Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginatto, Natália Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216524
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem.
id UFRGS-2_6709588687e5d9d6d6960d2f2a616760
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216524
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reginatto, Natália AraújoMoço, Maria Cecília de Chiara2020-12-16T04:07:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/216524001109366O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem.application/pdfporPatios escolaresEspaços escolares externosEnsino e aprendizagem : CiênciasPátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109366.pdf.txt001109366.pdf.txtExtracted Texttext/plain97964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/2/001109366.pdf.txt217217b976ca0689c55938f435a0b567MD52ORIGINAL001109366.pdfTexto completoapplication/pdf794752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/1/001109366.pdfc9da04af04785b947052e9149e385f3fMD5110183/2165242023-02-19 04:23:25.99344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
title Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
spellingShingle Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
Reginatto, Natália Araújo
Patios escolares
Espaços escolares externos
Ensino e aprendizagem : Ciências
title_short Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
title_full Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
title_fullStr Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
title_full_unstemmed Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
title_sort Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
author Reginatto, Natália Araújo
author_facet Reginatto, Natália Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginatto, Natália Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Patios escolares
Espaços escolares externos
Ensino e aprendizagem : Ciências
topic Patios escolares
Espaços escolares externos
Ensino e aprendizagem : Ciências
description O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-16T04:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216524
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109366
url http://hdl.handle.net/10183/216524
identifier_str_mv 001109366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/2/001109366.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216524/1/001109366.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 217217b976ca0689c55938f435a0b567
c9da04af04785b947052e9149e385f3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486954290970624