Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184633 |
Resumo: | Calçadas são o principal meio pelo qual o pedestre se conecta com a cidade. A qualidade desse elemento urbano e a percepção dos usuários a respeito dele são fatores de extrema importância para tornar uma região atraente para o transporte ativo na modalidade a pé. Conceitos como caminhabilidade e ruas completas determinam medidas e soluções para tornar áreas da cidade mais sustentáveis quanto à mobilidade urbana. Os novos desenhos dos elementos viários estão valorizando cada vez mais o pedestre. Esta tendência global começa a trazer de volta o foco para o transporte ativo e diminui os valores carrocentristas utilizados no planejamento das grandes metrópoles no último século. A área da rua tende a ser distribuída mais igualmente entre veículos motorizados, pedestres e ciclistas, necessitando um planejamento eficiente das calçadas. O presente trabalho visa a definição de quais características das calçadas e de seu entorno são percebidas como mais impactantes de acordo com os usuários, realizando um estudo na cidade de Porto Alegre. Foi realizada uma revisão dos conceitos relacionados às calçadas, apresentando detalhes técnicos e discutindo benefícios de um ambiente confortável e seguro para o pedestre. Em seguida, utilizando a técnica de best-worst scaling foi elaborado o questionário de pesquisa para obtenção dos dados. Esse questionário considerou as 9 características de uma calçada que são detalhadas na primeira parte da revisão bibliográfica. Tais características são: Dimensionamento Adequado, Acessibilidade Universal, Conexões Seguras, Sinalização Informativa, Vegetação, Mobilíario Urbano, Segurança Permanente, Superfície Qualificada e Drenagem Eficiente. Através da análise dos resultados obtidos e da estimação de modelos de escolha discreta (logit multinomial), foram obtidos pesos diferentes, que permitiram categorizar hierarquicamente os elementos mais importantes dentro de um projeto de desenho viário no âmbito do pedestre. Os resultados obitidos revelam que a principal característica para uma calçada de qualidade de acordo com a percepção dos pedestres é Segurança Permanente, o que está de acordo com outros estudos semelhantes realizados em Porto Alegre, e a característica menos importante é Sinalização Informativa. Além disso, os resultados obtidos contribuem para avaliar as decisões a serem tomadas para tornar uma rua mais atrativa para a mobilidade a pé, relacionando tais características preferenciais para cada calçada com os diferentes padrões de usuários que respondem o questionário. Assim, em regiões que apresentam aspectos demográficos diferenciados podemos levantar hipóteses de diferentes características principais para uma maior qualidade das calçadas de acordo com os pedestres da região. O foco desse trabalho é na área metropolitana de Porto Alegre, porém a metodologia aplicada pode ser replicada em outras cidades. |
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