Over again : as repetições nas canções de Tim Maia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179525 |
Resumo: | Tim Maia ficou conhecido por ser um cantor romântico, com músicas em novelas da Rede Globo e hits para se dançar no carnaval. Entretanto, ao analisar sua obra de maneira aprofundada, é possível perceber que ela é muito mais complexa, já que trata de temas como espiritualidade e negritude e é responsável por trazer a Soul Music para o Brasil. Além disso, outro ponto também chama atenção em suas músicas: a repetição. Durante o processo de criação, muitas vezes, Tim Maia aproveitava alguma base, ou melodia para criar uma canção nova, o que é algo singular na canção popular brasileira. Esse fato nunca foi mencionado em trabalhos acadêmicos, biografias ou sites e blogs de fãs; portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar como as repetições acontecem em três canções diferentes de sua obra que utilizam a mesma base: “Brother, Father, Sister and Mother” (1976), “Ninguém Gosta de se Sentir Só” (1982) e “Brother, Father, Sister and Mother” (1986). Cada uma dessas foi analisada conforme os debates que suscitam, como, por exemplo, a questão da identidade negra no Brasil, a relação de Tim Maia com a indústria cultural e o limite entre uma versão e uma canção nova. Por meio dessas análises, foi possível perceber que Tim Maia não entendia sua obra como terminada e a mantinha em constante revisão e atualização. |
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