Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31804 |
Resumo: | As redes sociais virtuais são grupos de pessoas e organizações integrados a partir das ferramentas da internet. Nesse ambiente, todos os indivíduos inseridos conquistaram a possibilidade de gerar conteúdo, opinar sobre qualquer assunto ou pessoa, e de se relacionar, podendo afirmar, aumentar ou até mesmo desgastar sua imagem. O presente trabalho analisa as características da comunicação de personalidades conhecidas, com poder de influência, que já utilizam outras mídias com o objetivo de verificar qual o nível de participação do Twitter no processo de acúmulo de capital social e sua relevância na manutenção da imagem e suas marcas. Para tanto, foram utilizadas como objeto de estudo as contas do Twitter de João Doria Jr., Eike Batista e Roberto Justus que utilizam essas redes para realização de estratégias de comunicação, a fim de verificar seu comportamento no site de redes sociais Twitter. A análise do gerenciamento do capital social e da imagem no ciberespaço foi realizada por meio da netnografia como metodologia de pesquisa. Constatamos que, apesar de uma ferramenta de muito potencial, o Twitter não desempenha papel relevante no acúmulo de capital social e manutenção da imagem. As interações off-line, e a utilização das mídias tradicionais contribuem mais e são utilizadas de forma mais inteligente para obtenção de resultados. Mesmo com a adesão da mídia virtual e as redes sociais on-line, as estratégias de comunicação ainda são pouco exploradas e não se mostram determinantes. |
id |
UFRGS-2_692c44841dbd183c6b25eb6541bc1a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31804 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Diego Augusto dosCarvalho, Helenice2011-09-16T09:00:29Z2011http://hdl.handle.net/10183/31804000785562As redes sociais virtuais são grupos de pessoas e organizações integrados a partir das ferramentas da internet. Nesse ambiente, todos os indivíduos inseridos conquistaram a possibilidade de gerar conteúdo, opinar sobre qualquer assunto ou pessoa, e de se relacionar, podendo afirmar, aumentar ou até mesmo desgastar sua imagem. O presente trabalho analisa as características da comunicação de personalidades conhecidas, com poder de influência, que já utilizam outras mídias com o objetivo de verificar qual o nível de participação do Twitter no processo de acúmulo de capital social e sua relevância na manutenção da imagem e suas marcas. Para tanto, foram utilizadas como objeto de estudo as contas do Twitter de João Doria Jr., Eike Batista e Roberto Justus que utilizam essas redes para realização de estratégias de comunicação, a fim de verificar seu comportamento no site de redes sociais Twitter. A análise do gerenciamento do capital social e da imagem no ciberespaço foi realizada por meio da netnografia como metodologia de pesquisa. Constatamos que, apesar de uma ferramenta de muito potencial, o Twitter não desempenha papel relevante no acúmulo de capital social e manutenção da imagem. As interações off-line, e a utilização das mídias tradicionais contribuem mais e são utilizadas de forma mais inteligente para obtenção de resultados. Mesmo com a adesão da mídia virtual e as redes sociais on-line, as estratégias de comunicação ainda são pouco exploradas e não se mostram determinantes.application/pdfporRedes sociaisCapital socialTwitter (Site)Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785562.pdf.txt000785562.pdf.txtExtracted Texttext/plain107952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31804/2/000785562.pdf.txte1f6104352f1221cb1ec101de3329ad7MD52ORIGINAL000785562.pdf000785562.pdfTexto completoapplication/pdf1184450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31804/1/000785562.pdf4cd800ad2a5f754d89847b483e2b369bMD51THUMBNAIL000785562.pdf.jpg000785562.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31804/3/000785562.pdf.jpga70093c0d48b86fb14280b95b65f0a00MD5310183/318042018-10-10 07:45:35.856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
title |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
spellingShingle |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários Santos, Diego Augusto dos Redes sociais Capital social Twitter (Site) |
title_short |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
title_full |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
title_fullStr |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
title_full_unstemmed |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
title_sort |
Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários |
author |
Santos, Diego Augusto dos |
author_facet |
Santos, Diego Augusto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diego Augusto dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Helenice |
contributor_str_mv |
Carvalho, Helenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Capital social Twitter (Site) |
topic |
Redes sociais Capital social Twitter (Site) |
description |
As redes sociais virtuais são grupos de pessoas e organizações integrados a partir das ferramentas da internet. Nesse ambiente, todos os indivíduos inseridos conquistaram a possibilidade de gerar conteúdo, opinar sobre qualquer assunto ou pessoa, e de se relacionar, podendo afirmar, aumentar ou até mesmo desgastar sua imagem. O presente trabalho analisa as características da comunicação de personalidades conhecidas, com poder de influência, que já utilizam outras mídias com o objetivo de verificar qual o nível de participação do Twitter no processo de acúmulo de capital social e sua relevância na manutenção da imagem e suas marcas. Para tanto, foram utilizadas como objeto de estudo as contas do Twitter de João Doria Jr., Eike Batista e Roberto Justus que utilizam essas redes para realização de estratégias de comunicação, a fim de verificar seu comportamento no site de redes sociais Twitter. A análise do gerenciamento do capital social e da imagem no ciberespaço foi realizada por meio da netnografia como metodologia de pesquisa. Constatamos que, apesar de uma ferramenta de muito potencial, o Twitter não desempenha papel relevante no acúmulo de capital social e manutenção da imagem. As interações off-line, e a utilização das mídias tradicionais contribuem mais e são utilizadas de forma mais inteligente para obtenção de resultados. Mesmo com a adesão da mídia virtual e as redes sociais on-line, as estratégias de comunicação ainda são pouco exploradas e não se mostram determinantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-16T09:00:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31804 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785562 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31804 |
identifier_str_mv |
000785562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31804/2/000785562.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31804/1/000785562.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31804/3/000785562.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1f6104352f1221cb1ec101de3329ad7 4cd800ad2a5f754d89847b483e2b369b a70093c0d48b86fb14280b95b65f0a00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413179281408 |