Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/125869 |
Resumo: | O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta. |
id |
UFRGS-2_6611be76baa188093919d65debcb1a16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanotto, Luiza RiboliNunes, Ana Karin2015-08-27T02:38:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/125869000972292O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta.The study focuses on a non-profit organization that encourages the entrepreneurship, the Endeaver Brazil. It aims to identify if the communication strategies used by the organization contribute to its mission of transforming Brazil through the entrepreneurship, promoting an environment which strengthens the entrepreneurial culture and multiplies entrepreneurs that change the country. The research methodology adopted was the bibliographic review and the case study, having as techniques the documental research, the content analysis, as well as semi-structured interviews. During the study, through bibliographic review, it was presented the definition of entrepreneurship, entrepreneur, the historic of the terms in Brazil and the reasons why it’s a current and relevant topic. It was also reviewed the concepts related to organization, the third sector organizations, organizational communication, strategic communication and target audiences. In the analysis of the developed actions and the target audiences, it was noticed that Endeavor Brazil has its communication structure thought in a strategic way, holding in communication an instrument for the achievement of its mission. It was also possible to realize that the communicational actions developed by Endeavor Brazil relate to its mission, directly or indirectly.application/pdfporComunicação organizacionalEmpreendedorismoCommunicationSocial transformationEntrepreneurshipEndeavor BrazilComunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972292.pdf000972292.pdfTexto completoapplication/pdf2535673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/1/000972292.pdff7a23961e55e0cbbd00d8163f0a1cc2fMD51TEXT000972292.pdf.txt000972292.pdf.txtExtracted Texttext/plain200636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/2/000972292.pdf.txt39196788d2512eeb4e8b6454ed86d97eMD52THUMBNAIL000972292.pdf.jpg000972292.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/3/000972292.pdf.jpg3dc0f78959da6864f2ee6291872d4851MD5310183/1258692018-10-16 09:28:50.717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
title |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
spellingShingle |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil Zanotto, Luiza Riboli Comunicação organizacional Empreendedorismo Communication Social transformation Entrepreneurship Endeavor Brazil |
title_short |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
title_full |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
title_fullStr |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
title_full_unstemmed |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
title_sort |
Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil |
author |
Zanotto, Luiza Riboli |
author_facet |
Zanotto, Luiza Riboli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanotto, Luiza Riboli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
contributor_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Empreendedorismo |
topic |
Comunicação organizacional Empreendedorismo Communication Social transformation Entrepreneurship Endeavor Brazil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Social transformation Entrepreneurship Endeavor Brazil |
description |
O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-27T02:38:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/125869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972292 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/125869 |
identifier_str_mv |
000972292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/1/000972292.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/2/000972292.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125869/3/000972292.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7a23961e55e0cbbd00d8163f0a1cc2f 39196788d2512eeb4e8b6454ed86d97e 3dc0f78959da6864f2ee6291872d4851 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224488722890752 |