Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grock, Camila Hélen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254974
Resumo: O ensino em Odontologia passa por modificações desde a sua formação até os dias atuais. As instituições de ensino superior utilizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Odontologia para elaborar suas matrizes curriculares. No entanto, essa diretriz não especifica os conteúdos que devem ser abordados dentro das especialidades ofertadas no curso, ficando isto a cargo de cada instituição. O objetivo deste estudo foi a utilização da Técnica Delphi para identificar um consenso entre especialistas sobre quais tópicos essenciais devem ser incluídos em um currículo de Endodontia para estudantes de graduação em Odontologia, além de conhecer a percepção de estudantes de graduação em odontologia sobre os níveis de competência adquiridos nesses tópicos durante o curso. A pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira foi uma forma de diagnóstico para conhecer os planos de ensino utilizados nas disciplinas de Endodontia das Faculdade de Odontologia públicas e privadas do Brasil. Essa etapa foi realizada através de um contato via e-mail enviado aos coordenadores dos cursos de odontologia, onde foi solicitado o envio dos planos de ensino da disciplina de endodontia. A segunda etapa foi a construção de uma proposta de currículo consensual contendo tópicos essenciais de Endodontia, utilizando a Técnica Delphi e a terceira etapa foi através da aplicação de um questionário estruturado para alunos do último ano do curso de odontologia. Após, os dados foram inseridos em banco de dados no SPSS 20.0 e foi realizada análise descritiva e medidas de dispersão central apropriadas para cada variável. As informações qualitativas foram analisadas pela análise de conteúdo temática através do processo de codificação com o apoio do software Nvivo. Foi possível observar que os plano de ensino da disciplina de endodontia utilizados atualmente em faculdades brasileiras de odontologia são muito heterogêneos entre si e que a maioria das instituições ainda possuem três disciplinas que contemplam os conteúdos de endodontia (pré-clinica, clínica de endodontia e clínica integrada). Após três rodadas da Técnica Delphi os especialistas chegaram em um consenso de 40 tópicos essenciais que deveriam ser incluídos em currículos para alunos de graduação em odontologia. Foi possível observar que os alunos não se sentem competentes para realização de etapas básicas 8 do tratamento endodôntico, como anatomia interna, abertura coronária, e seleção de casos em endodontia. Além disso, as expectativas dos professores em relação ao nível de competência esperado em cada tópico são elevadas em relação à percepção dos alunos de graduação. Ao final do trabalho e baseado nas diretrizes para ensino de endodontia da sociedade europeia de endodontia, na opinião dos especialistas participantes da pesquisa e na percepção dos alunos de graduação os autores elaboraram uma diretriz contendo tópicos essenciais para o ensino de endodontia em cursos de graduação em odontologia de universidades brasileiras, com a finalidade de auxiliar docentes ou gestores de universidades brasileiras na construção dos currículos utilizados na disciplina de endodontia
id URGS_40416ad9ac3e0731196e86e6b45541a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254974
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Grock, Camila HélenMontagner, Francisco2023-02-24T03:21:42Z2020http://hdl.handle.net/10183/254974001114236O ensino em Odontologia passa por modificações desde a sua formação até os dias atuais. As instituições de ensino superior utilizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Odontologia para elaborar suas matrizes curriculares. No entanto, essa diretriz não especifica os conteúdos que devem ser abordados dentro das especialidades ofertadas no curso, ficando isto a cargo de cada instituição. O objetivo deste estudo foi a utilização da Técnica Delphi para identificar um consenso entre especialistas sobre quais tópicos essenciais devem ser incluídos em um currículo de Endodontia para estudantes de graduação em Odontologia, além de conhecer a percepção de estudantes de graduação em odontologia sobre os níveis de competência adquiridos nesses tópicos durante o curso. A pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira foi uma forma de diagnóstico para conhecer os planos de ensino utilizados nas disciplinas de Endodontia das Faculdade de Odontologia públicas e privadas do Brasil. Essa etapa foi realizada através de um contato via e-mail enviado aos coordenadores dos cursos de odontologia, onde foi solicitado o envio dos planos de ensino da disciplina de endodontia. A segunda etapa foi a construção de uma proposta de currículo consensual contendo tópicos essenciais de Endodontia, utilizando a Técnica Delphi e a terceira etapa foi através da aplicação de um questionário estruturado para alunos do último ano do curso de odontologia. Após, os dados foram inseridos em banco de dados no SPSS 20.0 e foi realizada análise descritiva e medidas de dispersão central apropriadas para cada variável. As informações qualitativas foram analisadas pela análise de conteúdo temática através do processo de codificação com o apoio do software Nvivo. Foi possível observar que os plano de ensino da disciplina de endodontia utilizados atualmente em faculdades brasileiras de odontologia são muito heterogêneos entre si e que a maioria das instituições ainda possuem três disciplinas que contemplam os conteúdos de endodontia (pré-clinica, clínica de endodontia e clínica integrada). Após três rodadas da Técnica Delphi os especialistas chegaram em um consenso de 40 tópicos essenciais que deveriam ser incluídos em currículos para alunos de graduação em odontologia. Foi possível observar que os alunos não se sentem competentes para realização de etapas básicas 8 do tratamento endodôntico, como anatomia interna, abertura coronária, e seleção de casos em endodontia. Além disso, as expectativas dos professores em relação ao nível de competência esperado em cada tópico são elevadas em relação à percepção dos alunos de graduação. Ao final do trabalho e baseado nas diretrizes para ensino de endodontia da sociedade europeia de endodontia, na opinião dos especialistas participantes da pesquisa e na percepção dos alunos de graduação os autores elaboraram uma diretriz contendo tópicos essenciais para o ensino de endodontia em cursos de graduação em odontologia de universidades brasileiras, com a finalidade de auxiliar docentes ou gestores de universidades brasileiras na construção dos currículos utilizados na disciplina de endodontiaTeaching in dentistry undergoes modifications since its formation until nowadays. Higher education institutions use the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Dentistry Course to prepare their curriculum matrices. However, this guideline does not specify the contents that should be addressed within the specialties offered in the course, this being the responsibility of each institution. The purpose of this study was to use the Delphi Technique to identify a consensus among experts on which essential topics should be included in an endodontic curriculum for undergraduate dentistry students, as well as to understand the perception of undergraduate dental students on competency levels acquired on these topics during the course. The research was conducted in three stages. The first was a form of diagnosis to know the teaching plans used in the Endodontics disciplines of the public and private Faculty of Dentistry of Brazil. This step was accomplished through a contact via e-mail sent to the course coordinator, where it was requested to send the teaching plans. The second stage was the construction of a consensus endodontic curriculum proposal, using the Delphi Technique, which is a method based on expert opinion, and the third stage was the application of a structured questionnaire for students of the last year of the dentistry course. Afterwards, the information was entered into a database in SPSS 20.0 and descriptive analysis and appropriate central dispersion measurements were performed for each variable. It was observed that the teaching plans of the discipline of endodontics currently used in Brazilian colleges of dentistry are very heterogeneous among themselves and that most institutions still have three subjects that address the contents of endodontics (preclinical, endodontic clinic and clinical integrated). After three rounds of the delphi technique, experts came to a consensus of 40 key topics that should be included in curricula for undergraduate dentistry students. In addition, it was observed that students do not feel competent to perform basic stages of endodontic treatment, such as internal anatomy, coronary opening, and selection of cases in endodontics. At the end of the paper and based on the guidelines for endodontics teaching of the European Society of Endodontics, in the opinion of the specialists participating in the research and the perception of 10 undergraduate students, the authors developed a guideline containing essential topics for the teaching of endodontics in undergraduate dental courses of Brazilian universities, with the purpose of assisting professors or managers of Brazilian universities in the elaboration of curricula used in the endodontics disciplineapplication/pdfporEducação em odontologiaEducação baseada em competênciasEndodontiaCurrículoEducation, DentalCompetency-Based EducationEndodonticsCurriculumElaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de OdontologiaDevelopment of a consensus guidelines for teaching endodontics in undergraduate dental courses info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114236.pdf.txt001114236.pdf.txtExtracted Texttext/plain187759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254974/2/001114236.pdf.txtbfa0ff8e42e0da7c73c36b44329e2591MD52ORIGINAL001114236.pdfTexto completoapplication/pdf3085988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254974/1/001114236.pdf2c0655e5f4f00e8270f642f7722ed5f5MD5110183/2549742023-02-25 04:26:21.399838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-25T06:26:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of a consensus guidelines for teaching endodontics in undergraduate dental courses
title Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
spellingShingle Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
Grock, Camila Hélen
Educação em odontologia
Educação baseada em competências
Endodontia
Currículo
Education, Dental
Competency-Based Education
Endodontics
Curriculum
title_short Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
title_full Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
title_fullStr Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
title_full_unstemmed Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
title_sort Elaboração de uma diretriz consensual para ensino de Endodontia em Cursos de Graduação de Odontologia
author Grock, Camila Hélen
author_facet Grock, Camila Hélen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grock, Camila Hélen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Montagner, Francisco
contributor_str_mv Montagner, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Educação baseada em competências
Endodontia
Currículo
topic Educação em odontologia
Educação baseada em competências
Endodontia
Currículo
Education, Dental
Competency-Based Education
Endodontics
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, Dental
Competency-Based Education
Endodontics
Curriculum
description O ensino em Odontologia passa por modificações desde a sua formação até os dias atuais. As instituições de ensino superior utilizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Odontologia para elaborar suas matrizes curriculares. No entanto, essa diretriz não especifica os conteúdos que devem ser abordados dentro das especialidades ofertadas no curso, ficando isto a cargo de cada instituição. O objetivo deste estudo foi a utilização da Técnica Delphi para identificar um consenso entre especialistas sobre quais tópicos essenciais devem ser incluídos em um currículo de Endodontia para estudantes de graduação em Odontologia, além de conhecer a percepção de estudantes de graduação em odontologia sobre os níveis de competência adquiridos nesses tópicos durante o curso. A pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira foi uma forma de diagnóstico para conhecer os planos de ensino utilizados nas disciplinas de Endodontia das Faculdade de Odontologia públicas e privadas do Brasil. Essa etapa foi realizada através de um contato via e-mail enviado aos coordenadores dos cursos de odontologia, onde foi solicitado o envio dos planos de ensino da disciplina de endodontia. A segunda etapa foi a construção de uma proposta de currículo consensual contendo tópicos essenciais de Endodontia, utilizando a Técnica Delphi e a terceira etapa foi através da aplicação de um questionário estruturado para alunos do último ano do curso de odontologia. Após, os dados foram inseridos em banco de dados no SPSS 20.0 e foi realizada análise descritiva e medidas de dispersão central apropriadas para cada variável. As informações qualitativas foram analisadas pela análise de conteúdo temática através do processo de codificação com o apoio do software Nvivo. Foi possível observar que os plano de ensino da disciplina de endodontia utilizados atualmente em faculdades brasileiras de odontologia são muito heterogêneos entre si e que a maioria das instituições ainda possuem três disciplinas que contemplam os conteúdos de endodontia (pré-clinica, clínica de endodontia e clínica integrada). Após três rodadas da Técnica Delphi os especialistas chegaram em um consenso de 40 tópicos essenciais que deveriam ser incluídos em currículos para alunos de graduação em odontologia. Foi possível observar que os alunos não se sentem competentes para realização de etapas básicas 8 do tratamento endodôntico, como anatomia interna, abertura coronária, e seleção de casos em endodontia. Além disso, as expectativas dos professores em relação ao nível de competência esperado em cada tópico são elevadas em relação à percepção dos alunos de graduação. Ao final do trabalho e baseado nas diretrizes para ensino de endodontia da sociedade europeia de endodontia, na opinião dos especialistas participantes da pesquisa e na percepção dos alunos de graduação os autores elaboraram uma diretriz contendo tópicos essenciais para o ensino de endodontia em cursos de graduação em odontologia de universidades brasileiras, com a finalidade de auxiliar docentes ou gestores de universidades brasileiras na construção dos currículos utilizados na disciplina de endodontia
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T03:21:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254974
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114236
url http://hdl.handle.net/10183/254974
identifier_str_mv 001114236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254974/2/001114236.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254974/1/001114236.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfa0ff8e42e0da7c73c36b44329e2591
2c0655e5f4f00e8270f642f7722ed5f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085609429008384