O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Jocelito Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170441
Resumo: Este artigo se propõe a discutir as possibilidades de utilizar as representações coreográficas apresentadas pelos grupos de danças tradicionais gaúchas no ENART3 como ferramenta pedagógica, a partir de práticas artísticas. Parte-se do pressuposto que as representações coreográficas podem contribuir de maneira significativa com os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista, não somente seu caráter lúdico, ou de entretenimento, mas também pelos conteúdos que abordam em seus temas. Para compor este artigo, optou-se pelos conteúdos presentes nos PCNs que tratam da história do Rio Grande do Sul, buscando a seguir, definir quais as representações coreográficas que melhor poderiam contribuir para ilustrar esses aspectos, sob o olhar da Dança. As análises empreendidas apontam para uma fecunda zona de fronteira entre arte, dança e educação, que possibilitam utilizar as representações coreográficas como uma potente ferramenta pedagógica.
id UFRGS-2_67be6a047f7a9c35bc392497e1dc9d00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170441
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Jocelito Silva deBrunelli, Maria Lucia2017-11-20T09:09:17Z2017http://hdl.handle.net/10183/170441001052107Este artigo se propõe a discutir as possibilidades de utilizar as representações coreográficas apresentadas pelos grupos de danças tradicionais gaúchas no ENART3 como ferramenta pedagógica, a partir de práticas artísticas. Parte-se do pressuposto que as representações coreográficas podem contribuir de maneira significativa com os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista, não somente seu caráter lúdico, ou de entretenimento, mas também pelos conteúdos que abordam em seus temas. Para compor este artigo, optou-se pelos conteúdos presentes nos PCNs que tratam da história do Rio Grande do Sul, buscando a seguir, definir quais as representações coreográficas que melhor poderiam contribuir para ilustrar esses aspectos, sob o olhar da Dança. As análises empreendidas apontam para uma fecunda zona de fronteira entre arte, dança e educação, que possibilitam utilizar as representações coreográficas como uma potente ferramenta pedagógica.This article aims to discuss the possibilities of using the choreographic representations made by groups of traditional gaucho dances in ENART as a pedagogical tool, from artistic practices. This is on the assumption that the choreographic representations can contribute significantly to the processes of teaching and learning, with a view not only its playful character, or entertainment, but also the content that address their themes. To compose this article, we chose to present the content in NCPs dealing with the history of Rio Grande do Sul, seeking to follow, define choreographic representations that could best serve to illustrate these aspects, under the gaze of Dance. The analyzes undertaken point to a fruitful border zone between art, dance and education that enable use choreographic representations as a powerful educational tool.application/pdfporDanças tradicionais gaúchasEnsino e aprendizagemPedagogiaCoreografiaDanceLearningArtENARTEducationO estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052107.pdf001052107.pdfTexto completoapplication/pdf90705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170441/1/001052107.pdf0b684bed60e748a82d09fb109172b7e3MD51TEXT001052107.pdf.txt001052107.pdf.txtExtracted Texttext/plain46922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170441/2/001052107.pdf.txt725d7e0934430d65f4689031f7b4a971MD5210183/1704412022-09-14 04:55:10.524732oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170441Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:55:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
title O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
spellingShingle O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
Quadros, Jocelito Silva de
Danças tradicionais gaúchas
Ensino e aprendizagem
Pedagogia
Coreografia
Dance
Learning
Art
ENART
Education
title_short O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
title_full O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
title_fullStr O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
title_full_unstemmed O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
title_sort O estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchas
author Quadros, Jocelito Silva de
author_facet Quadros, Jocelito Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Jocelito Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunelli, Maria Lucia
contributor_str_mv Brunelli, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Danças tradicionais gaúchas
Ensino e aprendizagem
Pedagogia
Coreografia
topic Danças tradicionais gaúchas
Ensino e aprendizagem
Pedagogia
Coreografia
Dance
Learning
Art
ENART
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Learning
Art
ENART
Education
description Este artigo se propõe a discutir as possibilidades de utilizar as representações coreográficas apresentadas pelos grupos de danças tradicionais gaúchas no ENART3 como ferramenta pedagógica, a partir de práticas artísticas. Parte-se do pressuposto que as representações coreográficas podem contribuir de maneira significativa com os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista, não somente seu caráter lúdico, ou de entretenimento, mas também pelos conteúdos que abordam em seus temas. Para compor este artigo, optou-se pelos conteúdos presentes nos PCNs que tratam da história do Rio Grande do Sul, buscando a seguir, definir quais as representações coreográficas que melhor poderiam contribuir para ilustrar esses aspectos, sob o olhar da Dança. As análises empreendidas apontam para uma fecunda zona de fronteira entre arte, dança e educação, que possibilitam utilizar as representações coreográficas como uma potente ferramenta pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-20T09:09:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170441
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001052107
url http://hdl.handle.net/10183/170441
identifier_str_mv 001052107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170441/1/001052107.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170441/2/001052107.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b684bed60e748a82d09fb109172b7e3
725d7e0934430d65f4689031f7b4a971
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447207267008512