Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mossi, Cristian Poletti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164954
Resumo: A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).
id UFRGS-2_666e8f66bdb1d4424f7750ed25933afa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164954
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mossi, Cristian Poletti2017-08-09T02:35:19Z20161983-7348http://hdl.handle.net/10183/164954001025765A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).The writing of this text comes from a zone between two research projects coordinated by its author, one of them already concluded in December 2015 and the other starting its activities. Both investigative actions propose lesson, teaching and research as production and creation instances that intersect and de-form each other (TADEU, 2000) between writings, readings and visualities. In this sense, the text is composed of three notes. Note 1 deals with lessons as a zone that allows the appearance, or presentification, of different ways of teaching. Note 2 interrelates teaching and research as inseparable zones, and Note 3, understood in the text as a transverse note to the previous two, problematizes writing, reading and visualities as potencies for thought as inauguration of the new, and not as mere recognition (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).application/pdfporRevista Digital do LAV. Santa Maria, RS. Vol. 9, n. 2 (mai./ago. 2016), p. 61-74EscritaLeituraProfessorPesquisa educacionalLessonTeachingResearchWriting/ReadingVisualitiesEscritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025765.pdf001025765.pdfTexto completoapplication/pdf608089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/1/001025765.pdf956d3ecc63e4934e1e2de5ae78835337MD51TEXT001025765.pdf.txt001025765.pdf.txtExtracted Texttext/plain38392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/2/001025765.pdf.txt3c772a496e57cd057418efd89e5c45d6MD52THUMBNAIL001025765.pdf.jpg001025765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/3/001025765.pdf.jpgfb617bfa18477fe7617ef1767da7aaebMD5310183/1649542018-10-22 07:57:36.502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
title Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
spellingShingle Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
Mossi, Cristian Poletti
Escrita
Leitura
Professor
Pesquisa educacional
Lesson
Teaching
Research
Writing/Reading
Visualities
title_short Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
title_full Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
title_fullStr Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
title_full_unstemmed Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
title_sort Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
author Mossi, Cristian Poletti
author_facet Mossi, Cristian Poletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mossi, Cristian Poletti
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Leitura
Professor
Pesquisa educacional
topic Escrita
Leitura
Professor
Pesquisa educacional
Lesson
Teaching
Research
Writing/Reading
Visualities
dc.subject.eng.fl_str_mv Lesson
Teaching
Research
Writing/Reading
Visualities
description A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T02:35:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164954
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-7348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001025765
identifier_str_mv 1983-7348
001025765
url http://hdl.handle.net/10183/164954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Digital do LAV. Santa Maria, RS. Vol. 9, n. 2 (mai./ago. 2016), p. 61-74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/1/001025765.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/2/001025765.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/3/001025765.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 956d3ecc63e4934e1e2de5ae78835337
3c772a496e57cd057418efd89e5c45d6
fb617bfa18477fe7617ef1767da7aaeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447640424316928