O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134157 |
Resumo: | Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos. |
id |
UFRGS-2_6914e8b482cfe9bd7948bb5c531924f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134157 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franceschi, LuzielliSoares, Débora da Silva2016-03-24T02:06:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/134157000984438Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos.application/pdfporGeometriaPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaO ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984438.pdf000984438.pdfTexto completoapplication/pdf713498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/1/000984438.pdf63e877c742519267ef2b452b51617e5cMD51TEXT000984438.pdf.txt000984438.pdf.txtExtracted Texttext/plain35401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/2/000984438.pdf.txtc616188f53936ddc434fe90805745296MD52THUMBNAIL000984438.pdf.jpg000984438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/3/000984438.pdf.jpg6a1b2b83d0146cbd828519c4a8017f02MD5310183/1341572018-10-29 08:05:18.521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
title |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
spellingShingle |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais Franceschi, Luzielli Geometria Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title_short |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
title_full |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
title_fullStr |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
title_sort |
O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais |
author |
Franceschi, Luzielli |
author_facet |
Franceschi, Luzielli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franceschi, Luzielli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
contributor_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
topic |
Geometria Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
description |
Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134157 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134157 |
identifier_str_mv |
000984438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/1/000984438.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/2/000984438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/3/000984438.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63e877c742519267ef2b452b51617e5c c616188f53936ddc434fe90805745296 6a1b2b83d0146cbd828519c4a8017f02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164807020544 |