O impacto das mídias digitais como agentes de socialização dos estudantes de escolas públicas em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González, Rodrigo Stumpf
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chiodi, Alexsander Dugno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259905
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a relação entre o processo de so­cialização política dos jovens por mídias digitais e a construção de valores políticos. Fundamentado nos conceitos de cultura política, socialização política e na teoria dasmídias digitais, considera-se como hipótese que jovens socializados de forma digital são menos apáticos, mais interessados e participativos na política em comparação àque­les socializados por agentes tradicionais de socialização política. Para isso, os níveisde valores políticos entre jovens socializados por agentes tradicionais são comparadosàqueles socializados por agentes digitais, fazendo uso da metodologia quantitativa tiposurvey, a partir de dados da pesquisa “Democracia, valores políticos e capital social: um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil”, aplicadacom jovens de 15 a 24 anos de Porto Alegre, em 2015 e 2019. Com base nos dados analisados, os resultados demonstram que os jovens socializados digitalmente aparentam ser mais interessados por política, percebem sua eficácia política e conversam maissobre o assunto com outras pessoas, especialmente com outros jovens. Em contrapartida, esse grupo é menos participativo politicamente. O impacto das mídias digitaiscomo agentes de socialização política parece ser limitado pela reprodução intergeracional do padrão de valores pré-existentes, associados a uma democracia inercial, que atravancam a consolidação de uma democracia participativa no país.
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