Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216524 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem. |
id |
UFRGS-2_6709588687e5d9d6d6960d2f2a616760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216524 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reginatto, Natália AraújoMoço, Maria Cecília de Chiara2020-12-16T04:07:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/216524001109366O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem.application/pdfporPatios escolaresEspaços escolares externosEnsino e aprendizagem : CiênciasPátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109366.pdf.txt001109366.pdf.txtExtracted Texttext/plain97964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/2/001109366.pdf.txt217217b976ca0689c55938f435a0b567MD52ORIGINAL001109366.pdfTexto completoapplication/pdf794752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/1/001109366.pdfc9da04af04785b947052e9149e385f3fMD5110183/2165242023-02-19 04:23:25.99344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
title |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
spellingShingle |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências Reginatto, Natália Araújo Patios escolares Espaços escolares externos Ensino e aprendizagem : Ciências |
title_short |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
title_full |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
title_fullStr |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
title_full_unstemmed |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
title_sort |
Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências |
author |
Reginatto, Natália Araújo |
author_facet |
Reginatto, Natália Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginatto, Natália Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patios escolares Espaços escolares externos Ensino e aprendizagem : Ciências |
topic |
Patios escolares Espaços escolares externos Ensino e aprendizagem : Ciências |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-16T04:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216524 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109366 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216524 |
identifier_str_mv |
001109366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/2/001109366.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/1/001109366.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
217217b976ca0689c55938f435a0b567 c9da04af04785b947052e9149e385f3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486954290970624 |