Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jéssica Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zappe, Jana Gonçalves, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259497
Resumo: Este estudo investigou as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei antes, durante e depois da intervenção do sistema de justiça juvenil. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, considerando artigos publicados nas bases Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo e Scielo no período de 2013 a 2018. Os estudos evidenciaram que a trajetória escolar dos adolescentes que cometem atos infracionais é marcada por dificuldades de vinculação com a escola, repetência, defasagem idade/série, indisciplina e abandono escolar. Durante a intervenção do sistema de justiça juvenil, a escolarização e a profissionalização envolveram a oferta de atenção individualizada e investimento na relação entre educadores e adolescentes. Após a intervenção, os estudos demonstraram que os adolescentes construíram projetos de vida relacionados à educação e à profissionalização.
id UFRGS-2_6770a28afb3716e08994d3b603893301
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259497
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Jéssica CostaZappe, Jana GonçalvesDias, Ana Cristina Garcia2023-06-27T03:32:00Z20211982-1247http://hdl.handle.net/10183/259497001168830Este estudo investigou as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei antes, durante e depois da intervenção do sistema de justiça juvenil. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, considerando artigos publicados nas bases Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo e Scielo no período de 2013 a 2018. Os estudos evidenciaram que a trajetória escolar dos adolescentes que cometem atos infracionais é marcada por dificuldades de vinculação com a escola, repetência, defasagem idade/série, indisciplina e abandono escolar. Durante a intervenção do sistema de justiça juvenil, a escolarização e a profissionalização envolveram a oferta de atenção individualizada e investimento na relação entre educadores e adolescentes. Após a intervenção, os estudos demonstraram que os adolescentes construíram projetos de vida relacionados à educação e à profissionalização.This study investigated the school trajectories of adolescents in conflict with the law before, during and after intervention of the juvenile court system. A systematic literature review was carried out, considering articles published in the Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo and Scielo databases in the period from 2013 to 2018. The studies showed that the school trajectory of the adolescents who commit juvenile offenses is marked by difficulties of connection with the school, grade repetition, age/school-grade discrepancy, indiscipline and school quitting. During intervention of the juvenile court system, schooling and professionalization involved providing individualized attention and investing in the relationship between educators and adolescents. After the intervention, the studies showed that the adolescents built life projects related to education and professionalization.Este estudio investigó las trayectorias escolares de adolescentes en conflicto con la ley antes, durante y después de la intervención del sistema de justicia juvenil. Se realizó una revisión sistemática de literatura, considerando artículos publicados en las bases Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo y Scielo en el período de 2013 a 2018. Los estudios evidencian que la trayectoria escolar de los adolescentes que cometen infracciones está marcada por las dificultades de vinculación con la escuela, repitencia, diferencia de edad/ grado, indisciplina y abandono escolar. Durante la intervención del sistema de justicia juvenil, la escolarización y profesionalización implicaron brindar una atención individualizada e invertir en la relación entre educadores y adolescentes. Después de la intervención, los estudios mostraron que los adolescentes construyeron proyectos de vida relacionados a la educación y a la profesionalización.application/pdfporRevista Psicologia em Pesquisa. Juiz de Fora, MG. Vol. 15, n. 3 (dez. 2021), e26487, 20 f.Adolescente em conflito com a leiEvasão escolarEscolaMedidas socioeducativasRevisão de literaturaSchoolJuvenile delinquencyAdolescent in conflict with the lawEscuelaDelincuencia juvenilAdolescentes en conflicto con la leyTrajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literaturaSchool trajectories of adolescents in conflict with the law : a literature reviewTrayectorias escolares de adolescentes en conflicto con la ley : revisión de literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168830.pdf.txt001168830.pdf.txtExtracted Texttext/plain47249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259497/2/001168830.pdf.txtc630bbfc60d3eae7ae66aaeba00c2d2bMD52ORIGINAL001168830.pdfTexto completoapplication/pdf457673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259497/1/001168830.pdf5dc93059d381dfe44513bceec64eb741MD5110183/2594972024-03-29 06:19:11.541389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259497Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-29T09:19:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School trajectories of adolescents in conflict with the law : a literature review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Trayectorias escolares de adolescentes en conflicto con la ley : revisión de literatura
title Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
spellingShingle Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
Machado, Jéssica Costa
Adolescente em conflito com a lei
Evasão escolar
Escola
Medidas socioeducativas
Revisão de literatura
School
Juvenile delinquency
Adolescent in conflict with the law
Escuela
Delincuencia juvenil
Adolescentes en conflicto con la ley
title_short Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
title_full Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
title_fullStr Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
title_full_unstemmed Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
title_sort Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei : revisão da literatura
author Machado, Jéssica Costa
author_facet Machado, Jéssica Costa
Zappe, Jana Gonçalves
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Zappe, Jana Gonçalves
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jéssica Costa
Zappe, Jana Gonçalves
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente em conflito com a lei
Evasão escolar
Escola
Medidas socioeducativas
Revisão de literatura
topic Adolescente em conflito com a lei
Evasão escolar
Escola
Medidas socioeducativas
Revisão de literatura
School
Juvenile delinquency
Adolescent in conflict with the law
Escuela
Delincuencia juvenil
Adolescentes en conflicto con la ley
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Juvenile delinquency
Adolescent in conflict with the law
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela
Delincuencia juvenil
Adolescentes en conflicto con la ley
description Este estudo investigou as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei antes, durante e depois da intervenção do sistema de justiça juvenil. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, considerando artigos publicados nas bases Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo e Scielo no período de 2013 a 2018. Os estudos evidenciaram que a trajetória escolar dos adolescentes que cometem atos infracionais é marcada por dificuldades de vinculação com a escola, repetência, defasagem idade/série, indisciplina e abandono escolar. Durante a intervenção do sistema de justiça juvenil, a escolarização e a profissionalização envolveram a oferta de atenção individualizada e investimento na relação entre educadores e adolescentes. Após a intervenção, os estudos demonstraram que os adolescentes construíram projetos de vida relacionados à educação e à profissionalização.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-27T03:32:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259497
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-1247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168830
identifier_str_mv 1982-1247
001168830
url http://hdl.handle.net/10183/259497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Psicologia em Pesquisa. Juiz de Fora, MG. Vol. 15, n. 3 (dez. 2021), e26487, 20 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259497/2/001168830.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259497/1/001168830.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c630bbfc60d3eae7ae66aaeba00c2d2b
5dc93059d381dfe44513bceec64eb741
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447829651390464