O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruszkowski, Júlia Zenker
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200313
Resumo: A presente pesquisa parte do questionamento de como o entretenimento se apropria de artistas musicais falecidos para o lançamento e geração de produtos midiáticos póstumos. Através da perspectiva de Debord (1997) perante a sociedade do espetáculo, se utiliza de conceitos de marketing e da cultura da convergência estabelecidos por Kotler (2017) e Jenkins (2009) respectivamente para compreensão do contexto a ser analisado. Para entender a construção de um ídolo e as relações entre a morte de uma celebridade e espetáculo midiático, as abordagens teóricas de Morin (2011), Lipovetsky (2011) entre outros tornam-se fundamentais. Também apresenta um debate sobre a mídia e das novas plataformas digitais, dado os avanços tecnológicos. Cabe destaque também para Thompson (2018), que permeia todas as discussões aqui levantadas. Além do levantamento teórico como método de pesquisa, faz uso da análise documental para relacionar estratégias de comunicação e marketing, bem como padrões de consumo que explicam o fenômeno Freddie Mercury a partir da cinebiografia Bohemian Rhapsody lançada em 2018. Por fim identifica-se algumas similaridades entre lançamentos de produtos póstumos na esfera do entretenimento e compreende que há uma lógica de glorificação do passado e ressignificação de astros falecidos como novos objetos de consumo por parte do mercado.
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