A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-30092024-174659/ |
Resumo: | Este trabalho discute a estruturação de ações fonoaudiológicas no sistema público de saúde do município de Piracicaba desenvolvidas por estudantes do Curso de Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba, na disciplina Estágio em Fonoaudiologia Comunitária. Essa disciplina tem buscado responder aos desafios da proposta formulada pelo SUS, estruturando suas intervenções no nível local de atenção à saúde, de forma a contemplar a resolutividade e a detecção precoce, norteadas pelos princípios da Promoção da Saúde. Tomando como referência as ações fonoaudiológicas desenvolvidas no município por estudantes dessa disciplina, pretende analisar os limites e possibilidades de tal intervenção na reorganização dos serviços e na construção de novas práticas em Fonoaudiologia. Objetivos. 1. Descrever e analisar as propostas de intervenção desenvolvidas pelas alunas do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP, evidenciando concepções e práticas do campo da Promoção da Saúde. 2. Sistematizar a proposta de implantação da atenção fonoaudiológica no nível local do Sistema Único de Saúde de Piracicaba, desenvolvida a partir do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária. 3. Sistematizar as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas na Disciplina Fonoaudiologia Comunitária do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP. Método. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental, com dados coletados dos relatórios elaborados pelas alunas durante o estágio desenvolvido no Distrito de Saúde Piracicamirim - Piracicaba, SP, nos anos de 1997 e 1998 e complementado por resultados obtidos através da técnica de grupo focal. Resultados e Discussão. A construção da prática fonoaudiológica no município de Piracicaba, a partir de ações desenvolvidas no Estágio de Fonoaudiologia Comunitária, evidenciou a importância do nível local de atenção à saúde como espaço de práticas voltadas para a Promoção da Saúde. Atuar próximo da moradia dos usuários permitiu que a organização das atividades pudessem ser pautadas por determinantes sociais e que as alunas relacionassem as alterações de linguagem e outros problemas apresentados pelos usuários com esses determinantes, superando a visão clínica, fragmentada, do sujeito patológico. Permitiu ainda que as alunas pudessem reconhecer a complexidade de atuar a partir dos problemas da população determinados pelas condições de vida do território de modo a articular teoria e prática numa realidade concreta e ampliar o espaço de ação para além da clínica fonoaudiológica. |
id |
USP_f4bda5eac793c43087a6758c4d18d1ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30092024-174659 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de PiracicabaThe elaboration of speech-language pathology and audiology practices at a local levei guided by promotion of health improvement in the city of PiracicabaCommunity Speech Pathology and AudiologyFonoaudiologia ComunitáriaFormação em FonoaudiologiaHealth PromotionLanguageLinguagemPromoção da SaúdePublic HealthSaúde PúblicaSpeech Pathology and Audiology GraduationEste trabalho discute a estruturação de ações fonoaudiológicas no sistema público de saúde do município de Piracicaba desenvolvidas por estudantes do Curso de Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba, na disciplina Estágio em Fonoaudiologia Comunitária. Essa disciplina tem buscado responder aos desafios da proposta formulada pelo SUS, estruturando suas intervenções no nível local de atenção à saúde, de forma a contemplar a resolutividade e a detecção precoce, norteadas pelos princípios da Promoção da Saúde. Tomando como referência as ações fonoaudiológicas desenvolvidas no município por estudantes dessa disciplina, pretende analisar os limites e possibilidades de tal intervenção na reorganização dos serviços e na construção de novas práticas em Fonoaudiologia. Objetivos. 1. Descrever e analisar as propostas de intervenção desenvolvidas pelas alunas do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP, evidenciando concepções e práticas do campo da Promoção da Saúde. 2. Sistematizar a proposta de implantação da atenção fonoaudiológica no nível local do Sistema Único de Saúde de Piracicaba, desenvolvida a partir do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária. 3. Sistematizar as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas na Disciplina Fonoaudiologia Comunitária do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP. Método. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental, com dados coletados dos relatórios elaborados pelas alunas durante o estágio desenvolvido no Distrito de Saúde Piracicamirim - Piracicaba, SP, nos anos de 1997 e 1998 e complementado por resultados obtidos através da técnica de grupo focal. Resultados e Discussão. A construção da prática fonoaudiológica no município de Piracicaba, a partir de ações desenvolvidas no Estágio de Fonoaudiologia Comunitária, evidenciou a importância do nível local de atenção à saúde como espaço de práticas voltadas para a Promoção da Saúde. Atuar próximo da moradia dos usuários permitiu que a organização das atividades pudessem ser pautadas por determinantes sociais e que as alunas relacionassem as alterações de linguagem e outros problemas apresentados pelos usuários com esses determinantes, superando a visão clínica, fragmentada, do sujeito patológico. Permitiu ainda que as alunas pudessem reconhecer a complexidade de atuar a partir dos problemas da população determinados pelas condições de vida do território de modo a articular teoria e prática numa realidade concreta e ampliar o espaço de ação para além da clínica fonoaudiológica.The objective of this work is to discuss the structure of the speech-language pathology and audiology practices in the public health system in the city of Piracicaba developed by undergraduate students of the Speech Pathology and Audiology School at the Methodist University of Piracicaba, in the course \"Community Speech Pathology and Audiology Internship\". This course has attempted to face the challenges of the proposal made by the public health system, structuring the interventions at the local level of health care, aiming at the early detection and resolution, according to the Principles of Health Promotion. We intend to analyze the limitations and possibilities of such intervention in the reorganization of the services and in the construction of new practices in speech pathology and audiology with reference on the works developed by the interns in the city. Objectives. 1. To describe and analyze the intervention proposals presented by students for the Community Speech Pathology and Audiology Internship at the Speech Pathology and Audiology School at UNIMEP, outlining concepts and practices in the area of Health Promotion. 2. To systematize the implementation proposal for language and hearing care at the local level of the public health system in Piracicaba, developed from the Community Speech Pathology and Audiology Internship. 3. To systematize teaching/learning experiences developed along the course Community Speech Pathology and Audiology of the Speech Pathology and Audiology School at UNIMEP. Method. Using a qualitative approach, a case study was done by means of a document survey, with data collected from the reports written by the students during their internship at the Piracicabamirim Health Care Center - Piracicaba, SP - in 1997 and 1998, and complemented with a focal group. Results and discussion. The construction of the speech pathology and audiology practice in the city of Piracicaba, starting from actions developed during the internship in Community Speech and Language Pathology and Audiology, showed the importance of local level attention to health as the fulfillment of a gap in Health Promotion practices. Working near the users\' residences allowed the organization of the activities to be oriented by social determinants and the students could relate language disturbs and other problems presented by the users, overcoming the fragmented clinic view of the pathological subject. The students could also recognize the complexity of acting from problems of the population which are determined by territorial life conditions, so that they could articulate theory and practice in a concrete reality and be familiar with a place for action beyond the clinic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWestphal, Marcia FariaSilva, Reginalice Cera da2002-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-30092024-174659/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-30T20:55:03Zoai:teses.usp.br:tde-30092024-174659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-30T20:55:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba The elaboration of speech-language pathology and audiology practices at a local levei guided by promotion of health improvement in the city of Piracicaba |
title |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba |
spellingShingle |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba Silva, Reginalice Cera da Community Speech Pathology and Audiology Fonoaudiologia Comunitária Formação em Fonoaudiologia Health Promotion Language Linguagem Promoção da Saúde Public Health Saúde Pública Speech Pathology and Audiology Graduation |
title_short |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba |
title_full |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba |
title_fullStr |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba |
title_full_unstemmed |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba |
title_sort |
A construção da prática fonoaudiológica no nível local norteada pela promoção da saúde no município de Piracicaba |
author |
Silva, Reginalice Cera da |
author_facet |
Silva, Reginalice Cera da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Westphal, Marcia Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Reginalice Cera da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Community Speech Pathology and Audiology Fonoaudiologia Comunitária Formação em Fonoaudiologia Health Promotion Language Linguagem Promoção da Saúde Public Health Saúde Pública Speech Pathology and Audiology Graduation |
topic |
Community Speech Pathology and Audiology Fonoaudiologia Comunitária Formação em Fonoaudiologia Health Promotion Language Linguagem Promoção da Saúde Public Health Saúde Pública Speech Pathology and Audiology Graduation |
description |
Este trabalho discute a estruturação de ações fonoaudiológicas no sistema público de saúde do município de Piracicaba desenvolvidas por estudantes do Curso de Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba, na disciplina Estágio em Fonoaudiologia Comunitária. Essa disciplina tem buscado responder aos desafios da proposta formulada pelo SUS, estruturando suas intervenções no nível local de atenção à saúde, de forma a contemplar a resolutividade e a detecção precoce, norteadas pelos princípios da Promoção da Saúde. Tomando como referência as ações fonoaudiológicas desenvolvidas no município por estudantes dessa disciplina, pretende analisar os limites e possibilidades de tal intervenção na reorganização dos serviços e na construção de novas práticas em Fonoaudiologia. Objetivos. 1. Descrever e analisar as propostas de intervenção desenvolvidas pelas alunas do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP, evidenciando concepções e práticas do campo da Promoção da Saúde. 2. Sistematizar a proposta de implantação da atenção fonoaudiológica no nível local do Sistema Único de Saúde de Piracicaba, desenvolvida a partir do Estágio de Fonoaudiologia Comunitária. 3. Sistematizar as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas na Disciplina Fonoaudiologia Comunitária do Curso de Fonoaudiologia da UNIMEP. Método. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental, com dados coletados dos relatórios elaborados pelas alunas durante o estágio desenvolvido no Distrito de Saúde Piracicamirim - Piracicaba, SP, nos anos de 1997 e 1998 e complementado por resultados obtidos através da técnica de grupo focal. Resultados e Discussão. A construção da prática fonoaudiológica no município de Piracicaba, a partir de ações desenvolvidas no Estágio de Fonoaudiologia Comunitária, evidenciou a importância do nível local de atenção à saúde como espaço de práticas voltadas para a Promoção da Saúde. Atuar próximo da moradia dos usuários permitiu que a organização das atividades pudessem ser pautadas por determinantes sociais e que as alunas relacionassem as alterações de linguagem e outros problemas apresentados pelos usuários com esses determinantes, superando a visão clínica, fragmentada, do sujeito patológico. Permitiu ainda que as alunas pudessem reconhecer a complexidade de atuar a partir dos problemas da população determinados pelas condições de vida do território de modo a articular teoria e prática numa realidade concreta e ampliar o espaço de ação para além da clínica fonoaudiológica. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-30092024-174659/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-30092024-174659/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256544533544960 |