O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franceschi, Luzielli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134157
Resumo: Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos.
id UFRGS-2_6914e8b482cfe9bd7948bb5c531924f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franceschi, LuzielliSoares, Débora da Silva2016-03-24T02:06:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/134157000984438Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos.application/pdfporGeometriaPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaO ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984438.pdf000984438.pdfTexto completoapplication/pdf713498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/1/000984438.pdf63e877c742519267ef2b452b51617e5cMD51TEXT000984438.pdf.txt000984438.pdf.txtExtracted Texttext/plain35401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/2/000984438.pdf.txtc616188f53936ddc434fe90805745296MD52THUMBNAIL000984438.pdf.jpg000984438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/3/000984438.pdf.jpg6a1b2b83d0146cbd828519c4a8017f02MD5310183/1341572018-10-29 08:05:18.521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
title O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
spellingShingle O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
Franceschi, Luzielli
Geometria
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title_short O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
title_full O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
title_fullStr O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
title_full_unstemmed O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
title_sort O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
author Franceschi, Luzielli
author_facet Franceschi, Luzielli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franceschi, Luzielli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
topic Geometria
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
description Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984438
url http://hdl.handle.net/10183/134157
identifier_str_mv 000984438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/1/000984438.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/2/000984438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134157/3/000984438.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63e877c742519267ef2b452b51617e5c
c616188f53936ddc434fe90805745296
6a1b2b83d0146cbd828519c4a8017f02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164807020544