Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Carlos Tavares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193305
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os baixos salários e as condições precárias de muitas escolas. Participaram nesta pesquisa 43 professores da rede pública e privada do ensino fundamental, médio, da EJA, de cursos técnicos e de Universidades do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada através de um questionário em formulário on line dividida em perguntas, definidas em três grandes grupos que descreveram o perfil dos professores, o porquê de ser professor de Matemática e as implicações do estar professor de Matemática. De acordo com os dados da pesquisa os professores entrevistados são na sua maioria mulheres, com idade entre 30 e 49 anos, que lecionam Matemática há mais de dez anos, que escolhera a Matemática como primeira opção no vestibular, que fizeram graduação e atuam na rede pública, e lecionam para o ensino fundamental e médio. A pesquisa também indicou que os professores participantes sentem reconhecimento pelo seu trabalho, que as condições de trabalho influenciam na prática da sua profissão e que a relação com os alunos é o principal fator motivacional para sua permanência nesta profissão. Os dados também indicaram que para os professores participantes o ser professor de Matemática é associado a uma missão, uma vocação e o estar professor de Matemática é um ato de resistência e persistência em prol da educação e pelo ensino da Matemática na contemporaneidade.
id UFRGS-2_68b349402a84fbf641092de7305c2bda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, João Carlos TavaresDalcin, Andréia2019-04-24T02:34:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/193305001089004Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os baixos salários e as condições precárias de muitas escolas. Participaram nesta pesquisa 43 professores da rede pública e privada do ensino fundamental, médio, da EJA, de cursos técnicos e de Universidades do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada através de um questionário em formulário on line dividida em perguntas, definidas em três grandes grupos que descreveram o perfil dos professores, o porquê de ser professor de Matemática e as implicações do estar professor de Matemática. De acordo com os dados da pesquisa os professores entrevistados são na sua maioria mulheres, com idade entre 30 e 49 anos, que lecionam Matemática há mais de dez anos, que escolhera a Matemática como primeira opção no vestibular, que fizeram graduação e atuam na rede pública, e lecionam para o ensino fundamental e médio. A pesquisa também indicou que os professores participantes sentem reconhecimento pelo seu trabalho, que as condições de trabalho influenciam na prática da sua profissão e que a relação com os alunos é o principal fator motivacional para sua permanência nesta profissão. Os dados também indicaram que para os professores participantes o ser professor de Matemática é associado a uma missão, uma vocação e o estar professor de Matemática é um ato de resistência e persistência em prol da educação e pelo ensino da Matemática na contemporaneidade.This research has the aim to comprehend the reasons a person chooses to be a Math teacher as his/her profession even knowing the difficulties faced from entering the college up to the low salaries earned by these professionals, and also including the bad local work conditions presented by many schools. The researched counted on with 43 teachers from public and private schools, from Elementary and High School students, from EJA (Adults Teaching Program), technician courses and also Universities from Rio Grande do Sul. The data was collected using a web questionnaire and it was divided into three big groups of questions which selected teachers’ characteristics, the reasons he/she is a Math teacher and why he/she works as a Math teacher. According to the data, the mainly Math teachers group is formed by women, between 30 and 49 years old who have been teaching Math for more than 10 years; this group chose Math as the first option in their “vestibular” contest to enter the college; this same group is graduated, they teach in public institutions, with Elementary and High School students. The research also showed that this group of teachers, mentioned above, noticed his/her work inside classrooms is recognized; that some work situations contribute the way the teaching process goes on and also that the relationship with the group of students is the main motivation to keep themselves teaching Math. The data gives further information, such as, it shows that to be a Math teacher is a mission, a sort of calling; but when he/she is acting as a teacher the relation is a sort of tenacity and endurance to assure the Education itself, but also the Mathematics’ teaching process in our contemporaneity.application/pdfporProfessor de matematica - reflexao sobre a profissaoPrática docenteMathSchoolTeacherPor que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089004.pdf.txt001089004.pdf.txtExtracted Texttext/plain178741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193305/2/001089004.pdf.txt105159a9fe69df5e25bd8ae92e188731MD52ORIGINAL001089004.pdfTexto completoapplication/pdf1132187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193305/1/001089004.pdf881389c51d3b0900a5c78fe07152f2e7MD5110183/1933052019-04-25 02:36:43.557591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
title Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
spellingShingle Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
Pereira, João Carlos Tavares
Professor de matematica - reflexao sobre a profissao
Prática docente
Math
School
Teacher
title_short Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
title_full Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
title_fullStr Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
title_full_unstemmed Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
title_sort Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
author Pereira, João Carlos Tavares
author_facet Pereira, João Carlos Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Carlos Tavares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de matematica - reflexao sobre a profissao
Prática docente
topic Professor de matematica - reflexao sobre a profissao
Prática docente
Math
School
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Math
School
Teacher
description Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os baixos salários e as condições precárias de muitas escolas. Participaram nesta pesquisa 43 professores da rede pública e privada do ensino fundamental, médio, da EJA, de cursos técnicos e de Universidades do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada através de um questionário em formulário on line dividida em perguntas, definidas em três grandes grupos que descreveram o perfil dos professores, o porquê de ser professor de Matemática e as implicações do estar professor de Matemática. De acordo com os dados da pesquisa os professores entrevistados são na sua maioria mulheres, com idade entre 30 e 49 anos, que lecionam Matemática há mais de dez anos, que escolhera a Matemática como primeira opção no vestibular, que fizeram graduação e atuam na rede pública, e lecionam para o ensino fundamental e médio. A pesquisa também indicou que os professores participantes sentem reconhecimento pelo seu trabalho, que as condições de trabalho influenciam na prática da sua profissão e que a relação com os alunos é o principal fator motivacional para sua permanência nesta profissão. Os dados também indicaram que para os professores participantes o ser professor de Matemática é associado a uma missão, uma vocação e o estar professor de Matemática é um ato de resistência e persistência em prol da educação e pelo ensino da Matemática na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193305
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089004
url http://hdl.handle.net/10183/193305
identifier_str_mv 001089004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193305/2/001089004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193305/1/001089004.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 105159a9fe69df5e25bd8ae92e188731
881389c51d3b0900a5c78fe07152f2e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486920460763136