O tempo espiralar na pintura : uma proposta de descapturação a partir da obra pictórica de Sidney Amaral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pietro de Mello
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274519
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar as obras do artista Sidney Amaral através da ideia de tempo espiralar, teorizada pela dramaturga e acadêmica Leda Maria Martins. Por meio das pinturas desse artista, é possível perceber o quanto os resquícios da escravização de homens e mulheres negros e negras ainda reverberam em nosso presente com o racismo. Desse modo, em busca de uma descapturação, ou seja, de uma tentativa de escapar das mazelas das violências raciais, as obras de Sidney Amaral, com suas imagens potentes de denúncia, trazem à tona a memória de um trauma colonial, ao mesmo tempo que demonstram que é possível criarmos novas realidades através do afrofuturismo. Por intermédio da ficcionalização do presente, o artista é capaz de fugir de uma realidade distópica, em um mundo cuja estrutura vê as pessoas pretas como inimigas. Dessa forma, percebe-se a importância dessas pinturas quando estamos em busca de experiências nas quais a violência deixe de ser a protagonista em uma história diaspórica, por si só, tão trágica e cruel. Portanto, ao olharmos para as imagens apresentadas na pesquisa a partir desse afrotempo espiralar, compreendemos que o futuro pode ser recriado com base em um passado permeado pela ancestralidade dos povos advindos do continente africano.
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