Inteligência competitiva na elaboração de propostas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29803 |
Resumo: | Este trabalho destinou-se a estudar como a aplicação de Inteligência Competitiva em Propostas Comerciais pode trazer benefícios para as organizações. Ressalta-se que a escolha do tema ganha fundamental importância quando são verificadas as rápidas mudanças que vem ocorrendo no ambiente econômico brasileiro, gerando muitas oportunidades de negócios. Para estas oportunidades, de fato, se tornarem negócios necessariamente passam pela apresentação de uma proposta e, nesse contexto, a Inteligência Competitiva se apresenta como uma importante ferramenta para auxiliar nas estratégias para a elaboração de uma proposta competitiva frente à concorrência. Assim, para a realização deste estudo, inicialmente, verificou-se os conceitos apresentados na bibliografia acerca do tema Inteligência Competitiva, e, posteriormente, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de tecnologia, sendo realizadas análises de documentos internos e entrevistas em profundidade, com o objetivo, de propor a aplicação de um Sistema de Inteligência Competitiva nos processos de comercialização e elaboração de proposta da empresa. Com a análise dos dados obtidos no trabalho, verificou-se que a Inteligência Competitiva, sendo aplicada em propostas, pode trazer respostas para questões fundamentais à cerca das oportunidades e assim sendo possível estabelecer estratégias competitivas que possibilitem posicionar a proposta estrategicamente da melhor forma no mercado, ocasionando em uma melhor margem de acerto em propostas. |
id |
UFRGS-2_679842532ed83965c7afbec066e4d1a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29803 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Saulo Jamerson FerrareziLuce, Fernando BinsEsteves, Priscila Silva2011-06-28T06:00:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/29803000778596Este trabalho destinou-se a estudar como a aplicação de Inteligência Competitiva em Propostas Comerciais pode trazer benefícios para as organizações. Ressalta-se que a escolha do tema ganha fundamental importância quando são verificadas as rápidas mudanças que vem ocorrendo no ambiente econômico brasileiro, gerando muitas oportunidades de negócios. Para estas oportunidades, de fato, se tornarem negócios necessariamente passam pela apresentação de uma proposta e, nesse contexto, a Inteligência Competitiva se apresenta como uma importante ferramenta para auxiliar nas estratégias para a elaboração de uma proposta competitiva frente à concorrência. Assim, para a realização deste estudo, inicialmente, verificou-se os conceitos apresentados na bibliografia acerca do tema Inteligência Competitiva, e, posteriormente, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de tecnologia, sendo realizadas análises de documentos internos e entrevistas em profundidade, com o objetivo, de propor a aplicação de um Sistema de Inteligência Competitiva nos processos de comercialização e elaboração de proposta da empresa. Com a análise dos dados obtidos no trabalho, verificou-se que a Inteligência Competitiva, sendo aplicada em propostas, pode trazer respostas para questões fundamentais à cerca das oportunidades e assim sendo possível estabelecer estratégias competitivas que possibilitem posicionar a proposta estrategicamente da melhor forma no mercado, ocasionando em uma melhor margem de acerto em propostas.application/pdfporInteligência competitivaEstratégiaInteligência competitiva na elaboração de propostasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778596.pdf.txt000778596.pdf.txtExtracted Texttext/plain88028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29803/2/000778596.pdf.txt8bb97d1dc5e5c25bcae45c5855ac9751MD52ORIGINAL000778596.pdf000778596.pdfTexto completoapplication/pdf628537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29803/1/000778596.pdffb03a9a361178f61bb53449be4e2eb0fMD51THUMBNAIL000778596.pdf.jpg000778596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29803/3/000778596.pdf.jpgd08f08f574ee6c1cdcfe56a6b615fd4fMD5310183/298032018-10-09 09:22:39.787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29803Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
title |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
spellingShingle |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas Garcia, Saulo Jamerson Ferrarezi Inteligência competitiva Estratégia |
title_short |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
title_full |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
title_fullStr |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
title_full_unstemmed |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
title_sort |
Inteligência competitiva na elaboração de propostas |
author |
Garcia, Saulo Jamerson Ferrarezi |
author_facet |
Garcia, Saulo Jamerson Ferrarezi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Saulo Jamerson Ferrarezi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Esteves, Priscila Silva |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins Esteves, Priscila Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência competitiva Estratégia |
topic |
Inteligência competitiva Estratégia |
description |
Este trabalho destinou-se a estudar como a aplicação de Inteligência Competitiva em Propostas Comerciais pode trazer benefícios para as organizações. Ressalta-se que a escolha do tema ganha fundamental importância quando são verificadas as rápidas mudanças que vem ocorrendo no ambiente econômico brasileiro, gerando muitas oportunidades de negócios. Para estas oportunidades, de fato, se tornarem negócios necessariamente passam pela apresentação de uma proposta e, nesse contexto, a Inteligência Competitiva se apresenta como uma importante ferramenta para auxiliar nas estratégias para a elaboração de uma proposta competitiva frente à concorrência. Assim, para a realização deste estudo, inicialmente, verificou-se os conceitos apresentados na bibliografia acerca do tema Inteligência Competitiva, e, posteriormente, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de tecnologia, sendo realizadas análises de documentos internos e entrevistas em profundidade, com o objetivo, de propor a aplicação de um Sistema de Inteligência Competitiva nos processos de comercialização e elaboração de proposta da empresa. Com a análise dos dados obtidos no trabalho, verificou-se que a Inteligência Competitiva, sendo aplicada em propostas, pode trazer respostas para questões fundamentais à cerca das oportunidades e assim sendo possível estabelecer estratégias competitivas que possibilitem posicionar a proposta estrategicamente da melhor forma no mercado, ocasionando em uma melhor margem de acerto em propostas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29803 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000778596 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29803 |
identifier_str_mv |
000778596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29803/2/000778596.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29803/1/000778596.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29803/3/000778596.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bb97d1dc5e5c25bcae45c5855ac9751 fb03a9a361178f61bb53449be4e2eb0f d08f08f574ee6c1cdcfe56a6b615fd4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224410575667200 |