It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169521 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games. |
id |
UFRGS-2_66bc6e57c294ba7199adc9bfecb67f76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169521 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, João Francisco Moraes deKowarick, Adriana Coelho Borges2017-10-18T05:36:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/169521001048858Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games.This work intends to analyze, in a comparative way, the use of in-game advertising in games of the soccer simulator FIFA series. Its specific objectives are to identify the presence of advertising during the FIFA series’ games and to relate its use of in-game advertising to the technological advancement of games. As a theoretical basis, we perform bibliographic research on the topic of games, advertising and advertising in games. We also conduct a documentary survey to exemplify theories and collect data from the study object. We construct an analysis matrix as a methodology to verify the collected data, using research references to construct its parameters. At the end of the work, we identified a very important evolution of the use of media techniques in the FIFA series and we manage to relate this advance with the technological development of games.application/pdfporJogos eletrônicosPublicidadeAdvertisingFIFAVideogamesGamesIt’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048858.pdf001048858.pdfTexto completoapplication/pdf6053524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/1/001048858.pdf8607f19399b7b5b4cc4e9323a6ca9d99MD51TEXT001048858.pdf.txt001048858.pdf.txtExtracted Texttext/plain184058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/2/001048858.pdf.txtec0f5a9b8292f30543df1ebcc9b8a2e1MD52THUMBNAIL001048858.pdf.jpg001048858.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/3/001048858.pdf.jpgab35dbdccd066c3a10f48a8168ec9c07MD5310183/1695212018-10-29 09:06:13.572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:06:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
title |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
spellingShingle |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA Freitas, João Francisco Moraes de Jogos eletrônicos Publicidade Advertising FIFA Videogames Games |
title_short |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
title_full |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
title_fullStr |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
title_full_unstemmed |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
title_sort |
It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA |
author |
Freitas, João Francisco Moraes de |
author_facet |
Freitas, João Francisco Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, João Francisco Moraes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Publicidade |
topic |
Jogos eletrônicos Publicidade Advertising FIFA Videogames Games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising FIFA Videogames Games |
description |
Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-18T05:36:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169521 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048858 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169521 |
identifier_str_mv |
001048858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/1/001048858.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/2/001048858.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/3/001048858.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8607f19399b7b5b4cc4e9323a6ca9d99 ec0f5a9b8292f30543df1ebcc9b8a2e1 ab35dbdccd066c3a10f48a8168ec9c07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224539001061376 |