Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Czykiel, Renata, Figueiró, Paola Schmitt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196761
Resumo: A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas.
id UFRGS-2_69c5d868a44f3356e89fac05a9b5c02d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196761
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Luis Felipe Machado doCzykiel, RenataFigueiró, Paola Schmitt2019-07-10T02:35:04Z20132358-0917http://hdl.handle.net/10183/196761000900444A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas.Distance Education (DE), a mode of education in which the learning process occurs without a physical presence and through information and communication technology, is the fastest growing of its type, in Brazil. In order to verify the influence of DE on learning, an experiment was conducted with two classes of undergraduate business students at the Federal University of Rio Grande do Sul: one classroom based, and the other only using distance learning. The performances in individual and group tasks, a test and class participation showed that the two groups achieved similar results, albeit with the DE students demonstrating better performance for the majority of the indicators. Thus, despite the general public’s, students’ and teachers’ low opinion of and prejudice regarding distance learning, it exists as an option for obtaining the desired result. Based on the students’ opinions and what was seen over the classes, it was found that success in teaching-learning when using DE depends on the suitable exploration and use of the virtual resources and tools available, as well as on the incentives to participate and the continuous refinement of the techniques and methodologies employed.application/pdfporAdministração: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 311-341Ensino e aprendizagemEducação a distância (EaD)AdministrationEducationClassroom EducationDistance EducationPresencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000900444.pdf.txt000900444.pdf.txtExtracted Texttext/plain65057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/2/000900444.pdf.txt7c3f75752116dc7ad79a2e833cad55beMD52ORIGINAL000900444.pdfTexto completoapplication/pdf1591321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/1/000900444.pdf267d7bc9afb36b90285695a28406fa8dMD5110183/1967612019-07-11 02:35:29.076218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-11T05:35:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
title Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
spellingShingle Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
Nascimento, Luis Felipe Machado do
Ensino e aprendizagem
Educação a distância (EaD)
Administration
Education
Classroom Education
Distance Education
title_short Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
title_full Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
title_fullStr Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
title_full_unstemmed Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
title_sort Presencial ou a distância : a modalidade de ensino influencia na aprendizagem?
author Nascimento, Luis Felipe Machado do
author_facet Nascimento, Luis Felipe Machado do
Czykiel, Renata
Figueiró, Paola Schmitt
author_role author
author2 Czykiel, Renata
Figueiró, Paola Schmitt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
Czykiel, Renata
Figueiró, Paola Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Educação a distância (EaD)
topic Ensino e aprendizagem
Educação a distância (EaD)
Administration
Education
Classroom Education
Distance Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Administration
Education
Classroom Education
Distance Education
description A Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino em que o processo de aprendizagem ocorre sem a presença física e por meio de tecnologias da informação e comunicação, é a que mais cresce no Brasil. Com o objetivo de verificar a influência da EaD na aprendizagem dos alunos, foi realizado um experimento com duas turmas de uma disciplina do curso presencial de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma turma presencial e outra totalmente a distância. Por meio do desempenho em tarefas individuais e em grupos, prova e participação em aula, foi verificado que as duas turmas obtiveram resultados semelhantes, sendo que, na maioria dos itens avaliados, os alunos da turma a distância apresentaram melhor desempenho. Então, apesar do preconceito e da baixa valorização que ainda existem em relação à EaD pelo público em geral, alunos e professores, ela pode representar uma opção de ensino que traz os resultados desejados. Constatou-se, por meio das opiniões dos alunos e ao longo do andamento das aulas, que o sucesso no ensino-aprendizagem ao utilizar a EaD depende da exploração e do apropriado uso dos recursos virtuais e das ferramentas disponíveis, assim como do incentivo à participação e da contínua busca por aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-10T02:35:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196761
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-0917
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900444
identifier_str_mv 2358-0917
000900444
url http://hdl.handle.net/10183/196761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Administração: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 311-341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/2/000900444.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196761/1/000900444.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c3f75752116dc7ad79a2e833cad55be
267d7bc9afb36b90285695a28406fa8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447690613358592