Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Sheila Hahn
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142881
Resumo: Este artigo tem como foco a pesquisa sobre o curso Licenciatura em Pedagogia a Distância PEAD - Curso a distância que oportunizou aprendizagens significativas entre a teoria e prática para os alunos do Pólo de Sapiranga? Os instrumentos de pesquisa qualitativa foram as quatro alunas e um aluno do referido pólo que responderam um questionário enviado por email. Os dados foram analisados partindo das respostas do questionário; dos relatos; reflexões, atividades postadas, argumentadas e evidenciadas nos portfólios de aprendizagens. Um dos aspectos mais saliente deste artigo é compartilhar as aprendizagens entre teoria e prática que contribuíram para as mudanças na prática pedagógica, construídas através de pressupostos básicos de uma formação continuada com qualidade como autonomia, cooperação e preparação para a reflexão teórica assim como para recriar a prática escolar.
id UFRGS-2_69b2fccffd23e7f7ed6524d2ad1bbcf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142881
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camara, Sheila HahnPorto, Leonardo2016-06-21T02:10:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/142881000993212Este artigo tem como foco a pesquisa sobre o curso Licenciatura em Pedagogia a Distância PEAD - Curso a distância que oportunizou aprendizagens significativas entre a teoria e prática para os alunos do Pólo de Sapiranga? Os instrumentos de pesquisa qualitativa foram as quatro alunas e um aluno do referido pólo que responderam um questionário enviado por email. Os dados foram analisados partindo das respostas do questionário; dos relatos; reflexões, atividades postadas, argumentadas e evidenciadas nos portfólios de aprendizagens. Um dos aspectos mais saliente deste artigo é compartilhar as aprendizagens entre teoria e prática que contribuíram para as mudanças na prática pedagógica, construídas através de pressupostos básicos de uma formação continuada com qualidade como autonomia, cooperação e preparação para a reflexão teórica assim como para recriar a prática escolar.This article focuses on research on the course in Education Degree Distance HDPE - Jogging the distance that nurture meaningful learning between theory and practice for students of Pole Sapiranga? The qualitative research instruments were the four students and a student of that pole to complete a questionnaire sent by email. The data were analyzed starting from the questionnaire answers, the reports, reflections, activities posted, arguments and evidence in the portfolios of learning. One of the most prominent of this article is to share the learning between theory and practice that contributed to the changes in pedagogical practice, built by the basic assumptions of continuing education with quality and autonomy, cooperation and preparation for theoretical as well as to recreate the school practice.application/pdfporAprendizagem significativaLicenciaturaAlunoPrática pedagógicaMeaningful learningTheory and practicePeadAprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993212.pdf000993212.pdfTexto completoapplication/pdf323573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/1/000993212.pdf849e29f9235deb76cf583a64833fd519MD51TEXT000993212.pdf.txt000993212.pdf.txtExtracted Texttext/plain49347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/2/000993212.pdf.txt8cfbfa210d5f55ed83a6f95ab4b4873cMD52THUMBNAIL000993212.pdf.jpg000993212.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/3/000993212.pdf.jpgab8debfacfb07d611c59516467b21290MD5310183/1428812018-10-26 10:01:24.018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
title Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
spellingShingle Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
Camara, Sheila Hahn
Aprendizagem significativa
Licenciatura
Aluno
Prática pedagógica
Meaningful learning
Theory and practice
Pead
title_short Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
title_full Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
title_fullStr Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
title_full_unstemmed Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
title_sort Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
author Camara, Sheila Hahn
author_facet Camara, Sheila Hahn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Sheila Hahn
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo
contributor_str_mv Porto, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Licenciatura
Aluno
Prática pedagógica
topic Aprendizagem significativa
Licenciatura
Aluno
Prática pedagógica
Meaningful learning
Theory and practice
Pead
dc.subject.eng.fl_str_mv Meaningful learning
Theory and practice
Pead
description Este artigo tem como foco a pesquisa sobre o curso Licenciatura em Pedagogia a Distância PEAD - Curso a distância que oportunizou aprendizagens significativas entre a teoria e prática para os alunos do Pólo de Sapiranga? Os instrumentos de pesquisa qualitativa foram as quatro alunas e um aluno do referido pólo que responderam um questionário enviado por email. Os dados foram analisados partindo das respostas do questionário; dos relatos; reflexões, atividades postadas, argumentadas e evidenciadas nos portfólios de aprendizagens. Um dos aspectos mais saliente deste artigo é compartilhar as aprendizagens entre teoria e prática que contribuíram para as mudanças na prática pedagógica, construídas através de pressupostos básicos de uma formação continuada com qualidade como autonomia, cooperação e preparação para a reflexão teórica assim como para recriar a prática escolar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142881
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993212
url http://hdl.handle.net/10183/142881
identifier_str_mv 000993212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/1/000993212.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/2/000993212.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/3/000993212.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 849e29f9235deb76cf583a64833fd519
8cfbfa210d5f55ed83a6f95ab4b4873c
ab8debfacfb07d611c59516467b21290
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511368986624