Avaliação da qualidade na atenção básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67692 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever a avaliação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados por três unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Tapes/RS. Trata-se de pesquisa quantitativa realizada com 180 usuários no mês de janeiro de 2012, que responderam a uma adaptação do “Questionário Sobre Sistema de Atenção Básica no Brasil” (Almeida e Macinko, 2006). Foram abordadas as seguintes variáveis: acesso, porta de entrada, vínculo, elenco de serviços, coordenação e formação profissional. Os resultados demonstraram facilidade no acesso aos serviços de atenção básica; na porta de entrada, 91% dos usuários consultam nas unidades antes de chegar a um especialista; em relação ao vínculo, 87,8% dos usuários são examinados pelo mesmo profissional; e, é oferecido o elenco de serviços relacionados na atenção básica pelo Ministério da Saúde. Na coordenação dos serviços, apenas 35% trazem consigo para a consulta os resultados dos exames; em relação aos profissionais vinculados às unidades de saúde estudadas, a existência de um bom relacionamento entre os profissionais e a comunidade foi referida de forma unânime e 84,4% recomendam as unidades para seus amigos. Em síntese, as unidades de Estratégias de Saúde da Família estudadas atendem aos princípios preconizados para a atenção básica de saúde. |
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Dalbem, Giana GarciaBordin, RonaldoStopiglia, Cheila Denise Ottonelli2013-03-15T01:42:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/67692000870491Este estudo teve como objetivo descrever a avaliação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados por três unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Tapes/RS. Trata-se de pesquisa quantitativa realizada com 180 usuários no mês de janeiro de 2012, que responderam a uma adaptação do “Questionário Sobre Sistema de Atenção Básica no Brasil” (Almeida e Macinko, 2006). Foram abordadas as seguintes variáveis: acesso, porta de entrada, vínculo, elenco de serviços, coordenação e formação profissional. Os resultados demonstraram facilidade no acesso aos serviços de atenção básica; na porta de entrada, 91% dos usuários consultam nas unidades antes de chegar a um especialista; em relação ao vínculo, 87,8% dos usuários são examinados pelo mesmo profissional; e, é oferecido o elenco de serviços relacionados na atenção básica pelo Ministério da Saúde. Na coordenação dos serviços, apenas 35% trazem consigo para a consulta os resultados dos exames; em relação aos profissionais vinculados às unidades de saúde estudadas, a existência de um bom relacionamento entre os profissionais e a comunidade foi referida de forma unânime e 84,4% recomendam as unidades para seus amigos. Em síntese, as unidades de Estratégias de Saúde da Família estudadas atendem aos princípios preconizados para a atenção básica de saúde.This study aimed to describe the patients' evaluation of the quality of services provided by three units of the Family Health Strategy for the city of Tapes/RS. It is a quantitative research conducted with 180 users in January 2012, answering an adaptation of the "Primary Care System in Brazil Questionnaire" (Almeida and Macinko, 2006). We addressed the following variables: access, port of entry, linkages, services, coordination and training. The results shown ease of access to primary care services; on the port of entry, 91% of users consult the units before coming to a specialist; on the linkage, 87.8% of users are examined by the same professional; and, it is offered the list of related services in primary care by the Ministry of Health. On the coordination of services, only 35% bring along the results of the tests when coming for a consult; on the professionals attached to the health units studied, the existence of a good relationship between professionals and the community was so unanimous and that 84.4% recommend the units to their friends. In summary, the Family Health Strategy units studied meet the principles advocated for primary health care.application/pdfporPlanejamento em saúdeServiços de saúdeSaúde da famíliaHealth planning and managementPrimary health careHealth managementHealth servicesAvaliação da qualidade na atenção básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúde UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000870491.pdf000870491.pdfTexto completoapplication/pdf1097076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67692/1/000870491.pdfaed91fc1f5dd0a76033f4a2a12031bf7MD51TEXT000870491.pdf.txt000870491.pdf.txtExtracted Texttext/plain75870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67692/2/000870491.pdf.txtd507537eaf37563cebc2fec385623803MD52THUMBNAIL000870491.pdf.jpg000870491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67692/3/000870491.pdf.jpg57199de48a3c4be5be36f2f75b2383acMD5310183/676922018-10-05 08:17:09.364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:17:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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