O impacto das mídias digitais como agentes de socialização dos estudantes de escolas públicas em Porto Alegre
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259905 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender a relação entre o processo de socialização política dos jovens por mídias digitais e a construção de valores políticos. Fundamentado nos conceitos de cultura política, socialização política e na teoria dasmídias digitais, considera-se como hipótese que jovens socializados de forma digital são menos apáticos, mais interessados e participativos na política em comparação àqueles socializados por agentes tradicionais de socialização política. Para isso, os níveisde valores políticos entre jovens socializados por agentes tradicionais são comparadosàqueles socializados por agentes digitais, fazendo uso da metodologia quantitativa tiposurvey, a partir de dados da pesquisa “Democracia, valores políticos e capital social: um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil”, aplicadacom jovens de 15 a 24 anos de Porto Alegre, em 2015 e 2019. Com base nos dados analisados, os resultados demonstram que os jovens socializados digitalmente aparentam ser mais interessados por política, percebem sua eficácia política e conversam maissobre o assunto com outras pessoas, especialmente com outros jovens. Em contrapartida, esse grupo é menos participativo politicamente. O impacto das mídias digitaiscomo agentes de socialização política parece ser limitado pela reprodução intergeracional do padrão de valores pré-existentes, associados a uma democracia inercial, que atravancam a consolidação de uma democracia participativa no país. |
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González, Rodrigo StumpfChiodi, Alexsander Dugno2023-07-04T03:50:45Z20212317-3254http://hdl.handle.net/10183/259905001169157O objetivo deste artigo é compreender a relação entre o processo de socialização política dos jovens por mídias digitais e a construção de valores políticos. Fundamentado nos conceitos de cultura política, socialização política e na teoria dasmídias digitais, considera-se como hipótese que jovens socializados de forma digital são menos apáticos, mais interessados e participativos na política em comparação àqueles socializados por agentes tradicionais de socialização política. Para isso, os níveisde valores políticos entre jovens socializados por agentes tradicionais são comparadosàqueles socializados por agentes digitais, fazendo uso da metodologia quantitativa tiposurvey, a partir de dados da pesquisa “Democracia, valores políticos e capital social: um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil”, aplicadacom jovens de 15 a 24 anos de Porto Alegre, em 2015 e 2019. Com base nos dados analisados, os resultados demonstram que os jovens socializados digitalmente aparentam ser mais interessados por política, percebem sua eficácia política e conversam maissobre o assunto com outras pessoas, especialmente com outros jovens. Em contrapartida, esse grupo é menos participativo politicamente. O impacto das mídias digitaiscomo agentes de socialização política parece ser limitado pela reprodução intergeracional do padrão de valores pré-existentes, associados a uma democracia inercial, que atravancam a consolidação de uma democracia participativa no país.The main goal of this article is to comprehend the relationship between thepolitical socialization process of young people through digital media and the constructionof political values. Based on the concepts of political culture, political socialization anddigital media theory, it is considered that young people socialized digitally are less apathetic, more interested and participatory in Politics in comparison to those socialized bytraditional agents of political socialization. For that, the levels of political values amongyoung people socialized by traditional agents are compared with those of young people socialized by digital agents, using a quantitative survey-type as methodology, using the data from the research “Democracia, valores políticos e capital social: um estudo comparativo desocialização política dos jovens no Sul do Brasil”, conducted with young people from 15 to24 years old from Porto Alegre, in 2015 and 2019. Based on the data analyzed, the resultsshow that digitally socialized young people seem to be more interested in politics, realize itspolitical effectiveness and talk more about that matter with other people, especially withother young people.In contrast, this group is less politically participatory. The impact of digital media asagents of political socialization seems to be narrowed by the intergenerational reproductionof the pattern of pre-existing values, associated with an inert democracy, which hinder theconsolidation of a participatory democracy in the country.application/pdfporConexão política. Teresina, PI. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 160-[188]Mídia digitalSocializaçãoEscolas públicasPolíticaPorto Alegre (RS) : Aspectos sociaisPolitical socializationPolitical cultureDigital mediaO impacto das mídias digitais como agentes de socialização dos estudantes de escolas públicas em Porto AlegreThe impact of digital media as agents of socialization of public school students in Porto Alegre city info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169157.pdf.txt001169157.pdf.txtExtracted Texttext/plain74774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259905/2/001169157.pdf.txte4bf1c8fa05a225e2c2d13ebcecce87bMD52ORIGINAL001169157.pdfTexto completoapplication/pdf268223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259905/1/001169157.pdfa4c760e33c4a45d843c906349e26a62bMD5110183/2599052023-07-05 03:48:49.162226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:48:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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