Análise de prontuários de pré-escolares quanto às alterações fonoaudiológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Paula Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37919
Resumo: Objetivo: Descrever a prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças pré-escolares. Métodos: Foram utilizados os prontuários dos alunos regularmente matriculados na pré-escola de uma escola particular da cidade de Porto Alegre, durante os anos de 2009 e 2010. A amostra constituiu-se de 167 prontuários de crianças no ano em que completavam 5 e 6 anos. Foram descritos os dados quanto aos seguintes aspectos: idade, gênero, aleitamento materno, hábitos de sucção de mamadeira, chupeta e dedo, padrão respiratório, orelha média e interna, patologias associadas, padrão vocal e linguagem oral. Resultados: A mamadeira e a chupeta foram os hábitos orais mais comuns; 27,5% dos pré-escolares possuíam padrão respiratório oronasal; 28,8% apresentaram alteração de orelha média e 12,6% de orelha interna. Do total dos prontuários analisados, 38,4% evidenciaram algum tipo de alteração de linguagem e/ou motricidade orofacial. Conclusão: Constatou-se a necessidade de se instalar programas de monitoramento fonoaudiológico em pré-escolas, bem como, a validação de instrumentos de triagem fonoaudiológica escolar que contemple estes aspectos.
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spelling Barbosa, Ana Paula MarquesFrança, Marcio Pezzini2012-03-24T01:24:19Z2012http://hdl.handle.net/10183/37919000823253Objetivo: Descrever a prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças pré-escolares. Métodos: Foram utilizados os prontuários dos alunos regularmente matriculados na pré-escola de uma escola particular da cidade de Porto Alegre, durante os anos de 2009 e 2010. A amostra constituiu-se de 167 prontuários de crianças no ano em que completavam 5 e 6 anos. Foram descritos os dados quanto aos seguintes aspectos: idade, gênero, aleitamento materno, hábitos de sucção de mamadeira, chupeta e dedo, padrão respiratório, orelha média e interna, patologias associadas, padrão vocal e linguagem oral. Resultados: A mamadeira e a chupeta foram os hábitos orais mais comuns; 27,5% dos pré-escolares possuíam padrão respiratório oronasal; 28,8% apresentaram alteração de orelha média e 12,6% de orelha interna. Do total dos prontuários analisados, 38,4% evidenciaram algum tipo de alteração de linguagem e/ou motricidade orofacial. Conclusão: Constatou-se a necessidade de se instalar programas de monitoramento fonoaudiológico em pré-escolas, bem como, a validação de instrumentos de triagem fonoaudiológica escolar que contemple estes aspectos.Purpose: Retrospective description from pre-school children health records for speech and hearing disorders. Methods: Records from students enrolled at a Porto Alegre’s private preschool during 2009 and 2010 years were analyzed. The sample consisted by 167 records from the same year which they accomplished 5 and 6 years old. Data’s been described by age, gender, breastfeeding, bottle, pacifier and finger sucking habits, breathing pattern, middle and inner ear impairements, associated diseases, vocal pattern and oral language disorders. Results: The most common oral habits were bottle and pacifier sucking. 27,5% had oronasal breathing pattern. 28,8% had middle ear impairement and 12,6% had inner ear impairement. 38,4% had one or more kind of oral language disorder. Conclusions: Approached the need of speech, hearing and language monitoring programs into pre-schools, as well as screening tools validation which contemplates all of those aspects.application/pdfporLinguagem infantilCrianças em idade pré-escolarScreeningEducational speech pathology and audiologyPre-schoolSpeech and hearing disordersAnálise de prontuários de pré-escolares quanto às alterações fonoaudiológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase em Infânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823253.pdf000823253.pdfTexto completoapplication/pdf424601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37919/1/000823253.pdf0691697be33182693716e2866ad8b33aMD51TEXT000823253.pdf.txt000823253.pdf.txtExtracted Texttext/plain38709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37919/2/000823253.pdf.txt8cce7d24bf58ef25d8d5420ab2ffccd5MD52THUMBNAIL000823253.pdf.jpg000823253.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37919/3/000823253.pdf.jpg6b24b1b59d51931147b45c7b883764e9MD5310183/379192018-10-11 08:43:39.661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37919Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-11T11:43:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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