Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164954 |
Resumo: | A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006). |
id |
UFRGS-2_666e8f66bdb1d4424f7750ed25933afa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164954 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mossi, Cristian Poletti2017-08-09T02:35:19Z20161983-7348http://hdl.handle.net/10183/164954001025765A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).The writing of this text comes from a zone between two research projects coordinated by its author, one of them already concluded in December 2015 and the other starting its activities. Both investigative actions propose lesson, teaching and research as production and creation instances that intersect and de-form each other (TADEU, 2000) between writings, readings and visualities. In this sense, the text is composed of three notes. Note 1 deals with lessons as a zone that allows the appearance, or presentification, of different ways of teaching. Note 2 interrelates teaching and research as inseparable zones, and Note 3, understood in the text as a transverse note to the previous two, problematizes writing, reading and visualities as potencies for thought as inauguration of the new, and not as mere recognition (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).application/pdfporRevista Digital do LAV. Santa Maria, RS. Vol. 9, n. 2 (mai./ago. 2016), p. 61-74EscritaLeituraProfessorPesquisa educacionalLessonTeachingResearchWriting/ReadingVisualitiesEscritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025765.pdf001025765.pdfTexto completoapplication/pdf608089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/1/001025765.pdf956d3ecc63e4934e1e2de5ae78835337MD51TEXT001025765.pdf.txt001025765.pdf.txtExtracted Texttext/plain38392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/2/001025765.pdf.txt3c772a496e57cd057418efd89e5c45d6MD52THUMBNAIL001025765.pdf.jpg001025765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/3/001025765.pdf.jpgfb617bfa18477fe7617ef1767da7aaebMD5310183/1649542018-10-22 07:57:36.502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
title |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
spellingShingle |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa Mossi, Cristian Poletti Escrita Leitura Professor Pesquisa educacional Lesson Teaching Research Writing/Reading Visualities |
title_short |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
title_full |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
title_fullStr |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
title_sort |
Escritas, leituras, visualidades : povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa |
author |
Mossi, Cristian Poletti |
author_facet |
Mossi, Cristian Poletti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Leitura Professor Pesquisa educacional |
topic |
Escrita Leitura Professor Pesquisa educacional Lesson Teaching Research Writing/Reading Visualities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lesson Teaching Research Writing/Reading Visualities |
description |
A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006). |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-09T02:35:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164954 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-7348 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001025765 |
identifier_str_mv |
1983-7348 001025765 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Digital do LAV. Santa Maria, RS. Vol. 9, n. 2 (mai./ago. 2016), p. 61-74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/1/001025765.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/2/001025765.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164954/3/001025765.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
956d3ecc63e4934e1e2de5ae78835337 3c772a496e57cd057418efd89e5c45d6 fb617bfa18477fe7617ef1767da7aaeb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447640424316928 |