"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202468 |
Resumo: | O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais. |
id |
UFRGS-2_67d958b34921a1fdb8875b2853ed3607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202468 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Leandro Alves daMassa, Clovis Dias2019-12-11T03:58:41Z20181414-5731http://hdl.handle.net/10183/202468001107750O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.This article engenders some reflections on the contributions of Animated Theatre to the training of the actor and dancer in the contemporary world. Breaking with the radicalism of viewing the puppet/marionette as an ideal, utopian and unattainable model, in the wake of what thinkers such as Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold and others have set for actors and dancers, this article presents the contemporary marionette based on the understanding of the bodies and marionette-like states proposed by Joëlle Noguès: an entity in relation to the actor-manipulator, capable of affecting and being affected, which breaks the boundaries between the animate and the inanimate on the contemporary scene of Animation Theatre and which opens a broad field of research and creation for the actor and for the dancer. Understanding these transformations is fundamental in order to think the artist training process with and within today’s Animated Theatre, either in institutional and formal spaces – the academic field – or in informal spaces.application/pdfporUrdimento. Vol. 2, n. 32 (2018), p. 348-363Teatro de bonecosTeatro de animaçãoFormação do artistaPuppet theatreActor trainingDancer trainingMarionette-like bodiesPuppet pedagogy"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino“And here we are, adrift in a sea of enchantment” ! Animated Theatre as an example for the actor and dancerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107750.pdf.txt001107750.pdf.txtExtracted Texttext/plain55963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/2/001107750.pdf.txtd80b71fc1625a7009b227f1e5975a195MD52ORIGINAL001107750.pdfTexto completoapplication/pdf312627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/1/001107750.pdf2dcbb06b65f141eada635eeec93ed5aeMD5110183/2024682019-12-13 05:00:22.605783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-13T07:00:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
“And here we are, adrift in a sea of enchantment” ! Animated Theatre as an example for the actor and dancer |
title |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
spellingShingle |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino Silva, Leandro Alves da Teatro de bonecos Teatro de animação Formação do artista Puppet theatre Actor training Dancer training Marionette-like bodies Puppet pedagogy |
title_short |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
title_full |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
title_fullStr |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
title_full_unstemmed |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
title_sort |
"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino |
author |
Silva, Leandro Alves da |
author_facet |
Silva, Leandro Alves da Massa, Clovis Dias |
author_role |
author |
author2 |
Massa, Clovis Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro Alves da Massa, Clovis Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de bonecos Teatro de animação Formação do artista |
topic |
Teatro de bonecos Teatro de animação Formação do artista Puppet theatre Actor training Dancer training Marionette-like bodies Puppet pedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Puppet theatre Actor training Dancer training Marionette-like bodies Puppet pedagogy |
description |
O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-11T03:58:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/202468 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5731 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001107750 |
identifier_str_mv |
1414-5731 001107750 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/202468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Urdimento. Vol. 2, n. 32 (2018), p. 348-363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/2/001107750.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/1/001107750.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d80b71fc1625a7009b227f1e5975a195 2dcbb06b65f141eada635eeec93ed5ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447701121138688 |