Estágio curricular supervisionado em serviços de gestão e de atenção especializada em saúde bucal do Sistema Único de Saúde, 2013 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Danielle Benedetti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Roloff, Jéssica Rafaela
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147174
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o Estágio Curricular Supervisionado realizado em serviços de gestão e de atenção especializada em saúde bucal do Sistema Único de Saúde, entre os anos de 2013 a 2015. Relatando as opiniões e concepções de estagiários sobre o Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o “agir em competência” para o cuidado especializado na atenção à saúde bucal. A metodologia utilizada foi uma analise no âmbito qualitativo e quantitativo, composta por um questionário online com 26 questões estruturadas em quatro blocos temáticos, que foram respondidas anonimamente pelos estagiários dos serviços do Sistema Único de Saúde. As três categorias temáticas empregadas na análise foram: protocolos, campos de estágio, e dinâmicas pedagógicas. As respostas quantitativas foram examinadas por sua frequência de aparecimento nas respostas fechadas. Os dados qualitativos adquiridos como respostas espontâneas e não obrigatórias foram analisados buscando encontrar não apenas o conteúdo textual, mas seu sentido histórico e social. Os resultados mostram que a vivência da integração ensino-serviço examinada está construindo uma aprendizagem importante a respeito do funcionamento das redes de atenção especializada em saúde bucal e o aperfeiçoamento de competências para que haja a resolutividade dos obstáculos encontrados no dia-a-dia. Evidenciou-se também que a alteração de alguns protocolos da atenção especializada em saúde bucal é uma prática frequentemente vivenciada pelos estagiários nos campos de estágio. Os tópicos do estudo que mostraram maiores empecilhos quanto a abordagem para com os alunos (os campos de gestão e as tutorias) foram também os com maior possibilidade inovadora, político e pedagógico. Realizou-se, assim, uma análise bibliográfica das vivências curriculares da integração ensino-serviço e seu progresso na composição da capacitação profissional no ensino da Odontologia.
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As respostas quantitativas foram examinadas por sua frequência de aparecimento nas respostas fechadas. Os dados qualitativos adquiridos como respostas espontâneas e não obrigatórias foram analisados buscando encontrar não apenas o conteúdo textual, mas seu sentido histórico e social. Os resultados mostram que a vivência da integração ensino-serviço examinada está construindo uma aprendizagem importante a respeito do funcionamento das redes de atenção especializada em saúde bucal e o aperfeiçoamento de competências para que haja a resolutividade dos obstáculos encontrados no dia-a-dia. Evidenciou-se também que a alteração de alguns protocolos da atenção especializada em saúde bucal é uma prática frequentemente vivenciada pelos estagiários nos campos de estágio. Os tópicos do estudo que mostraram maiores empecilhos quanto a abordagem para com os alunos (os campos de gestão e as tutorias) foram também os com maior possibilidade inovadora, político e pedagógico. Realizou-se, assim, uma análise bibliográfica das vivências curriculares da integração ensino-serviço e seu progresso na composição da capacitação profissional no ensino da Odontologia.The aim of the study was to analyze the Supervised held in management and specialized care services in oral health of the Unified Health System, between the years 2013-2015. Reporting the opinions and trainees conceptions about the Supervised II of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul and the "competence to act" for specialized care in oral health care. The methodology used was a qualitative and quantitative analysis in scope, consisting of an online questionnaire with 26 questions organized into four thematic blocks that were answered anonymously by the trainees of the National Health System services. The three thematic categories used in the analysis were: protocols, training courses, and educational dynamics. Quantitative responses were examined by frequency of appearance in the closed answers. Qualitative data acquired as spontaneous and non-compulsory responses were analyzed in an attempt to find not only textual content but its historical and social sense. The results show that examined the experience of teaching-service integration is building an important learning about the operation of specialized care networks in oral health and the improvement of skills so there is solving the obstacles encountered in day-to-day. It also showed that changing some protocols of specialized dental care is a practice often experienced by trainees in the training courses. The topics of the study showed that major obstacles as the approach to students (the management courses and tutorials) were also the most likely to innovative, political and pedagogical. It conducted thus a literature review of the curricular experiences of teaching-service integration and progress in the composition of vocational training in the teaching of dentistry.application/pdfporEducação em odontologiaSaúde bucalEducação baseada em competênciasOral healthCompetency-based educationCurriculumDental educationEstágio curricular supervisionado em serviços de gestão e de atenção especializada em saúde bucal do Sistema Único de Saúde, 2013 a 2015Curricular supervised training in management and specialized care services in oral health of the public health system, between the years 2013 and 2015 info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998649.pdf000998649.pdfTexto completoapplication/pdf661260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147174/1/000998649.pdf8d169031602c25c1da3b827f9a54e719MD51TEXT000998649.pdf.txt000998649.pdf.txtExtracted Texttext/plain90320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147174/2/000998649.pdf.txt9a448cadbe6b7947e5baca04720a30dcMD52THUMBNAIL000998649.pdf.jpg000998649.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147174/3/000998649.pdf.jpgc42f0b12f48cf18e2ae1ee56a8fa8ec9MD5310183/1471742018-10-29 08:34:38.38oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:34:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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