"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Alves da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Massa, Clovis Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202468
Resumo: O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.
id UFRGS-2_67d958b34921a1fdb8875b2853ed3607
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202468
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Leandro Alves daMassa, Clovis Dias2019-12-11T03:58:41Z20181414-5731http://hdl.handle.net/10183/202468001107750O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.This article engenders some reflections on the contributions of Animated Theatre to the training of the actor and dancer in the contemporary world. Breaking with the radicalism of viewing the puppet/marionette as an ideal, utopian and unattainable model, in the wake of what thinkers such as Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold and others have set for actors and dancers, this article presents the contemporary marionette based on the understanding of the bodies and marionette-like states proposed by Joëlle Noguès: an entity in relation to the actor-manipulator, capable of affecting and being affected, which breaks the boundaries between the animate and the inanimate on the contemporary scene of Animation Theatre and which opens a broad field of research and creation for the actor and for the dancer. Understanding these transformations is fundamental in order to think the artist training process with and within today’s Animated Theatre, either in institutional and formal spaces – the academic field – or in informal spaces.application/pdfporUrdimento. Vol. 2, n. 32 (2018), p. 348-363Teatro de bonecosTeatro de animaçãoFormação do artistaPuppet theatreActor trainingDancer trainingMarionette-like bodiesPuppet pedagogy"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino“And here we are, adrift in a sea of enchantment” ! Animated Theatre as an example for the actor and dancerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107750.pdf.txt001107750.pdf.txtExtracted Texttext/plain55963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/2/001107750.pdf.txtd80b71fc1625a7009b227f1e5975a195MD52ORIGINAL001107750.pdfTexto completoapplication/pdf312627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/1/001107750.pdf2dcbb06b65f141eada635eeec93ed5aeMD5110183/2024682019-12-13 05:00:22.605783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-13T07:00:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “And here we are, adrift in a sea of enchantment” ! Animated Theatre as an example for the actor and dancer
title "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
spellingShingle "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
Silva, Leandro Alves da
Teatro de bonecos
Teatro de animação
Formação do artista
Puppet theatre
Actor training
Dancer training
Marionette-like bodies
Puppet pedagogy
title_short "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
title_full "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
title_fullStr "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
title_full_unstemmed "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
title_sort "E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino
author Silva, Leandro Alves da
author_facet Silva, Leandro Alves da
Massa, Clovis Dias
author_role author
author2 Massa, Clovis Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Alves da
Massa, Clovis Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de bonecos
Teatro de animação
Formação do artista
topic Teatro de bonecos
Teatro de animação
Formação do artista
Puppet theatre
Actor training
Dancer training
Marionette-like bodies
Puppet pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Puppet theatre
Actor training
Dancer training
Marionette-like bodies
Puppet pedagogy
description O presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-11T03:58:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202468
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5731
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107750
identifier_str_mv 1414-5731
001107750
url http://hdl.handle.net/10183/202468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Urdimento. Vol. 2, n. 32 (2018), p. 348-363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/2/001107750.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202468/1/001107750.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d80b71fc1625a7009b227f1e5975a195
2dcbb06b65f141eada635eeec93ed5ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447701121138688