Atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cid Umpierres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/73032
Resumo: Este trabalho foi concebido com o intuito de identificar os atributos e motivações de compra de jogos eletrônicos no mercado adulto. Também foi objetivo deste trabalho, analisar a capacidade de investimento deste público envolvido. Para isto, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizando o método de entrevistas em profundidade com o objetivo de levantar informações relevantes para a composição de um questionário quantitativo aplicado em caráter descritivo, tornando assim possível a verificação dos dados coletados na etapa qualitativa. Posteriormente, foram realizadas análises dos dados coletados que identificaram os atributos e motivações considerados bem como a capacidade de investimento do público alvo desta pesquisa. Pode-se afirmar que os atributos considerados e igualmente importantes para a compra de jogos eletrônicos são a possibilidade de jogar online com outros jogadores onde quer que estejam e a possibilidade de realizar updates através do site do fabricante do jogo. Ainda pode-se inferir que as motivações de compra são baseadas nas necessidades de lazer que os seres humanos possuem. Por proporcionarem diversão, os jogos eletrônicos encaixamse nesse perfil. A respeito da capacidade de investimento, verifica-se que o consumidor está disposto a gastar entre 21 e 99 reais na compra de um jogo eletrônico. Sendo uma das características do mercado de jogos eletrônicos o grande número de variáveis envolvidas na compra, se valida o trabalho pela necessidade de direcionamento dos esforços de investimento e foco específico de produção e dimensionamento correto das variáveis definitivamente consideradas para a compra de jogos. Com isso pretende-se auxiliar a um incremento de vendas e minimização de desperdicíos orçamentários nas empresas do ramo.
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