As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66868
Resumo: Neste trabalho propõe-se a discussão de competências do professor de matemática no exercício da docência em sala de aula. O objetivo é provocar reflexões acerca de comportamentos e habilidades que, em conjunto com fatores externos, afetem ou contribuam para a manutenção da aula de matemática. Parte-se das inquietações e motivações do autor, no sentido de refletir sobre suas práticas como docente e, mais amplamente, sobre a profissão “professor de matemática”, tendo em vista a análise das expectativas dos alunos e de seus impactos no ecossistema de sala de aula. Sustentado pelos pilares da História Oral, o autor descreve e analisa cenas de seu cotidiano em salas de aulas e excertos de entrevistas com professores de matemática do Ensino Médio. Utiliza como referenciais teóricos alguns conceitos de Larrosa, Perrenoud e Hargreaves, relativos à experiência, competência e reflexão, entre outros, que possam contribuir para que o professor repense suas práticas. Em especial destaca e discute a reflexão como mecanismo que possibilita a adaptação do professor ao perfil de grupo de alunos e manutenção da aula. Neste trabalho, “várias faces de um professor de matemática” está sendo entendido na dimensão de um profissional flexível, vigilante e capaz de modificar sua prática para entender e atender às necessidades de um grupo, buscando a harmonia em sala de aula.
id UFRGS-2_e578f5bc098a8c1fd3c58a8755456b03
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, LucianaCarrasco, Lucia Helena Marques2013-02-22T01:39:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/66868000871965Neste trabalho propõe-se a discussão de competências do professor de matemática no exercício da docência em sala de aula. O objetivo é provocar reflexões acerca de comportamentos e habilidades que, em conjunto com fatores externos, afetem ou contribuam para a manutenção da aula de matemática. Parte-se das inquietações e motivações do autor, no sentido de refletir sobre suas práticas como docente e, mais amplamente, sobre a profissão “professor de matemática”, tendo em vista a análise das expectativas dos alunos e de seus impactos no ecossistema de sala de aula. Sustentado pelos pilares da História Oral, o autor descreve e analisa cenas de seu cotidiano em salas de aulas e excertos de entrevistas com professores de matemática do Ensino Médio. Utiliza como referenciais teóricos alguns conceitos de Larrosa, Perrenoud e Hargreaves, relativos à experiência, competência e reflexão, entre outros, que possam contribuir para que o professor repense suas práticas. Em especial destaca e discute a reflexão como mecanismo que possibilita a adaptação do professor ao perfil de grupo de alunos e manutenção da aula. Neste trabalho, “várias faces de um professor de matemática” está sendo entendido na dimensão de um profissional flexível, vigilante e capaz de modificar sua prática para entender e atender às necessidades de um grupo, buscando a harmonia em sala de aula.This paper proposes to discuss competencies of mathematics teachers in the teaching profession in the classroom. The main goal is to provoke thoughts about behaviors and skills that, together with external factors affect or contribute to the maintenance of the math class. It starts with the concerns and motivations of the author, to reflect on their practices as a teacher and, more broadly, about "math teacher" profession, in order to analyze the expectations of students and their impacts on the classroom ecosystem. Supported by the pillars of Oral History, the author describes and analyzes scenes of everyday life in classrooms and excerpts from interviews with mathematics teachers of high school. They use as reference the theoretical concepts of Larrosa, Perrenoud and Hargreaves, regarding experience, competence and reflection, among others, that could contribute to the teacher rethink their practices. In particular the author highlights and discusses the reflection as a mechanism that enables the adaptation of the teacher's profile to the group of students and school maintenance. In this work, "many faces of a mathematics teacher" is understood in the dimension of a professional flexible, vigilant and capable to modify their practice to understand and attend the needs of a group, seeking harmony in the classroom.application/pdfporProfessor de matematica - reflexao sobre a profissaoEnsino médioKnowledgeReflectMathematics teacherClassroomAs várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871965.pdf000871965.pdfTexto completoapplication/pdf917001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66868/1/000871965.pdfc8f928a9ac1815b2739b5e6390ae74beMD51TEXT000871965.pdf.txt000871965.pdf.txtExtracted Texttext/plain120629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66868/2/000871965.pdf.txt3806f250614050b96868179de549cdbaMD52THUMBNAIL000871965.pdf.jpg000871965.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66868/3/000871965.pdf.jpg64056b9fbc4a5b4c3b85c804be781531MD5310183/668682018-10-17 07:48:02.57oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
title As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
spellingShingle As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
Lima, Luciana
Professor de matematica - reflexao sobre a profissao
Ensino médio
Knowledge
Reflect
Mathematics teacher
Classroom
title_short As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
title_full As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
title_fullStr As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
title_full_unstemmed As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
title_sort As várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docência
author Lima, Luciana
author_facet Lima, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de matematica - reflexao sobre a profissao
Ensino médio
topic Professor de matematica - reflexao sobre a profissao
Ensino médio
Knowledge
Reflect
Mathematics teacher
Classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge
Reflect
Mathematics teacher
Classroom
description Neste trabalho propõe-se a discussão de competências do professor de matemática no exercício da docência em sala de aula. O objetivo é provocar reflexões acerca de comportamentos e habilidades que, em conjunto com fatores externos, afetem ou contribuam para a manutenção da aula de matemática. Parte-se das inquietações e motivações do autor, no sentido de refletir sobre suas práticas como docente e, mais amplamente, sobre a profissão “professor de matemática”, tendo em vista a análise das expectativas dos alunos e de seus impactos no ecossistema de sala de aula. Sustentado pelos pilares da História Oral, o autor descreve e analisa cenas de seu cotidiano em salas de aulas e excertos de entrevistas com professores de matemática do Ensino Médio. Utiliza como referenciais teóricos alguns conceitos de Larrosa, Perrenoud e Hargreaves, relativos à experiência, competência e reflexão, entre outros, que possam contribuir para que o professor repense suas práticas. Em especial destaca e discute a reflexão como mecanismo que possibilita a adaptação do professor ao perfil de grupo de alunos e manutenção da aula. Neste trabalho, “várias faces de um professor de matemática” está sendo entendido na dimensão de um profissional flexível, vigilante e capaz de modificar sua prática para entender e atender às necessidades de um grupo, buscando a harmonia em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66868
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871965
url http://hdl.handle.net/10183/66868
identifier_str_mv 000871965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66868/1/000871965.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66868/2/000871965.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66868/3/000871965.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f928a9ac1815b2739b5e6390ae74be
3806f250614050b96868179de549cdba
64056b9fbc4a5b4c3b85c804be781531
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486759155171328