Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Luiza Riboli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125869
Resumo: O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta.
id UFRGS-2_6611be76baa188093919d65debcb1a16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanotto, Luiza RiboliNunes, Ana Karin2015-08-27T02:38:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/125869000972292O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta.The study focuses on a non-profit organization that encourages the entrepreneurship, the Endeaver Brazil. It aims to identify if the communication strategies used by the organization contribute to its mission of transforming Brazil through the entrepreneurship, promoting an environment which strengthens the entrepreneurial culture and multiplies entrepreneurs that change the country. The research methodology adopted was the bibliographic review and the case study, having as techniques the documental research, the content analysis, as well as semi-structured interviews. During the study, through bibliographic review, it was presented the definition of entrepreneurship, entrepreneur, the historic of the terms in Brazil and the reasons why it’s a current and relevant topic. It was also reviewed the concepts related to organization, the third sector organizations, organizational communication, strategic communication and target audiences. In the analysis of the developed actions and the target audiences, it was noticed that Endeavor Brazil has its communication structure thought in a strategic way, holding in communication an instrument for the achievement of its mission. It was also possible to realize that the communicational actions developed by Endeavor Brazil relate to its mission, directly or indirectly.application/pdfporComunicação organizacionalEmpreendedorismoCommunicationSocial transformationEntrepreneurshipEndeavor BrazilComunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972292.pdf000972292.pdfTexto completoapplication/pdf2535673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/1/000972292.pdff7a23961e55e0cbbd00d8163f0a1cc2fMD51TEXT000972292.pdf.txt000972292.pdf.txtExtracted Texttext/plain200636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/2/000972292.pdf.txt39196788d2512eeb4e8b6454ed86d97eMD52THUMBNAIL000972292.pdf.jpg000972292.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/3/000972292.pdf.jpg3dc0f78959da6864f2ee6291872d4851MD5310183/1258692018-10-16 09:28:50.717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
title Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
spellingShingle Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
Zanotto, Luiza Riboli
Comunicação organizacional
Empreendedorismo
Communication
Social transformation
Entrepreneurship
Endeavor Brazil
title_short Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
title_full Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
title_fullStr Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
title_full_unstemmed Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
title_sort Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
author Zanotto, Luiza Riboli
author_facet Zanotto, Luiza Riboli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Luiza Riboli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Empreendedorismo
topic Comunicação organizacional
Empreendedorismo
Communication
Social transformation
Entrepreneurship
Endeavor Brazil
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Social transformation
Entrepreneurship
Endeavor Brazil
description O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-27T02:38:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972292
url http://hdl.handle.net/10183/125869
identifier_str_mv 000972292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/1/000972292.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/2/000972292.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/3/000972292.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7a23961e55e0cbbd00d8163f0a1cc2f
39196788d2512eeb4e8b6454ed86d97e
3dc0f78959da6864f2ee6291872d4851
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488722890752