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87682 |
identifier_str_mv |
000911398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/1/000911398.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/2/000911398.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87682/3/000911398.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b07cce248857114642ce190c723fa6a8 d2d192c5231d62cd09cb6577d8fa6d41 ce87601faf7192d7394424f511baa899 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724557242400768 |