Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruno Braga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184633
Resumo: Calçadas são o principal meio pelo qual o pedestre se conecta com a cidade. A qualidade desse elemento urbano e a percepção dos usuários a respeito dele são fatores de extrema importância para tornar uma região atraente para o transporte ativo na modalidade a pé. Conceitos como caminhabilidade e ruas completas determinam medidas e soluções para tornar áreas da cidade mais sustentáveis quanto à mobilidade urbana. Os novos desenhos dos elementos viários estão valorizando cada vez mais o pedestre. Esta tendência global começa a trazer de volta o foco para o transporte ativo e diminui os valores carrocentristas utilizados no planejamento das grandes metrópoles no último século. A área da rua tende a ser distribuída mais igualmente entre veículos motorizados, pedestres e ciclistas, necessitando um planejamento eficiente das calçadas. O presente trabalho visa a definição de quais características das calçadas e de seu entorno são percebidas como mais impactantes de acordo com os usuários, realizando um estudo na cidade de Porto Alegre. Foi realizada uma revisão dos conceitos relacionados às calçadas, apresentando detalhes técnicos e discutindo benefícios de um ambiente confortável e seguro para o pedestre. Em seguida, utilizando a técnica de best-worst scaling foi elaborado o questionário de pesquisa para obtenção dos dados. Esse questionário considerou as 9 características de uma calçada que são detalhadas na primeira parte da revisão bibliográfica. Tais características são: Dimensionamento Adequado, Acessibilidade Universal, Conexões Seguras, Sinalização Informativa, Vegetação, Mobilíario Urbano, Segurança Permanente, Superfície Qualificada e Drenagem Eficiente. Através da análise dos resultados obtidos e da estimação de modelos de escolha discreta (logit multinomial), foram obtidos pesos diferentes, que permitiram categorizar hierarquicamente os elementos mais importantes dentro de um projeto de desenho viário no âmbito do pedestre. Os resultados obitidos revelam que a principal característica para uma calçada de qualidade de acordo com a percepção dos pedestres é Segurança Permanente, o que está de acordo com outros estudos semelhantes realizados em Porto Alegre, e a característica menos importante é Sinalização Informativa. Além disso, os resultados obtidos contribuem para avaliar as decisões a serem tomadas para tornar uma rua mais atrativa para a mobilidade a pé, relacionando tais características preferenciais para cada calçada com os diferentes padrões de usuários que respondem o questionário. Assim, em regiões que apresentam aspectos demográficos diferenciados podemos levantar hipóteses de diferentes características principais para uma maior qualidade das calçadas de acordo com os pedestres da região. O foco desse trabalho é na área metropolitana de Porto Alegre, porém a metodologia aplicada pode ser replicada em outras cidades.
id UFRGS-2_6952876ef81b83489bddeb06eabc3c43
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184633
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Bruno BragaLarrañaga Uriarte, Ana Margarita2018-11-14T02:41:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/184633001079219Calçadas são o principal meio pelo qual o pedestre se conecta com a cidade. A qualidade desse elemento urbano e a percepção dos usuários a respeito dele são fatores de extrema importância para tornar uma região atraente para o transporte ativo na modalidade a pé. Conceitos como caminhabilidade e ruas completas determinam medidas e soluções para tornar áreas da cidade mais sustentáveis quanto à mobilidade urbana. Os novos desenhos dos elementos viários estão valorizando cada vez mais o pedestre. Esta tendência global começa a trazer de volta o foco para o transporte ativo e diminui os valores carrocentristas utilizados no planejamento das grandes metrópoles no último século. A área da rua tende a ser distribuída mais igualmente entre veículos motorizados, pedestres e ciclistas, necessitando um planejamento eficiente das calçadas. O presente trabalho visa a definição de quais características das calçadas e de seu entorno são percebidas como mais impactantes de acordo com os usuários, realizando um estudo na cidade de Porto Alegre. Foi realizada uma revisão dos conceitos relacionados às calçadas, apresentando detalhes técnicos e discutindo benefícios de um ambiente confortável e seguro para o pedestre. Em seguida, utilizando a técnica de best-worst scaling foi elaborado o questionário de pesquisa para obtenção dos dados. Esse questionário considerou as 9 características de uma calçada que são detalhadas na primeira parte da revisão bibliográfica. Tais características são: Dimensionamento Adequado, Acessibilidade Universal, Conexões Seguras, Sinalização Informativa, Vegetação, Mobilíario Urbano, Segurança Permanente, Superfície Qualificada e Drenagem Eficiente. Através da análise dos resultados obtidos e da estimação de modelos de escolha discreta (logit multinomial), foram obtidos pesos diferentes, que permitiram categorizar hierarquicamente os elementos mais importantes dentro de um projeto de desenho viário no âmbito do pedestre. Os resultados obitidos revelam que a principal característica para uma calçada de qualidade de acordo com a percepção dos pedestres é Segurança Permanente, o que está de acordo com outros estudos semelhantes realizados em Porto Alegre, e a característica menos importante é Sinalização Informativa. Além disso, os resultados obtidos contribuem para avaliar as decisões a serem tomadas para tornar uma rua mais atrativa para a mobilidade a pé, relacionando tais características preferenciais para cada calçada com os diferentes padrões de usuários que respondem o questionário. Assim, em regiões que apresentam aspectos demográficos diferenciados podemos levantar hipóteses de diferentes características principais para uma maior qualidade das calçadas de acordo com os pedestres da região. O foco desse trabalho é na área metropolitana de Porto Alegre, porém a metodologia aplicada pode ser replicada em outras cidades.application/pdfporEngenharia civilHierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079219.pdf.txt001079219.pdf.txtExtracted Texttext/plain104980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184633/2/001079219.pdf.txt053903403feef124c87cf781960dcd8bMD52ORIGINAL001079219.pdfTexto completoapplication/pdf21631719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184633/1/001079219.pdf027e1e2f5c4d779d8211f3f4b898d6a4MD5110183/1846332018-11-23 02:44:34.465787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184633Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-11-23T04:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
title Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
spellingShingle Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
Batista, Bruno Braga
Engenharia civil
title_short Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
title_full Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
title_fullStr Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
title_full_unstemmed Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
title_sort Hierarquização das características das calçadas de acordo com a percepção dos usuários
author Batista, Bruno Braga
author_facet Batista, Bruno Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Bruno Braga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
contributor_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description Calçadas são o principal meio pelo qual o pedestre se conecta com a cidade. A qualidade desse elemento urbano e a percepção dos usuários a respeito dele são fatores de extrema importância para tornar uma região atraente para o transporte ativo na modalidade a pé. Conceitos como caminhabilidade e ruas completas determinam medidas e soluções para tornar áreas da cidade mais sustentáveis quanto à mobilidade urbana. Os novos desenhos dos elementos viários estão valorizando cada vez mais o pedestre. Esta tendência global começa a trazer de volta o foco para o transporte ativo e diminui os valores carrocentristas utilizados no planejamento das grandes metrópoles no último século. A área da rua tende a ser distribuída mais igualmente entre veículos motorizados, pedestres e ciclistas, necessitando um planejamento eficiente das calçadas. O presente trabalho visa a definição de quais características das calçadas e de seu entorno são percebidas como mais impactantes de acordo com os usuários, realizando um estudo na cidade de Porto Alegre. Foi realizada uma revisão dos conceitos relacionados às calçadas, apresentando detalhes técnicos e discutindo benefícios de um ambiente confortável e seguro para o pedestre. Em seguida, utilizando a técnica de best-worst scaling foi elaborado o questionário de pesquisa para obtenção dos dados. Esse questionário considerou as 9 características de uma calçada que são detalhadas na primeira parte da revisão bibliográfica. Tais características são: Dimensionamento Adequado, Acessibilidade Universal, Conexões Seguras, Sinalização Informativa, Vegetação, Mobilíario Urbano, Segurança Permanente, Superfície Qualificada e Drenagem Eficiente. Através da análise dos resultados obtidos e da estimação de modelos de escolha discreta (logit multinomial), foram obtidos pesos diferentes, que permitiram categorizar hierarquicamente os elementos mais importantes dentro de um projeto de desenho viário no âmbito do pedestre. Os resultados obitidos revelam que a principal característica para uma calçada de qualidade de acordo com a percepção dos pedestres é Segurança Permanente, o que está de acordo com outros estudos semelhantes realizados em Porto Alegre, e a característica menos importante é Sinalização Informativa. Além disso, os resultados obtidos contribuem para avaliar as decisões a serem tomadas para tornar uma rua mais atrativa para a mobilidade a pé, relacionando tais características preferenciais para cada calçada com os diferentes padrões de usuários que respondem o questionário. Assim, em regiões que apresentam aspectos demográficos diferenciados podemos levantar hipóteses de diferentes características principais para uma maior qualidade das calçadas de acordo com os pedestres da região. O foco desse trabalho é na área metropolitana de Porto Alegre, porém a metodologia aplicada pode ser replicada em outras cidades.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:41:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184633
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079219
url http://hdl.handle.net/10183/184633
identifier_str_mv 001079219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184633/2/001079219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184633/1/001079219.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 053903403feef124c87cf781960dcd8b
027e1e2f5c4d779d8211f3f4b898d6a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724654256652288