Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hagen, Ricardo Kienzle
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266268
Resumo: O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de concept art de 3 personagens inspirados no folclore brasileiro para o jogo Clash Royale. A partir de um método adaptado da metodologia duplo diamante, e das metodologias de design personagens “The Silver Way” e “The Stylization Process” foi possível operacionalizar o projeto em 4 momentos. No primeiro momento, chamado “Descobrir”, foi realizada uma imersão nas temáticas referentes ao projeto. Já no segundo momento, “Definir”, definiu-se o conceito do projeto, que se vale dos sentimentos de valorização da cultura e do folclore brasileiro e os impulsiona a um cenário global. Também, decidiu-se quais os três personagens seriam desenvolvidos. “Desenvolver”, o terceiro momento, foram geradas e selecionadas as alternativas para a caracterização visual de cada personagem. Por fim, no momento “Entregar” foram produzidas as peças técnicas e ilustrações da Iara, do Caipora e do Boitatá.
id UFRGS-2_67135af41d838c19a4c622334af66475
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266268
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hagen, Ricardo KienzleKulpa, Cínthia Costa2023-10-26T03:39:14Z2023http://hdl.handle.net/10183/266268001186659O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de concept art de 3 personagens inspirados no folclore brasileiro para o jogo Clash Royale. A partir de um método adaptado da metodologia duplo diamante, e das metodologias de design personagens “The Silver Way” e “The Stylization Process” foi possível operacionalizar o projeto em 4 momentos. No primeiro momento, chamado “Descobrir”, foi realizada uma imersão nas temáticas referentes ao projeto. Já no segundo momento, “Definir”, definiu-se o conceito do projeto, que se vale dos sentimentos de valorização da cultura e do folclore brasileiro e os impulsiona a um cenário global. Também, decidiu-se quais os três personagens seriam desenvolvidos. “Desenvolver”, o terceiro momento, foram geradas e selecionadas as alternativas para a caracterização visual de cada personagem. Por fim, no momento “Entregar” foram produzidas as peças técnicas e ilustrações da Iara, do Caipora e do Boitatá.The present work consists on the concept art project of 3 characters inspired by Brazilian folklore for the game Clash Royale. By using an adapted method based on the double diamond methodology, as well as the character design methodologies "The Silver Way" and "The Stylization Process," it was possible to operationalize the project in 4 phases. In the first phase, called "Discover," an immersion into the themes related to the project was conducted. In the second phase, "Define," the project's concept was defined, which draws upon the feelings of appreciation for Brazilian culture and folklore, propelling them into a global scenario. Additionally, the decision was made regarding which three characters would be developed. In the third phase, "Develop," various alternatives for visually characterizing each individual were generated and selected. Lastly, in the "Deliver" phase, the technical pieces and illustrations of Iara, Caipora, and Boitatá were produced.application/pdfporDesign de jogosFolcloreCharacter designConcept artBrazilian folkloreMobile gamesConcept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186659.pdf.txt001186659.pdf.txtExtracted Texttext/plain166532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/2/001186659.pdf.txtad0c70340bf473a9a66a3f8bea655299MD52ORIGINAL001186659.pdfTexto completoapplication/pdf22515569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/1/001186659.pdfc3e6590adb41e7712f803424af56492bMD5110183/2662682023-11-03 03:26:01.868219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266268Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-03T06:26:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
title Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
spellingShingle Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
Hagen, Ricardo Kienzle
Design de jogos
Folclore
Character design
Concept art
Brazilian folklore
Mobile games
title_short Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
title_full Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
title_fullStr Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
title_full_unstemmed Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
title_sort Concept art para jogos mobile : design de personagens e folclore brasileiro
author Hagen, Ricardo Kienzle
author_facet Hagen, Ricardo Kienzle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hagen, Ricardo Kienzle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kulpa, Cínthia Costa
contributor_str_mv Kulpa, Cínthia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Design de jogos
Folclore
topic Design de jogos
Folclore
Character design
Concept art
Brazilian folklore
Mobile games
dc.subject.eng.fl_str_mv Character design
Concept art
Brazilian folklore
Mobile games
description O presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de concept art de 3 personagens inspirados no folclore brasileiro para o jogo Clash Royale. A partir de um método adaptado da metodologia duplo diamante, e das metodologias de design personagens “The Silver Way” e “The Stylization Process” foi possível operacionalizar o projeto em 4 momentos. No primeiro momento, chamado “Descobrir”, foi realizada uma imersão nas temáticas referentes ao projeto. Já no segundo momento, “Definir”, definiu-se o conceito do projeto, que se vale dos sentimentos de valorização da cultura e do folclore brasileiro e os impulsiona a um cenário global. Também, decidiu-se quais os três personagens seriam desenvolvidos. “Desenvolver”, o terceiro momento, foram geradas e selecionadas as alternativas para a caracterização visual de cada personagem. Por fim, no momento “Entregar” foram produzidas as peças técnicas e ilustrações da Iara, do Caipora e do Boitatá.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-26T03:39:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266268
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186659
url http://hdl.handle.net/10183/266268
identifier_str_mv 001186659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/2/001186659.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266268/1/001186659.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad0c70340bf473a9a66a3f8bea655299
c3e6590adb41e7712f803424af56492b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224668989882368