Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jéssica Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zappe, Jana Gonçalves, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216119
Resumo: Esse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada.
id UFRGS-2_9c1b466f5f97867550ca1340f0a88074
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216119
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Jéssica CostaZappe, Jana GonçalvesDias, Ana Cristina Garcia2020-12-05T04:26:43Z20201677-2970http://hdl.handle.net/10183/216119001118941Esse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada.This study aimed to know the perception of adolescents in conflict with the law on personal aspects and school variables. Participants were 69 male adolescents who underwent socio-educational measures, aged between 12 and 20 years, who answered the Brazilian Youth Questionnaire. 93.2% of the adolescents had already failed school and 58.9% had been banned from school. However, they showed high means concerning their relationship with school (M=3,06; SD=1,06), self-esteem (M=3,90; SD=0,83) and self- efficacy (M=3,23; SD=0,67). Despite the high levels of school failure and expulsion, personal aspects related to school were satisfactory. Investments in public policies to overcome the precarious contexts in which they live may benefit them due to the resilience capacity identified.Este estudio buscó conocer la percepción de adolescentes en conflicto con la ley sobre aspectos personales y variables escolares. Participaron 69 jóvenes del sexo masculino que cumplían medida socioeducativa, con edades entre 12 a 20 años, que respondieron al Cuestionario de la Juventud Brasileña. El 93,2% de los participantes ya fueron reprobados y el 58,9% fueron expulsados. Sin embargo, presentaron medias elevadas en la relación con la escuela (M=3,06, DP=1,06), en Autoestima (M=3,90, DP=0,83) y Autoeficacia (M=3,23; DP=0,67). A pesar de los altos niveles de reprobación y expulsión, aspectos personales y relación con la escuela fueron satisfactorios. La inversión en políticas públicas para superar la precariedad de los contextos en que viven podrá beneficiarse en función de la capacidad de resiliencia identificada.application/pdfporRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto. Vol. 21, n.1 (jan./jun. 2020), p. 6-20.Adolescente em conflito com a leiDesempenho acadêmicoFracasso escolarAutoestimaAutoeficáciaAdolescents in conflict with the lawSchoolSelf-esteemSelf-efficacyAdolescente en conflicto con la leyEscuelaAutoestimaAutoeficaciaRelações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a leiRelationships between self-esteem, self-efficacy and perceptions about school in adolescents in conflict with the law Relaciones entre autoestima, autoeficacia y percepciones sobre la escuela en adolescentes en conflicto con la ley info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118941.pdf.txt001118941.pdf.txtExtracted Texttext/plain51001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/2/001118941.pdf.txt99db06ea3683641a94fba172f98f1b59MD52ORIGINAL001118941.pdfTexto completoapplication/pdf259660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/1/001118941.pdfb8030c290cfe693e0cd748876332e39cMD5110183/2161192020-12-06 05:11:33.306011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-06T07:11:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relationships between self-esteem, self-efficacy and perceptions about school in adolescents in conflict with the law
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Relaciones entre autoestima, autoeficacia y percepciones sobre la escuela en adolescentes en conflicto con la ley
title Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
spellingShingle Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
Machado, Jéssica Costa
Adolescente em conflito com a lei
Desempenho acadêmico
Fracasso escolar
Autoestima
Autoeficácia
Adolescents in conflict with the law
School
Self-esteem
Self-efficacy
Adolescente en conflicto con la ley
Escuela
Autoestima
Autoeficacia
title_short Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
title_full Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
title_fullStr Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
title_full_unstemmed Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
title_sort Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
author Machado, Jéssica Costa
author_facet Machado, Jéssica Costa
Zappe, Jana Gonçalves
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Zappe, Jana Gonçalves
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jéssica Costa
Zappe, Jana Gonçalves
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente em conflito com a lei
Desempenho acadêmico
Fracasso escolar
Autoestima
Autoeficácia
topic Adolescente em conflito com a lei
Desempenho acadêmico
Fracasso escolar
Autoestima
Autoeficácia
Adolescents in conflict with the law
School
Self-esteem
Self-efficacy
Adolescente en conflicto con la ley
Escuela
Autoestima
Autoeficacia
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescents in conflict with the law
School
Self-esteem
Self-efficacy
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescente en conflicto con la ley
Escuela
Autoestima
Autoeficacia
description Esse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-05T04:26:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216119
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118941
identifier_str_mv 1677-2970
001118941
url http://hdl.handle.net/10183/216119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da SPAGESP. Ribeirão Preto. Vol. 21, n.1 (jan./jun. 2020), p. 6-20.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/2/001118941.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/1/001118941.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99db06ea3683641a94fba172f98f1b59
b8030c290cfe693e0cd748876332e39c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002783080448