Formas de ver e inventar o mundo : O cinema como experiência estética de identificação e estranhamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114815 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades de abordagens na intersecção entre cinema e educação no contexto de sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu tendo como substrato a experiência didática em estágio curricular, com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona central da cidade de Porto Alegre, para a construção teórica referente ao cinema e à educação. Trabalha com os conceitos de experiência estética, identificação e estranhamento como possibilidades de aproximação do cinema enquanto objeto de estudo na educação formal. |
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Costa, Juliana VieiraSantos, Alexandre Ricardo dos2015-04-03T01:58:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/114815000952510Este trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades de abordagens na intersecção entre cinema e educação no contexto de sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu tendo como substrato a experiência didática em estágio curricular, com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona central da cidade de Porto Alegre, para a construção teórica referente ao cinema e à educação. Trabalha com os conceitos de experiência estética, identificação e estranhamento como possibilidades de aproximação do cinema enquanto objeto de estudo na educação formal.This research proposes a reflection on the possible approaches to the intersection between cinema and education in the classroom context of primary education. The study was developed as substrate of the experience of teaching in internship the theoretical construction related to cinema and education for the final years classes of an elementary public school in the central area of Porto Alegre. This research works with the concepts of aesthetic experience, identification and estrangement as possibilities to approach cinema as an object of study in formal education.application/pdfporCinema : EducaçãoExperiencia esteticaTeoria da percepçãoEducação formalFormas de ver e inventar o mundo : O cinema como experiência estética de identificação e estranhamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952510.pdf000952510.pdfTexto completoapplication/pdf2945494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114815/1/000952510.pdf04001ddafaa609e3e6f420fb4c4a5024MD51TEXT000952510.pdf.txt000952510.pdf.txtExtracted Texttext/plain124195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114815/2/000952510.pdf.txt2ec0a65f9463a70c80fc28263a15e405MD52THUMBNAIL000952510.pdf.jpg000952510.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114815/3/000952510.pdf.jpgdb02e07c290e3d2580e4d713e7c37b9dMD5310183/1148152018-10-19 10:13:13.032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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