Comunicação pública e Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Évelin Machado dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110192
Resumo: Esta monografia tem por objetivo estudar a comunicação pública e a atuação de Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul. Para isso, buscou-se compreender a importância e registrar dados de Relações Públicas no governo, conhecer a atuação, as principais atividades e ferramentas de Relações Públicas usadas na Secretaria da Educação e também observar o relacionamento com os públicos. O primeiro método de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Foram revisados os conceitos teóricos de comunicação pública, que incluem imagem e opinião pública e analisou-se o conceito de Relações Públicas e suas funções, com destaque para a função estratégica. A reflexão também se deu em torno das organizações e dos públicos, considerados causa da existência da área. Em seguida, para coletar dados sobre o objeto, descrevê-lo e realizar sua análise, aplicou-se o método de estudo de caso, que teve como fontes de informações entrevistas, documentos, arquivos, sites do governo e a observação direta. A conclusão desta pesquisa aponta a necessidade de algumas melhorias na parte de equipamentos e eventos, e também na troca de informações entre os órgãos do governo. Em relação à Secretaria da Educação, entendeu-se que o principal meio de comunicação é o site, seguido dos eventos, que têm papel importante no relacionamento com os públicos. A função de Relações Públicas foi percebida como fundamental na Assessoria de Comunicação Social e diretamente ligada ao poder decisório. Por fim, concluiu-se que, assim como prevista pelos teóricos, a relação com a mídia é marcada pela disputa de versões em torno dos assuntos de interesse público.
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