Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266268 |
Resumo: | O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de concept art de 3 personagens inspirados no folclore brasileiro para o jogo Clash Royale. A partir de um método adaptado da metodologia duplo diamante, e das metodologias de design personagens “The Silver Way” e “The Stylization Process” foi possível operacionalizar o projeto em 4 momentos. No primeiro momento, chamado “Descobrir”, foi realizada uma imersão nas temáticas referentes ao projeto. Já no segundo momento, “Definir”, definiu-se o conceito do projeto, que se vale dos sentimentos de valorização da cultura e do folclore brasileiro e os impulsiona a um cenário global. Também, decidiu-se quais os três personagens seriam desenvolvidos. “Desenvolver”, o terceiro momento, foram geradas e selecionadas as alternativas para a caracterização visual de cada personagem. Por fim, no momento “Entregar” foram produzidas as peças técnicas e ilustrações da Iara, do Caipora e do Boitatá. |
id |
UFRGS-2_67135af41d838c19a4c622334af66475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266268 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hagen, Ricardo KienzleKulpa, Cínthia Costa2023-10-26T03:39:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/266268001186659O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de concept art de 3 personagens inspirados no folclore brasileiro para o jogo Clash Royale. A partir de um método adaptado da metodologia duplo diamante, e das metodologias de design personagens “The Silver Way” e “The Stylization Process” foi possível operacionalizar o projeto em 4 momentos. No primeiro momento, chamado “Descobrir”, foi realizada uma imersão nas temáticas referentes ao projeto. Já no segundo momento, “Definir”, definiu-se o conceito do projeto, que se vale dos sentimentos de valorização da cultura e do folclore brasileiro e os impulsiona a um cenário global. Também, decidiu-se quais os três personagens seriam desenvolvidos. “Desenvolver”, o terceiro momento, foram geradas e selecionadas as alternativas para a caracterização visual de cada personagem. Por fim, no momento “Entregar” foram produzidas as peças técnicas e ilustrações da Iara, do Caipora e do Boitatá.The present work consists on the concept art project of 3 characters inspired by Brazilian folklore for the game Clash Royale. By using an adapted method based on the double diamond methodology, as well as the character design methodologies "The Silver Way" and "The Stylization Process," it was possible to operationalize the project in 4 phases. In the first phase, called "Discover," an immersion into the themes related to the project was conducted. In the second phase, "Define," the project's concept was defined, which draws upon the feelings of appreciation for Brazilian culture and folklore, propelling them into a global scenario. Additionally, the decision was made regarding which three characters would be developed. In the third phase, "Develop," various alternatives for visually characterizing each individual were generated and selected. Lastly, in the "Deliver" phase, the technical pieces and illustrations of Iara, Caipora, and Boitatá were produced.application/pdfporDesign de jogosFolcloreCharacter designConcept artBrazilian folkloreMobile gamesConcept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186659.pdf.txt001186659.pdf.txtExtracted Texttext/plain166532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/2/001186659.pdf.txtad0c70340bf473a9a66a3f8bea655299MD52ORIGINAL001186659.pdfTexto completoapplication/pdf22515569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/1/001186659.pdfc3e6590adb41e7712f803424af56492bMD5110183/2662682023-11-03 03:26:01.868219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266268Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-03T06:26:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
title |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
spellingShingle |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro Hagen, Ricardo Kienzle Design de jogos Folclore Character design Concept art Brazilian folklore Mobile games |
title_short |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
title_full |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
title_fullStr |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
title_full_unstemmed |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
title_sort |
Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro |
author |
Hagen, Ricardo Kienzle |
author_facet |
Hagen, Ricardo Kienzle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hagen, Ricardo Kienzle |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kulpa, Cínthia Costa |
contributor_str_mv |
Kulpa, Cínthia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de jogos Folclore |
topic |
Design de jogos Folclore Character design Concept art Brazilian folklore Mobile games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Character design Concept art Brazilian folklore Mobile games |
description |
O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de concept art de 3 personagens inspirados no folclore brasileiro para o jogo Clash Royale. A partir de um método adaptado da metodologia duplo diamante, e das metodologias de design personagens “The Silver Way” e “The Stylization Process” foi possível operacionalizar o projeto em 4 momentos. No primeiro momento, chamado “Descobrir”, foi realizada uma imersão nas temáticas referentes ao projeto. Já no segundo momento, “Definir”, definiu-se o conceito do projeto, que se vale dos sentimentos de valorização da cultura e do folclore brasileiro e os impulsiona a um cenário global. Também, decidiu-se quais os três personagens seriam desenvolvidos. “Desenvolver”, o terceiro momento, foram geradas e selecionadas as alternativas para a caracterização visual de cada personagem. Por fim, no momento “Entregar” foram produzidas as peças técnicas e ilustrações da Iara, do Caipora e do Boitatá. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-26T03:39:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266268 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186659 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266268 |
identifier_str_mv |
001186659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/2/001186659.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/1/001186659.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad0c70340bf473a9a66a3f8bea655299 c3e6590adb41e7712f803424af56492b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224668989882368 |