Desenvolvimento de competências no Banco do Brasil : um estudo de caso na Agência Carambei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Durvina Maria Guimarães de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26277
Resumo: As inúmeras transformações ocorridas no mundo a partir da segunda metade do século XX ocasionaram uma significativa mudança nas relações de trabalho, levando a necessidade de um novo perfil profissional. Surgiram as noções de competência profissional e a Gestão de Pessoas por Competências com a responsabilidade de promover a captação e o desenvolvimento do profissional desejado na atualidade. O Banco do Brasil possui um sistema de Gestão de Pessoas por Competências e disponibiliza várias ferramentas para auxiliar o desenvolvimento funcional. O interesse em identificar a compreensão dos funcionários quanto ao processo de Gestão por Competências em vigor no Banco do Brasil e a sua percepção enquanto gestores do próprio desenvolvimento motivaram a consecução deste trabalho. Para realizá-lo efetuou-se uma revisão da literatura referente ao processo de Gestão de Competências e as ferramentas a ele pertinentes. Procurou-se também pesquisar as ferramentas de Gestão de Pessoas que o Banco do Brasil disponibiliza aos funcionários comparando-as com as recomendadas pelos principais autores da área. Após o embasamento teórico foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da Agência Carambei (PR) de onde foram retiradas importantes observações e algumas sugestões para a melhoria do processo. Através da pesquisa ficou constatado que os sistemas de gerenciamento de competência e autodesenvolvimento existentes na empresa, apesar de modernos e em consonância com os indicados pela literatura, ainda não são utilizados pela maioria dos funcionários pelo desconhecimento de sua importância e de sua operacionalidade.
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