Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196761 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas. |
id |
UFRGS-2_69c5d868a44f3356e89fac05a9b5c02d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196761 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Luis Felipe Machado doCzykiel, RenataFigueiró, Paola Schmitt2019-07-10T02:35:04Z20132358-0917http://hdl.handle.net/10183/196761000900444A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas.Distance Education (DE), a mode of education in which the learning process occurs without a physical presence and through information and communication technology, is the fastest growing of its type, in Brazil. In order to verify the influence of DE on learning, an experiment was conducted with two classes of undergraduate business students at the Federal University of Rio Grande do Sul: one classroom based, and the other only using distance learning. The performances in individual and group tasks, a test and class participation showed that the two groups achieved similar results, albeit with the DE students demonstrating better performance for the majority of the indicators. Thus, despite the general public’s, students’ and teachers’ low opinion of and prejudice regarding distance learning, it exists as an option for obtaining the desired result. Based on the students’ opinions and what was seen over the classes, it was found that success in teaching-learning when using DE depends on the suitable exploration and use of the virtual resources and tools available, as well as on the incentives to participate and the continuous refinement of the techniques and methodologies employed.application/pdfporAdministração: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 311-341Ensino e aprendizagemEducação a distância (EaD)AdministrationEducationClassroom EducationDistance EducationPresencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000900444.pdf.txt000900444.pdf.txtExtracted Texttext/plain65057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/2/000900444.pdf.txt7c3f75752116dc7ad79a2e833cad55beMD52ORIGINAL000900444.pdfTexto completoapplication/pdf1591321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/1/000900444.pdf267d7bc9afb36b90285695a28406fa8dMD5110183/1967612019-07-11 02:35:29.076218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-11T05:35:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
title |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
spellingShingle |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? Nascimento, Luis Felipe Machado do Ensino e aprendizagem Educação a distância (EaD) Administration Education Classroom Education Distance Education |
title_short |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
title_full |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
title_fullStr |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
title_sort |
Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? |
author |
Nascimento, Luis Felipe Machado do |
author_facet |
Nascimento, Luis Felipe Machado do Czykiel, Renata Figueiró, Paola Schmitt |
author_role |
author |
author2 |
Czykiel, Renata Figueiró, Paola Schmitt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Luis Felipe Machado do Czykiel, Renata Figueiró, Paola Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Educação a distância (EaD) |
topic |
Ensino e aprendizagem Educação a distância (EaD) Administration Education Classroom Education Distance Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Administration Education Classroom Education Distance Education |
description |
A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-10T02:35:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196761 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-0917 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000900444 |
identifier_str_mv |
2358-0917 000900444 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Administração: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 311-341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/2/000900444.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/1/000900444.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c3f75752116dc7ad79a2e833cad55be 267d7bc9afb36b90285695a28406fa8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224970787880960 |