Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142881 |
Resumo: | Este artigo tem como foco a pesquisa sobre o curso Licenciatura em Pedagogia a Distância PEAD - Curso a distância que oportunizou aprendizagens significativas entre a teoria e prática para os alunos do Pólo de Sapiranga? Os instrumentos de pesquisa qualitativa foram as quatro alunas e um aluno do referido pólo que responderam um questionário enviado por email. Os dados foram analisados partindo das respostas do questionário; dos relatos; reflexões, atividades postadas, argumentadas e evidenciadas nos portfólios de aprendizagens. Um dos aspectos mais saliente deste artigo é compartilhar as aprendizagens entre teoria e prática que contribuíram para as mudanças na prática pedagógica, construídas através de pressupostos básicos de uma formação continuada com qualidade como autonomia, cooperação e preparação para a reflexão teórica assim como para recriar a prática escolar. |
id |
UFRGS-2_69b2fccffd23e7f7ed6524d2ad1bbcf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142881 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camara, Sheila HahnPorto, Leonardo2016-06-21T02:10:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/142881000993212Este artigo tem como foco a pesquisa sobre o curso Licenciatura em Pedagogia a Distância PEAD - Curso a distância que oportunizou aprendizagens significativas entre a teoria e prática para os alunos do Pólo de Sapiranga? Os instrumentos de pesquisa qualitativa foram as quatro alunas e um aluno do referido pólo que responderam um questionário enviado por email. Os dados foram analisados partindo das respostas do questionário; dos relatos; reflexões, atividades postadas, argumentadas e evidenciadas nos portfólios de aprendizagens. Um dos aspectos mais saliente deste artigo é compartilhar as aprendizagens entre teoria e prática que contribuíram para as mudanças na prática pedagógica, construídas através de pressupostos básicos de uma formação continuada com qualidade como autonomia, cooperação e preparação para a reflexão teórica assim como para recriar a prática escolar.This article focuses on research on the course in Education Degree Distance HDPE - Jogging the distance that nurture meaningful learning between theory and practice for students of Pole Sapiranga? The qualitative research instruments were the four students and a student of that pole to complete a questionnaire sent by email. The data were analyzed starting from the questionnaire answers, the reports, reflections, activities posted, arguments and evidence in the portfolios of learning. One of the most prominent of this article is to share the learning between theory and practice that contributed to the changes in pedagogical practice, built by the basic assumptions of continuing education with quality and autonomy, cooperation and preparation for theoretical as well as to recreate the school practice.application/pdfporAprendizagem significativaLicenciaturaAlunoPrática pedagógicaMeaningful learningTheory and practicePeadAprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993212.pdf000993212.pdfTexto completoapplication/pdf323573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/1/000993212.pdf849e29f9235deb76cf583a64833fd519MD51TEXT000993212.pdf.txt000993212.pdf.txtExtracted Texttext/plain49347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/2/000993212.pdf.txt8cfbfa210d5f55ed83a6f95ab4b4873cMD52THUMBNAIL000993212.pdf.jpg000993212.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/3/000993212.pdf.jpgab8debfacfb07d611c59516467b21290MD5310183/1428812018-10-26 10:01:24.018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142881Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
title |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
spellingShingle |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes Camara, Sheila Hahn Aprendizagem significativa Licenciatura Aluno Prática pedagógica Meaningful learning Theory and practice Pead |
title_short |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
title_full |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
title_fullStr |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
title_sort |
Aprendizagens significativas e desdobramentos nas práticas docentes |
author |
Camara, Sheila Hahn |
author_facet |
Camara, Sheila Hahn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camara, Sheila Hahn |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Licenciatura Aluno Prática pedagógica |
topic |
Aprendizagem significativa Licenciatura Aluno Prática pedagógica Meaningful learning Theory and practice Pead |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Meaningful learning Theory and practice Pead |
description |
Este artigo tem como foco a pesquisa sobre o curso Licenciatura em Pedagogia a Distância PEAD - Curso a distância que oportunizou aprendizagens significativas entre a teoria e prática para os alunos do Pólo de Sapiranga? Os instrumentos de pesquisa qualitativa foram as quatro alunas e um aluno do referido pólo que responderam um questionário enviado por email. Os dados foram analisados partindo das respostas do questionário; dos relatos; reflexões, atividades postadas, argumentadas e evidenciadas nos portfólios de aprendizagens. Um dos aspectos mais saliente deste artigo é compartilhar as aprendizagens entre teoria e prática que contribuíram para as mudanças na prática pedagógica, construídas através de pressupostos básicos de uma formação continuada com qualidade como autonomia, cooperação e preparação para a reflexão teórica assim como para recriar a prática escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142881 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993212 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142881 |
identifier_str_mv |
000993212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/1/000993212.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/2/000993212.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142881/3/000993212.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
849e29f9235deb76cf583a64833fd519 8cfbfa210d5f55ed83a6f95ab4b4873c ab8debfacfb07d611c59516467b21290 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447176455651328 |