Avaliação da qualidade na atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbem, Giana Garcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67692
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever a avaliação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados por três unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Tapes/RS. Trata-se de pesquisa quantitativa realizada com 180 usuários no mês de janeiro de 2012, que responderam a uma adaptação do “Questionário Sobre Sistema de Atenção Básica no Brasil” (Almeida e Macinko, 2006). Foram abordadas as seguintes variáveis: acesso, porta de entrada, vínculo, elenco de serviços, coordenação e formação profissional. Os resultados demonstraram facilidade no acesso aos serviços de atenção básica; na porta de entrada, 91% dos usuários consultam nas unidades antes de chegar a um especialista; em relação ao vínculo, 87,8% dos usuários são examinados pelo mesmo profissional; e, é oferecido o elenco de serviços relacionados na atenção básica pelo Ministério da Saúde. Na coordenação dos serviços, apenas 35% trazem consigo para a consulta os resultados dos exames; em relação aos profissionais vinculados às unidades de saúde estudadas, a existência de um bom relacionamento entre os profissionais e a comunidade foi referida de forma unânime e 84,4% recomendam as unidades para seus amigos. Em síntese, as unidades de Estratégias de Saúde da Família estudadas atendem aos princípios preconizados para a atenção básica de saúde.
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